Qual o papel do tutor na educação à distância?

Marcos Paulo Barbosa
Qual o papel do tutor na educação à distância?

O tutor atua na motivação dos estudantes de cursos a distância, orientando-os tanto em relação à modalidade de ensino quanto às disciplinas cursadas. 

Sendo assim, o papel desse profissional é ser um facilitador dos processos de aprendizagem. É ele quem faz a mediação do contato com os professores e a coordenação, cria vínculos entre os grupos e acompanha o desenvolvimento das turmas.

Sua principal missão é engajar alunos EAD e mantê-los motivados, respondendo prontamente a dúvidas e questionamentos e apresentando soluções para resolver os problemas apresentados. 

O que é um tutor na modalidade EAD?

O tutor EAD acabou por se tornar um novo tipo de educador, onde o mesmo precisa estar antenado às principais tendências da educação online para se adequar da melhor maneira possível às necessidades e anseios dos seus alunos.

Além disso, é ele quem irá desenvolver um conjunto de ações educativas que tem como objetivo desenvolver e potencializar capacidades e habilidades básicas dos alunos.

Sendo assim, é o grande responsável por manter os alunos interessados nos diferentes formatos de conteúdo EAD oferecidos. Para alcançar esse objetivo, ele deve estar atento ao desempenho dos estudantes e antenado às tendências do mercado. 

Quais as características de um bom tutor EAD? 

Além de entender o que é um tutor EAD, é preciso saber que o bom profissional reúne algumas características especiais que o diferencia e o aproxima dos alunos. 

São elas:

Ótima comunicação e interação com os alunos 

Quando falamos em ensino a distância, mesmo que a metodologia engloba o ensino híbrido ou semipresencial, estamos falando de canais de comunicação quase exclusivamente digitais. 

Sabemos o quanto é difícil manter uma boa comunicação presencial. Quando isso precisa acontecer pela tela de um computador ou celular, a comunicação se torna ainda mais complicada. 

Por isso mesmo, o tutor EAD precisa ter o domínio da língua portuguesa, e, além disso, ser uma pessoa flexível, clara e capaz de interpretar com facilidade o que os alunos dizem. 

Conhecimento de causa

Isso quer dizer que ele precisa ter conhecimento de causa, e entender com detalhes sobre o assunto do curso oferecido. 

Por isso, o ideal é que o tutor EAD seja uma pessoa ávida por aprendizado, e que também tenha realizado cursos, atualizações e estudos especializados na área de ensino abordada. 

Aptidão em gestão de pessoas

Isso significa que ele precisa conseguir entender se a turma está fluindo conforme o esperado e, caso não esteja, identificar as possíveis causas para o desvio, trabalhando para corrigi-lo. 

Indo além do “saber ouvir”, o bom tutor EAD precisa ser capaz de gerir os alunos do curso online no qual atua. 

Experiência com a plataforma EAD

Apesar de estar focado no bom desempenho dos alunos e no máximo aproveitamento do curso, o tutor precisa ser um verdadeiro expert na plataforma EAD que hospeda o curso. 

Isso porque ele precisará acessar informações, inserir conteúdos, gerir atividades e resolver problemas eventuais encontrados pelos alunos com maestria. 

Capacidade de pensar fora da caixa

Se o objetivo de um curso online é estimular os alunos a ir além, o que é um tutor EAD senão um trampolim para que os estudantes superem barreiras e pensem fora da caixa? 

Um bom tutor estimula os alunos a ampliarem seu campo de conhecimento, buscando outras fontes de estudo que vão muito além somente de conteúdos apresentados em aula. 

O que fazer para ser tutor EAD? 

Para ser tutor EAD é necessário dominar os conhecimentos do curso. Esse é o requisito principal para os profissionais que deverão contribuir com a formação de outros profissionais no mercado. 

Se esse é o seu foco, busque por cursos que apresentem conteúdos sobre as metodologias da educação a distâncias, as tecnologias e linguagens do meio educacional. 

Entre as vantagens de trabalhar como tutor EAD está a possibilidade de trabalhar de casa, sem ter a obrigação de se locomover constantemente até o local da aula! 

Conclusão 

Depois de entender o que é um tutor EAD, deu para ter uma ideia do quão relevante ele é para o processo de aprendizagem a distância, não é mesmo? 

Com suas habilidades interpessoais aliadas a um conhecimento aprofundado sobre o assunto tratado nos cursos, o profissional é um dos grandes responsáveis pela imersão dos alunos no conteúdo. 

Entendendo o que é um tutor EAD, fica mais fácil assimilar sua importância na estrutura de um curso a distância, concorda?