Feedfoward: como promover crescimento olhando para o futuro

Feedforward

Na gestão de pessoas, o feedback continua sendo uma ferramenta de extrema importância, sobretudo quando o assunto é mudança de comportamento. Mas você já ouviu falar em feedfoward? Essa ferramenta vem se popularizando como uma forma de desenvolver pessoas e transformar comportamentos nas organizações. 

O feedforward tem como foco o futuro e ajuda pessoas se desenvolverem e crescerem fazendo projeções para o futuro. Por isso, no artigo a seguir, vamos te explicar o que é feedforward e como essa metodologia pode otimizar a gestão de pessoas na sua empresa. 

Então leia o artigo até o final para saber mais. 

O que é feedforward 

Atualmente, é comum ver nas empresas gestões muito fixadas no passado e nos erros de percurso na atuação do time de colaboradores. Apesar de esclarecedora acerca dos problemas no ambiente corporativo, esse formato é altamente prejudicial se utilizada como única metodologia nas empresas. 

O passado não muda e por isso os esforços na gestão de pessoas devem ter um olhar voltado para os pontos de melhoria futura. É nesse ponto que entra o feedforward, que tem como objetivo fazer esse entendimento e focar o desenvolvimento olhando pro futuro. Mas o que exatamente é feedforward? 

Em suma feedforward é uma metodologia de desenvolvimento de pessoas que tem como objetivo transformar comportamentos positivamente. O diferencial desse método está no olhar com relação ao futuro, a partir do presente e sem olhar e se fixar no passado. 

Como resultado, é possível desenvolver pessoas do ponto de vista individual ou coletivo, a nível pessoal ou profissional. Além disso, o feedfoward ajuda a corrigir comportamentos para evitar erros futuros. 

Tanto a criação quanto a popularização do termo são atribuídas a Marshall Goldsmith, estudioso referência no setor de desenvolvimento de pessoas e treinamento de lideranças. Autor do livro “Feedforward”, Marshall deu as bases que diferenciam essa metodologia de outras utilizadas atualmente no mercado. 

Para Marshall, a metodologia feedforward deve levar em conta dois elementos chave: 

  • Aprenda o máximo possível: aprenda com as pessoas à sua volta o máximo que puder, todos no seu time podem contribuir de alguma forma para melhorar a rotina e o ambiente corporativo. 
  • Ajude o máximo possível: ajude as pessoas à sua volta o máximo que puder, um ambiente colaborativo ajuda a desenvolver pessoas. 

Por isso, o feedforward é muito utilizada por lideranças como forma de desenvolver times. A seguir, você confere como funciona essa metodologia. 

Como funciona o feedforward 

Conforme vimos anteriormente, o feedforward tem como base o desenvolvimento de pessoas com foco no futuro. Mas como isso funciona na prática? 

Basicamente, a metodologia feedforward tem como foco as mudanças comportamentais e seus impactos no ambiente corporativo. Por isso, o primeiro passo é a identificação dos comportamentos que precisam ser modificados. 

É preciso lembrar que a mudança desses comportamentos deve trazer transformações positivas para a pessoa e o ambiente no qual ela está inserida. Por exemplo, comportamentos que prejudiquem relacionamentos ou dinâmicas de trabalho. 

Assim como no caso do feedback, o feedforward consiste em uma comunicação em torno dos comportamentos, mas com uma abordagem diferente. Ela pode ser desde uma conversa entre um departamento até uma dinâmica em grupo feita com o seu time de colaboradores. 

Um dos formatos utilizados por Marshall nas empresas é a de exercício entre as pessoas do time. Nesse exercício, cada pessoa escolhe uma área na qual deseja melhorar.  

Em seguida, cada pessoa se apresenta e revela em qual área deseja melhorar. Na sequência, as outras pessoas na dinâmica apresentam ideias para que aquela primeira pessoa possa atingir esse objetivo de melhora. 

Sendo assim, Marshall defende duas regras principais para implementação do feedforward, que você confere a seguir.

1. O passado é imutável

Um dos principais problemas na entrega de feedbacks atualmente nas empresas é o foco excessivo no passado. Levando em conta que o feedback é um retorno em relação a posturas tanto positivas quanto negativas, o passado ainda é uma de suas bases. 

Por isso, uma das regras do feedforward é: nada de feedbacks sobre o passado. Isso porque a fixação com o passado desgasta as relações e trata de acontecimentos que já ocorreram e, portanto, não podem ser mudados. 

Nesse sentido, a fixação com o passado dá lugar a uma visão de futuro. O foco se torna aquilo pode ser feito no presente e como novos comportamentos podem mudam os resultados daqui pra frente.

2. Não julgue ou critique ideias

Assim como acontece em processos de brainstorming, Marshall recomenda que no feedforward não haja julgamentos e críticas em relação às ideias propostas. Ideias são como novas visões de um problema que, até o momento, não possui uma solução satisfatória.  

O objetivo é ver abordar essas ideias com um novo olhar e entendê-las como um presente e não como um desafio. Por isso, agradeça às novas ideias das pessoas à sua volta, mesmo que pra você elas não pareçam uma solução viável ainda. 

Feedforward x Feedback 

Por fim, é comum que profissionais entendam o feedforward como uma substituição ao feedback, o que não é exatamente o caso. É verdade que o feedback tem um foco em comportamentos passados, mas ele ainda é uma skill extremamente necessária, sobretudo para lideranças. 

Por outro lado, o feedforward pode ajudar times a se desenvolverem com foco no futuro e cultivar comportamentos mais focados em projetar resultados positivos. Portanto, o ideal é que feedback e feedforward sejam utilizados como metodologias complementares na sua empresa. 

Assim, você garante que seu time estará no caminho certo e adotando comportamentos que de fato beneficiam a si mesmo, seu time e a empresa. Dessa forma, você garante que o foco sempre vai estar no desenvolvimento contínuo e em ações que de fata irão desenvolver seu time. 

Conclusão 

O feedforward pode ser uma poderosa ferramenta de gestão de pessoas, promovendo desenvolvimento saudável. Além disso, essa metodologia ajuda no incentivo a comportamentos mais focados nas soluções do que necessariamente nos erros. 

Enquanto método complementar, o feedback também ajuda a criar bases mais sólidas para feedforward. Dessa forma, aquilo que é pontuado no feedback pode ser utilizado como combustível para o feedforward. 

Com isso, seu time foca no próprio desenvolvimento, sem ignorar as informações e insights do passado e sem perder o foco para o futuro.  

Quer saber mais sobre desenvolvimento de pessoas na sua empresa? Veja também o nosso artigo sobre a Metodologia 6D! 

Até a próxima. 

Por:
Graduado em Relações Públicas pela Universidade Federal de Goiás, busca alcançar novos horizontes e desafios no campo da gestão do agronegócio. Aproximar as áreas de gestão dos processos humanizados e eficazes é um de seus principais objetivos, sempre levando em conta a qualidade e a credibilidade na produção de conteúdos úteis e concisos.
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