Que o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, isso nós já sabemos. Cada vez mais, busca-se profissionais atualizados em constante processo de aprendizagem. E é aqui que a educação contínua desempenha seu papel.
Mas como essa modelo de educação pode ser aplicado nas empresas? Como funciona? É fácil aplicar?
Existe um grande papel das organizações em investir em ações que incentivem os colaboradores na busca pelo desenvolvimento profissional. E é sobre isso que vamos falar hoje!
O que é educação continuada?
Vamos resumir para ficar mais fácil seu entendimento: a educação continuada é uma prática que visa o desenvolvimento contínuo das pessoas, seja o desenvolvimento pessoal ou profissional.
E é por meio dela que é possível que os profissionais trabalhem no aperfeiçoamento ou desenvolvimento de habilidades necessárias para a realização de um bom trabalho dentro do escopo de funções exigidos.
Quanto mais conhecimento atualizado for adquirido, mais o trabalhador se desenvolve e maiores são as chances de crescimento no trabalho. O que também ajuda a empresa a conquistar mais resultados positivos!
Sendo assim, as empresas podem investir no desenvolvimento desses colaboradores e garantir não só equipes especializadas e talentosas, mas também, a retenção dos colaboradores dentro da organização. Vamos falar mais sobre esses benefícios?
Por que as organizações devem investir em ações de educação continuada?
Uma equipe desenvolvida é uma equipe motivada, com baixa rotatividade e cada vez mais produtiva. E qual empresa não quer um cenário assim?
Por isso a educação continuada é tão importante. Ela ajuda os colaboradores a estar em constante desenvolvimento.
E mais do que incentivar, é preciso investir neste processo! Quanto mais a sua empresa mostra que aposta e investe nos colaboradores, mais eles irão apostar de volta na empresa.
Hoje, mesmo com tantos compromissos, é possível que o processo de educação continuada seja aplicável por meio do ensino a distância. O que já estava crescendo em números consideráveis em 2019, atingiu um patamar ainda maior em 2020.
Segundo a Catho Educação, o aumento nas matrículas para cursos EAD foi de 70% entre 21 de março e 6 de abril deste ano, enquanto o interesse pelos cursos remotos aumentou em 45%.
Vamos falar sobre os benefícios visíveis para as empresas?
Você já deve ter percebido que há várias vantagens no acesso à educação continuada. As ações que incentivam o aprendizado dos profissionais possibilitam que os membros da equipe desenvolvam as suas competências e estejam cada vez mais qualificados para exercer as suas funções.
Como a educação continuada é um ótima oportunidade para o colaborador, você já sabe. Porém, detalhadamente, o que as empresas ganham com isso?
Listamos alguns destes benefícios:
- Funcionários mais qualificados, que serão capazes de fazer entregas cada vez melhores e de maior qualidade, impulsionando o crescimento da empresa.
- Integração da equipe com a empresa, pois ao ser capaz de motivar os funcionários, oferecendo oportunidades de educação continuada e sendo aberta a conversas e feedbacks sinceros, a organização se aproxima de seus profissionais e a integração acontece de forma fluida.
- Aumento da produção, com uma equipe competente tecnicamente a velocidade nas entregas aumenta sem perder a qualidade.
- Diminuição da rotatividade por ter profissionais motivados e integrados com a instituição.
- Melhora no processo de recrutamento, pois a empresa passa a ser vista como um ótimo local para se trabalhar e passa a ser disputada pelos profissionais do mercado.
A educação continuada permite que os profissionais acompanhem as mudanças que o mercado de trabalho e as novas tecnologias fomentam a cada dia.
Nas empresas o impacto também é positivo! Com um quadro de funcionários qualificados e motivados o clima organizacional é melhor, as entregas têm mais qualidade e o turnover é reduzido.
Está procurando por bons motivos para se investir numa educação continuada? Saiba que essa é a oportunidade ideal!