O sistema EAD nas empresas é uma modalidade que tem crescido nos últimos anos.
Nesse contexto, os cursos oferecidos na modalidade a distância ganharam destaque. Segundo a Catho Educação, o aumento nas matrículas para cursos EAD foi de 70% entre 21 de março e 6 de abril deste ano, enquanto o interesse pelos cursos remotos aumentou em 45%.
Parte disso ocorre pela necessidade de continuar estudando e buscando especialização em tempos de crise. E isso tende a ser replicado nas empresas também.
Isso ocorre por levar conhecimento de qualidade por um preço médio menor do que os cursos técnicos presenciais.
Em tempos de crise é essencial saber como cortar gastos e adaptar as despesas do dia a dia no trabalho, e o EAD nas empresas é uma ótima forma de fazer isso. Vamos entender como?
Quais são os benefícios do EAD nas empresas?
Normalmente, os treinamentos corporativos são a primeira parte a ser cortada da folha de investimentos de uma empresa.
Mas isso tem um efeito direto na qualidade do seu produto e serviço, prejudicando o seu negócio em vez de ajudá-lo financeiramente.
De olho nessa tendência, as empresas começaram a adotar o modelo EAD em seus treinamentos e ações de educação corporativa, buscando melhorar o desempenho dos colaboradores.
Rompimento da barreira física
Um dos maiores diferenciais da Educação à Distância está em seu próprio nome, a possibilidade de ensinar e aprender sem a necessidade de estar fisicamente perto.
Diferente do modelo tradicional de educação, no qual é preciso existir um espaço físico onde alunos e professor interagem e o conhecimento é repassado, exigindo que todas essas pessoas se transportem de suas residências até o local de ensino, o EAD surge para superar a barreira física.
Financeiramente mais vantajoso
Quando uma empresa vai realizar um treinamento, não precisa mais arcar com altos custos de transporte e tempo, uma vez que os próprios profissionais podem ter acesso individual ou compartilhado a uma ferramenta de EAD.
Realizar treinamentos e capacitações de forma presencial exigem uma lista de gastos que desaparece quando realizo on-line, como:
- Transporte para funcionários ou para o profissional que irá aplicar o curso;
- Hospedagem dos profissionais, para treinamentos fora da sede da empresa
- Alimentação;
- Compra do material didático;
- Custos com energia, água e aluguel do local, caso seja fora da empresa;
- Entre outros inúmeros gastos.
Flexibilidade de horários
Outra grande vantagem do EAD corporativo é a sua flexibilidade quanto aos horários. A maior parte dos materiais de ensino disponibilizados via EAD é gravado, por isso, os alunos conseguem visualizar os materiais e as videoaulas a qualquer hora do dia.
Mesmo em casos de aulas ao vivo, é comum que exista a possibilidade de assistir a gravação da aula.
Assim, é possível realizar o curso e/ou ter acesso aos materiais quando e onde seu colaborador estiver.
Adaptar a agenda para participar presencialmente de um treinamento é bem mais complicado do que encontrar um horário vago entre as obrigações diárias.
Conteúdos padronizados
Por fim, a quarta vantagem do EAD corporativo citada neste artigo se refere aos conteúdos padronizados que o modelo de aprendizagem a distância oferece.
E por mais que o modelo do curso oferecido seja o mesmo, sempre haverão fatores que impedem um real padrão na capacitação. E no EAD corporativo, é possível oferecer um conteúdo realmente padronizado, que será o mesmo para todos os alunos, de forma que a empresa consiga ter um controle maior de todo o processo.
Como aplicar o EAD na sua empresa com as principais tendências do mercado
Com um sistema EAD de ensino você consegue produzir materiais de capacitação para grandes equipes de maneira que os receptores impactados por este conteúdo recebam a mesma mensagem, uniformizando os treinamentos da sua equipe.
Porém, já existem novas maneiras de realizar esse treinamento com as melhores tendências do mercado, ou seja, da forma mais tecnológica possível! Confira:
Microlearning
A primeira das tendências é o microlearning, que também é conhecida como “pílula de conteúdo”.
Seu objetivo é facilitar o aprendizado, tornando o assunto mais fácil de ser compreendido.
Além disso, é possível que o aluno encontre mais rapidamente exatamente o conteúdo que ele deseja, sem precisar assistir um vídeo de várias horas somente para aproveitar uma informação que será passada em alguns minutos.
O microlearning produz pílulas que podem ser encontradas em vários formatos, os mais comuns são os vídeos curtos e os artigos de blogs, como esse que você está lendo agora!
Gamification
Outra grande tendência do EAD Corporativo é o gamification, também conhecido como gamificação.
O gamification usa técnicas que provém dos games para auxiliar na compreensão de algum conteúdo. Isso porque a técnica aumenta o engajamento dos alunos com a ajuda de um universo mais lúdico e desafiador.
A ideia é aproveitar-se da emoção que os videogames provocam e provocar interesse de quem está do outro lado da tela. Oferecer pequenos desafios que vão se tornando cada vez mais complexos, além de recompensas quando algum dos desafios é cumprido, ajuda a capturar a atenção do aluno.
Trilhas de aprendizagem
E por último, mas não menos importante e certeiro no EAD corporativo, temos as trilhas de aprendizagem que atuam como uma seleção de conteúdos que funcionam de forma interligada, onde o aluno só consegue ter acesso ao próximo conteúdo quando terminar o conteúdo anterior.
A grande vantagem é que, dessa maneira, você sabe que seu colaborador está realmente pronto para receber uma informação mais relevante ou um conhecimento mais complexo.
Além disso, o desbloqueio de novos conteúdos é mais um motivador para que o aluno continue aprendendo.
O EAD corporativo é uma ótima opção para empresas que desejam crescer de forma acelerada e oferecer produtos cada vez melhores. Continue apostando em seus colaboradores!