O ambiente de trabalho é um local no qual a nossa saúde física e emocional é igualmente importante, independentemente da atividade exercida. Nesse sentido, a gestão de emoções no trabalho pode ser um fator decisivo não só na qualidade do trabalho como na saúde individual dos colaboradores.
No entanto, a gestão de emoções é um processo que parte do indivíduo para o todo, mas que também faz o movimento contrário, influenciado por diversos fatores internos e externos. Por isso, no artigo a seguir vamos explicar um pouco mais sobre a gestão de emoções além do papel dos indivíduos e das empresas nesse processo.
Continue a leitura para saber mais!
Questões emocionais e o trabalho
Quando falamos em gestão de emoções no trabalho é comum pensar apenas no cotidiano corporativo ou apenas no período no qual é realizado o trabalho. No entanto, esse é um fator que vai além da rotina dentro de uma empresa, e que depende de diversos elementos externos à empresa.
Por mais que vida pessoal e profissional estejam em lados diferentes, a verdade é que ambos sofrem constante influência e interferência um do outro. E quando as questões emocionais são colocadas na balança, essa relação fica ainda mais evidente.
Segundo uma pesquisa feita pela Ipsos, a preocupação da população brasileira em torno da saúde mental aumentou 52% após a pandemia. De acordo com a pesquisa, feita em 21 países, a saúde mental ficou acima até mesmo de preocupações com o câncer enquanto tema de saúde.
Por outro lado, essa mesma pesquisa também indica que para os brasileiros o acesso e o longa tempo de espera por tratamentos estão entre os grandes problemas da saúde no Brasil. Ou seja, enquanto por um lado a preocupação em torno da saúde mental aumenta, por outro o brasileiro ainda encontra dificuldades para enfrentar esse problema.
Dito isso, como fica a questão da gestão emocional em um cenário de deterioração crescente da saúde mental no Brasil e no mundo? Primeiramente, o entendimento em torno do tema e do papel coletivo nessa gestão estão entre os primeiros passos para a resolução do problema.
No contexto corporativo, existem diferentes formas de incentivar os colaboradores ou tornar o ambiente de trabalho favorável a uma boa gestão emocional. No tópico a seguir você confere 4 bases que contribuem para a gestão de emoções no trabalho e que podem ser colocadas em prática por empresas e pessoas.
4 bases para a gestão de emoções no trabalho
No tópico anterior, vimos como a questão emocional e a saúde mental vem se tornando o centro de uma preocupação crescente a nível mundial. Mas quando esse assunto chega nas empresas, fica a dúvida: qual parcela dessa gestão é papel do indivíduo e qual a contribuição das empresas nesse processo?
Veja a seguir 4 bases para uma melhor gestão de emoções no ambiente de trabalho.
Inteligência emocional
A inteligência emocional continua sendo uma das principais bases quando o assunto é gerir emoções de maneira eficiente, sobretudo no trabalho. Isso porque a inteligência emocional permite entender a origem das emoções e os gatilhos das emoções e comportamentos negativos.
No ambiente de trabalho, a paralisia diante de diferentes situações com base em questões emocionais parte de uma falta de inteligência emocional. Basicamente, esse elemento concede as ferramentas necessárias para lidar com esses obstáculos e evitar o descontrole emocional.
Atualmente, existem diferentes cursos que ensinam como obter mais inteligência emocional e entender o mecanismo por trás dessas emoções. Por parte das empresas, a inclusão desses temas no processo de treinamento é uma ótima contribuição para que os colaboradores consigam trabalhar melhor as emoções.
Diálogo aberto
Uma parte importante do controle emocional consiste em verbalizar os sentimentos de forma clara, para que essas emoções não fiquem internalizadas. De um ponto de vista de pessoas na sua empresa, o diálogo aberto e honesto sobre as questões emocionais é importante.
Isso ajuda não só os colaboradores a entenderem e lidarem melhor com as próprias emoções como também as empresas a direcionarem ações nesse sentido. Como resultado, você cria uma cultura de diálogo na sua empresa e impacta positivamente a gestão de emoções em todo o seu time de colaboradores.
Por fim, também é importante que você tenha canais de comunicação efetivos na sua empresa, que transforme demandas em ações na empresa. Se você deseja saber um pouco mais sobre como fazer uma comunicação efetiva na sua empresa, produzimos um artigo sobre o assunto aqui.
Ambiente saudável
É pouco eficaz adotar ações relacionadas à saúde mental e gestão de emoções se o ambiente no qual o indivíduo está inserido não faz o mesmo. Ou seja, ambientes tóxicos só atrapalhar e boicotam qualquer progresso que você faça rumo a uma melhor saúde mental, tanto na vida pessoal quanto profissional.
Sendo assim, o primeiro passo é entender o impacto desses ambientes na saúde mental e definir como eles podem se tornar mais acolhedores. Nas empresas, esse processo pode ser feito tanto pelos colaboradores quanto pela gestão, como uma participação crucial das lideranças.
Ambientes que promovam e reforcem estímulos positivos em torno da saúde mental ajudarão seus colaboradores a fazerem a própria gestão de emoções. Como resultado, tanto a empresa quanto as pessoas presentes nela só tem a ganhar, não só em produtividade, mas também em saúde.
Equilíbrio como base
Por fim, mas não menos importante, tudo na vida precisa de uma dose correta e sem exageros, e com as emoções não é diferente. A sobrecarga emocional é resultado de uma gestão de emoções pouco eficaz e de uma vida em desequilíbrio.
Por isso, é importante que você faça do equilíbrio a base principal da vida, e que deve ser colocada em prática na vida pessoal também. Esse é um esforço contínuo e que deve levar em conta as diferentes facetas da sua vida e não só o ambiente de trabalho.
Já por parte das empresas, o papel fica por conta de ações que promovam o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, bem como a saúde física e mental. Isso pode ser feito tanto em forma de benefícios aos colaboradores como também inseridos dentro da estratégia de educação corporativa da empresa.
Dessa forma, você garante que a gestão emocional seja um dos pilares de um time de colaboradores saudável também emocionalmente.
Gostou desse artigo? Veja também o nosso post sobre saúde mental e como cuidar das pessoas à nossa volta!
Até a próxima!