Professor on-line: saiba como se dar bem dando aulas EAD

Marcos Paulo Barbosa
Professor on-line: saiba como se dar bem dando aulas EAD

Você já ouviu falar em “professor on-line”? Com as mudanças acontecendo no Brasil e no mundo, o ensino a distância vem crescendo em grande potencial durante todos esses anos e a demanda por profissionais capacitados para esse trabalho também.

Mas como uma profissão considerada tão tradicional, como a de ser professor, pode se adaptar a um mundo cada vez mais tecnológico e digital?

É o que você irá aprender no artigo de hoje. Acompanhe!

Como ser um professor on-line de sucesso no EAD?

Segundo uma pesquisa da Think with Google, 9 a cada 10 usuários acessam o YouTube para estudar ou aprender alguma coisa nova, e não é à toa que também outras plataformas EAD de conteúdo sob demanda têm feito tanto sucesso.

Se você é especialista em algum conteúdo específico, tem a oportunidade de usar seus conhecimentos com aulas on-line!

Não basta dominar o conteúdo e saber fazer um vídeo atrativo: quando falamos de educação, é preciso conhecer e dominar outros fatores que serão um diferencial para que suas aulas sejam eficientes e bem-sucedidas.

Separamos 5 fatores de extrema importância para que um professor on-line tenha sucesso em suas aulas. confira:

Entenda a diferença do contexto educacional

Ter uma boa didática na transmissão do conteúdo é fundamental em qualquer contexto educacional.

Porém, devemos considerar que as aulas serão realizadas de maneira remota e que as interações podem ser menores e menos frequentes.

Enquanto em uma sala de aula você fala diretamente com os alunos e tem mais liberdade para lidar com as perdas de foco da turma e outras questões, em um curso ou aula virtual você precisa considerar que o estudante estará inserido em diferentes contextos.

Sendo assim, é preciso adaptar a sua linguagem e a sua dinâmica de ensino para essa nova realidade. Algumas das dicas para isso são:

  • Tente falar de maneira descontraída, leve e natural;
  • Evite ler e/ou apresentar slides com muito conteúdo;
  • Deixe os pontos principais da aula em claro logo no começo;
  • Utilize recursos dinâmicos para engajar os alunos.

Tudo isso será um diferencial para que as pessoas permaneçam interessadas em seu material e continuem consumindo aquilo que você produz ou que fará ao vivo.

Conheça as necessidades dos seus alunos

No modelo presencial, um bom professor é capaz de prestar atenção nos comportamentos de seus alunos, para entender se eles enfrentam alguma dificuldade.

Sendo assim, essa mesma habilidade pode e deve ser usada em um curso a distância!

É preciso estar atento a maneira como os alunos estão lidando com as aulas, pois nem sempre um aluno será capaz de explicar com exatidão quais são as suas dificuldades.

Apenas assim você conseguirá entender as necessidades dos seus alunos e apoiá-los em todo momento.

Revise o seu método de ensino

Essa é uma dica para o profissional que você quer se tornar!

Realize a tarefa de se auto analisar, revisar as suas metodologias e buscar ser um profissional cada vez melhor.

Pense na maneira como você leciona e tente entender se o seu método consegue atingir os objetivos que você propõe.

Além disso, é preciso ser aberto a receber feedbacks, positivos ou não, dos seus alunos para que você se aperfeiçoe com o tempo. Afinal, mais do que ninguém, um professor deve entender que o aprendizado é constante, nunca termina.

Planeje suas aulas normalmente

Com uma boa organização do curso e bons planos de aula, você consegue fazer com que os seus ensinamentos sejam mais coerentes, completos e que sejam melhor absorvidos pelo público.

Fazer um plano de aula é tarefa que todo professor deve executar antes de todas as aulas, afinal, é esse documento que irá te guiar durante o processo de elaboração das aulas, durante a lição e até mesmo após, para mensurar se os objetivos estabelecidos foram alcançados.

Mesmo on-line, antes de cada aula, pense em tudo que você gostaria de abordar no curso e qual seria a melhor forma de dividir e repassar aquilo tudo.

Esteja aberto para dialogar com seus alunos e incentive interações

Além de gerar uma boa relação com os seus alunos, estar aberto a ouvi-los e conversar com eles pode trazer diversas outras vantagens.

Sabemos que a interação no mundo on-line pode ser menor do que no presencial, porém, não é possível obrigar ninguém a falar se este não for o interesse genuíno da pessoa, por isso o seu papel é apenas o de deixar claro que você está disponível para os alunos.

Também é possível trazer um pouco dessa interatividade para o virtual e isso vai ser essencial para seu sucesso como professor online. Em suas aulas ou cursos, tente sempre incentivar as trocas e o contato entre as pessoas e aposte em ferramentas e técnicas que possibilitem isso.

Um exemplo prático é a criação de um canal direto de comunicação para que possam enviar suas dúvidas e sugestões, além da possibilidade de realizar atividades em grupos ou equipes.

Assim você deixa as suas aulas muito mais dinâmicas e a audiência muito mais engajada e interessada em seu conteúdo.

Pronto para ser um professor on-line de sucesso?

Como você viu, ser um professor on-line requer dinamismo e atenção, assim como em uma aula presencial.

Algumas vantagens desse profissional também podem ser observadas, como:

  • Flexibilidade: o professor online possui flexibilidade em dois grandes aspectos: flexibilidade de horários e flexibilidade de local. Isso acontece porque o profissional que ministra aulas virtuais pode trabalhar de onde quiser e durante o horário que preferir;
  • Lucros escaláveis: essa escalabilidade acontece uma vez que por serem aulas distribuídas virtualmente é possível que mais pessoas tenham acesso, dando volume, e em uma velocidade mais rápida de contratação, aumentando a rapidez;
  • Oportunidade de falar de um assunto que você domina: além disso, é possível transmitir conteúdo, fazendo com que mais pessoas aprendam e se tornem informadas sobre determinado assunto.

Já imaginou que o conhecimento que você tem aí, guardadinho dentro de você, pode ser útil para uma outra pessoa?

Aproveite as dicas para ser um bom professor on-line e ter muito sucesso!