5 ações de engajamento para adotar com seu time interno

Quando o assunto é engajamento, envolver os colaboradores nas diferentes ações implementadas pela empresa ainda é um desafio para muitos gestores. Mais do que estimular um maior envolvimento desses colaboradores nas atividades organizacionais, as ações de engajamento podem transformar positivamente o ambiente de trabalho. 

No entanto, engajar os colaboradores exigirá planejamento e trabalho conjunto entre diferentes setores da empresa. Mas como fazer isso na prática? 

No artigo a seguir você confere 5 ações de engajamento para adotar junto ao seu time interno, além de exemplos práticos de cada uma delas. Então leia o artigo até o final para saber mais sobre essas ações. 

Ações de engajamento nas empresas 

Atualmente, o engajamento de colaboradores ganhou um papel central nas estratégias de RH e gestão de pessoas nas empresas. Isso porque colaboradores engajados produzem mais, mas também são mais felizes e contribuem para um ambiente de trabalho mais saudável. 

No cenário global, a taxa de engajamento dos colaboradores cresceu nos últimos anos, sobretudo sob a perspectiva das pessoas dentro dessas empresas. Segundo uma pesquisa feita pela Gallup, o número de colaboradores que se consideram engajados no ambiente de trabalho chegou a 23% em 2022. 

A marca é considerada um recorde em relação a todos os anos em que a Gallup realizou a pesquisa, mas também expôs alguns dados preocupantes. Mesmo com o recorde em engajamento, o fenômeno do quiet quitting segue crescendo em empresas do mundo todo. 

De acordo com a pesquisa, 6 em cada 10 colaboradores fazem apenas o mínimo no ambiente de trabalho e se sentem desconectados da empresa. Além disso, o número de colaboradores totalmente insatisfeitos com o trabalho atingiu os 18%, formando uma maioria de não engajados e insatisfeitos nas empresas globalmente. 

Tabela mostrando nível de engajamento nas empresas globais apurado pela pesquisa da Gallup.
Nível de engajamento dos colaboradores nas empresas globalmente. FONTE: Insper, Gallup.

Para chegar a estes resultados, a metodologia adotada pela Gallup divide os colaboradores em 3 categorias de engajamento diferentes: 

  • Thriving at work (engajados): colaboradores bem engajados e satisfeitos com o trabalho, dispostos a ir além na empresa. 
  • Quiet quitting (não engajados): colaboradores pouco satisfeitos, que trabalham o mínimo e estão desconectados da cultura da empresa. 
  • Loud quitting (ativamente desengajados): colaboradores totalmente insatisfeitos e que demonstram abertamente a insatisfação. 

Esses dados indicam que boa parte das empresas carecem de ações de engajamento eficazes junto aos seus colaboradores. Mas como as empresas podem reconhecer os sinais de que o engajamento dos colaboradores está baixo? Uma boa solução é a chamada pesquisa de engajamento. 

Pesquisa de engajamento 

Antes de adotar qualquer ação de engajamento, primeiro é necessário entender as lacunas da empresa e os pontos de melhoria nesse sentido. Uma das formas de fazer o levantamento dessas informações é por meio de uma pesquisa de engajamento feita entre os colaboradores. 

Basicamente, uma pesquisa de engajamento tem como objetivo identificar de forma clara os pontos positivos e negativos na empresa sob a ótica dos colaboradores. Ela consiste em um questionário com diversas perguntas sobre o ambiente de trabalho, clima organizacional, produtividade e se os colaboradores se sentem valorizados na empresa. 

Para isso, a pesquisa de engajamento vai verificar um conjunto de fatores que impactam o engajamento do time de colaboradores, como por exemplo: 

  • Nível de satisfação dos colaboradores; 
  • Padrões e tendências no ambiente de trabalho; 
  • Pontos de melhoria na empresa; 
  • Employee Net Promoter Score (eNPS); 
  • Taxa de rotatividade e turnover. 

Com base nessas informações, a empresa é capaz de identificar os principais pontos e lacunas que a empresa apresenta no engajamento de seus colaboradores. Dessa forma, é possível definir estratégias e ações de engajamento que de fato solucionem esses pontos e aumentem o engajamento do seu time. 

