Quando o assunto é a prestação de serviços recorrentes, como no caso das plataformas SaaS, é comum a existência de diferentes planos e assinaturas. Com eles, os conceitos de upgrade e downgrade também é um fator recorrente, mas o que esses termos significam na prática?
No artigo a seguir, você descobrirá o que é upgrade e downgrade, assim como a relação entre eles pode te ajudar a definir um pacote de serviços ideal para a sua empresa. Por isso, leia o artigo até o final para ficar por dentro do assunto e saber mais!
Diferença entre upgrade e downgrade
No que se refere aos pacotes de serviços oferecidos em planos de assinatura, upgrade e downgrade são partes opostas de um mesmo processo. Mais especificamente, o upgrade ou downgrade configuram uma mudança na cesta de serviços oferecidos.
Upgrade: consiste em um aumento na quantidade e variedade dos serviços oferecidos, que também pode incorrer em um aumento do valor do pacote.
Downgrade: consiste na redução da quantidade e variedade dos serviços oferecidos, constituído muitas vezes de pacotes básicos e com valores reduzidos.
Para as empresas prestadores de serviço, manter uma variedade de planos e pacotes de serviços é vantajoso, já que atende diferentes perfis de cliente. Já para quem contrata, o upgrade ou downgrade são formas de adaptar um pacote de serviços de acordo coma necessidade da empresa no momento.
Além disso, um outro ponto importante é que o upgrade ou downgrade em pacotes de serviço ajudam na continuidade da prestação desse conjunto de serviços. Para que clientes não precisem renunciar ao serviço por completo, o downgrade no pacote contratado pode ser uma opção viável, sobretudo em momentos de crise.
Por outro lado, o upgrade pode ser uma opção válida quando a empresa tem em vista ou como objetivo estratégico escalabilidade a médio prazo. Dessa forma, a contratação de um pacote de serviços mais amplo seria mais vantajosa para atender futuras demandas da empresa nesse sentido.
Por fim, a relação entre esses dois conceitos é a flexibilidade que eles oferecem tanto para quem presta quanto para quem contrata. Dessa maneira, é possível manter parcerias vantajosas e que podem ser adaptadas ao longo do relacionamento entre empresas.
Upgrade e Downgrade: cenários possíveis
Enquanto usuários e consumidores, raramente utilizamos o mesmo serviço da mesma forma durante toda a nossa vida. Na contratação de serviços entre empresas não é diferente: mudanças de cenário também podem mudar a forma como essas empresas prestam e contratam serviços.
Desse modo, uma das questões com a qual muitos gestores se deparam é: em que situações o upgrade ou downgrade podem acontecer? Abaixo, você confere alguns cenários possíveis nos quais empresas optam pelo downgrade ou upgrade em um plano ou pacote de serviços.
Downgrade
Conforme vimos anteriormente, o downgrade é uma opção viável quando a empresa ainda necessita do serviço prestado, mas por algum motivo precisa reduzir o pacote. Já para quem presta o serviço, um downgrade de pacote ainda é uma opção melhor em relação ao churn do cliente.
Seja por uma questão financeira, mudança de rota ou de planejamento estratégico, alguns cenários no qual essa opção pode se encaixar incluem:
Redução de custos: em momentos de crise, é comum que uma empresa precise reduzir a sua gama de custos, mas sem renunciar aos serviços contratados. Nesses casos o downgrade pode ser uma opção para cortar custos sem perder o serviço.
Subutilização de funcionalidades: muitas vezes, uma empresa contrata um pacote de serviços específico, mas não utiliza todas as funcionalidades oferecidas. Sendo assim, opta pelo downgrade para adaptar o serviço contratado.
Upgrade
Já no caso do upgrade, o foco fica por conta do aumento do pacote de serviços e do investimento feito. Seja para atender uma demanda maior ou buscar um aumento na qualidade do serviço prestado, o upgrade é uma opção válida para empresas que desejam dar um passo além nos serviços contratados.
Veja abaixo alguns exemplos de cenário no qual o upgrade de pacote de serviços é um processo válido para as empresas:
Escalabilidade: quando uma empresa cresce, os pacotes de serviços contratados devem acompanhar esse crescimento. Casos como o aumento no número de colaboradores e aumento da fatia de mercado da empresa justificam um cenário ideal para um upgrade nos serviços contratados. Dessa forma, é possível obter serviços melhores e que atendam esse crescimento.
Novas funcionalidades: assim como no caso da subutilização de funcionalidades no downgrade, o contrário também pode acontecer. Por exemplo, no caso de uma universidade corporativa, é possível que a empresa contratante necessite de conteúdos, funcionalidades e um maior número de usuários. Sendo assim, contratar um pacote mais completo em funcionalidades e vantagens, com recursos e benefícios adicionais, é altamente vantajoso.
Demandas sazonais: para empresas que conseguem prever um aumento de demanda a nível sazonal, a contratação de pacotes mais completos especificamente para estes períodos também podem ser uma opção viável. Contratações adaptadas garantem que o pacote de serviços atenda ao crescimento das necessidades da empresa em períodos específicos.
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