Dito isso, surge a dúvida: quais ações uma empresa pode utilizar para aumentar o engajamento do time de colaboradores de maneira eficaz? Veja a seguir 5 ações de engajamento eficazes que podem ser utilizadas em praticamente qualquer empresa. 

5 ações de engajamento eficazes 

Agora que vimos o cenário do engajamento nas empresas e como levantar as informações que dão base a essas ações, resta o planejamento e implementação. Assim como não existem estratégias universais que se aplicam a todas as empresas, ações de engajamento também precisam estar alinhadas ao perfil da organização. 

Porém, existem ações que se aplicam a uma grande maioria dos casos e que podem ser adotadas por diferentes empresas, independentemente do porte ou setor. Confira a seguir 5 ações de engajamento eficazes que você pode adotar. 

1 – Feedback contínuo 

Manter o feedback contínuo ajuda o colaborador a entender o quanto ele pode melhorar no próprio trabalho, mas também como ele está indo bem. O feedback constante vai ajudar a manter empresa e colaborador na mesma página, evitando expectativas pouco realistas ou injustas. 

Além disso, o feedback contínuo também ajuda a criar uma cultura de diálogo aberto na empresa, na qual o colaborador não se sente intimidado ao compartilhar o seu próprio feedback em relação à empresa. Além do feedback, que tem como base fatos que já ocorreram no ambiente de trabalho, também existe outra metodologia que tem como base objetivos futuros, o feedforward. 

2 – Flexibilidade no Trabalho 

Sempre que uma empresa promove ações de bem-estar e qualidade de vida no trabalho, é comum vermos uma ênfase no equilíbrio entre vida pessoal e profissional. No entanto, nem sempre vemos nas empresas uma postura que ajude o colaborador a atingir esse nível de equilíbrio de forma prática. 

Uma das ações de engajamento mais utilizadas no mercado pós-pandemia, a flexibilidade no trabalho permite que o colaborador tenha maior independência em relação à própria jornada de trabalho. Como resultado, um colaborador que conquista maior equilíbrio e tempo para construir uma rotina adaptada às próprias necessidades se torna uma pessoa mais satisfeita e engajada em relação à empresa. 

3 – Programas de reconhecimento 

O reconhecimento profissional é uma outra ação de engajamento que pode ser adotada por qualquer empresa. Nesse caso, o reconhecimento nem sempre vem em forma de uma premiação ou promoção ao colaborador, o simples ato de demonstrar apreciação pelos esforços do colaborador já pode ser considerada uma ação de reconhecimento. 

Além disso, outros programas de valorização do colaborador, como aquelas voltadas para o bem-estar e qualidade de vida no ambiente de trabalho também podem compor essas ações.  

4 – Educação corporativa  

A educação corporativa é uma outra ação que pode ajudar não só no engajamento do colaborador, como também nas relações e na qualidade e resultados do trabalho. Isso porque a implementação de estratégias de educação corporativa ajuda no desenvolvimento de pessoas, o que contribui para o engajamento. 

Se um colaborador percebe que pode se desenvolver pessoal e profissionalmente em uma empresa e que essa empresa dá as ferramentas para isso, mais inclinado a se manter engajado esse colaborador se torna. O resultado é uma via de duplo benefício entre os colaboradores e a empresa. 

5 – Eventos de Team Building 

Muitas empresas ainda subestimam os efeitos dos eventos corporativos em um time de colaboradores. Mas a realidade é que, quando bem executados, eles podem ser uma ferramenta estratégica de gestão de pessoas e de geração de engajamento. 

E aqui não estamos falando apenas de reuniões casuais e em locais fora do ambiente corporativo. Os chamados eventos de team building ou de consolidação de time também são uma forma de gerar mais engajamento entre os colaboradores. 

Esses eventos ajudam a fortalecer as relações entre os times, o que favorece as dinâmicas de trabalho, o trabalho em equipe e a produtividade. 

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Por:
Graduado em Relações Públicas pela Universidade Federal de Goiás, busca alcançar novos horizontes e desafios no campo da gestão do agronegócio. Aproximar as áreas de gestão dos processos humanizados e eficazes é um de seus principais objetivos, sempre levando em conta a qualidade e a credibilidade na produção de conteúdos úteis e concisos.
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