Tornar-se um gerente é um sonho de inúmeros profissionais que querem alavancar suas carreiras profissionais, e para isso, contar com um bom treinamento de gerência é indispensável!
Mesmo para aqueles que já estão no cargo há um bom tempo, contar com treinamentos constantes, e dos mais diversos assuntos, ajuda a liderar melhor e saber tomar boas decisões para a empresa.
Tendo isso em vista, elaboramos aqui um conteúdo para explicar o que é e qual a importância do treinamento para gestores. Acompanhe e saiba mais!
Por que realizar um bom treinamento?
Em todas as organizações, os colaboradores enfrentam a constante exigência de desempenhar suas tarefas com eficiência, assertividade, empenho e dedicação.
No entanto, para manter a produtividade e o foco, é imperativo fornecer incentivos contínuos. Uma abordagem altamente eficaz para alcançar isso é por meio de treinamentos.
A seguir, apresentamos uma lista dos cinco motivos pelos quais investir na capacitação de seus funcionários é essencial:
Adaptação a cultura organizacional
Cada profissional traz consigo um estilo de trabalho moldado por suas experiências passadas.
No entanto, ao ingressar na empresa, é essencial que o novo colaborador receba treinamento alinhado aos princípios da organização contratante. Isso permite que ele compreenda e se ajuste à cultura organizacional, conhecendo os padrões de comportamento laboral a serem seguidos.
Aumento de produtividade
Profissionais devidamente treinados e capacitados demonstram maior produtividade e assertividade em suas atividades, reduzindo significativamente a necessidade de retrabalho.
Atualmente, há disponibilidade de treinamentos abrangentes sobre diversos temas, inclusive aqueles nos quais a equipe possa enfrentar desafios específicos.
Economia
Além de treinamentos especializados voltados para a redução de custos no setor, profissionais bem treinados aprimoram sua eficiência, otimizando o uso de recursos e verbas disponíveis. Essa melhoria na assertividade também previne despesas decorrentes de falhas.
Redução de rotatividade
Colaboradores capacitados compreendem melhor os processos da empresa, alcançando resultados superiores. Esse benefício não apenas favorece a organização, mas também promove a satisfação pessoal e profissional do colaborador, incentivando a permanência na empresa de maneira voluntária.
Atualização
Em um mercado em constante evolução, as inovações surgem com rapidez. Manter os funcionários atualizados é crucial para garantir que a empresa se adapte a essas mudanças e evite ficar obsoleta.
Quais são os principais tipos de treinamento de gerência
O papel do gerente é imprescindível para o futuro da empresa. Para isso, existem diversos treinamentos que estes profissionais precisam se capacitar, como:
Foco nas pessoas
A gestão de pessoas desempenha um papel crucial na construção da cultura da marca. Para inspirar verdadeiro comprometimento e engajamento por parte dos colaboradores, o setor de Recursos Humanos assume um papel central no entendimento das pessoas e na integração do propósito da marca.
Dado que, na prática diária, é o gestor de franquias quem mais interage com os colaboradores, ele se torna, teoricamente, o profissional mais capacitado para compreender suas dificuldades, capacidades e habilidades.
Nesse contexto, a atuação do RH se alinha à dos gestores, que devem compartilhar determinadas demandas da equipe — como as intenções de promoções ou transferências de colaboradores — com o departamento de Recursos Humanos.
É importante destacar que todo esse processo tem início com uma entrevista sólida. O recrutamento desempenha um papel fundamental antes mesmo do onboarding dos colaboradores!
Perfil profissional
Nesse contexto, o treinamento destinado aos Gerentes deve proporcionar ferramentas que facilitem a identificação dos colaboradores ideais para integrarem a equipe.
Exemplos dessas ferramentas incluem o teste MAPP, frequentemente utilizado para revelar afinidades com diferentes carreiras, e o DISC, que analisa aspectos psicológicos e identifica habilidades sociais.
Em determinadas situações, dinâmicas de grupo, quando aplicadas de maneira eficaz, podem ser úteis para auxiliar Gerentes e supervisores de lojas a conhecerem melhor os colaboradores.
Uma dica valiosa para que os Gerentes, ao passarem por esses treinamentos, obtenham um desempenho superior e absorvam o máximo de conhecimento é adotar a transparência, deixando clara a importância dessas ações para o desenvolvimento pessoal e profissional de cada indivíduo.
Melhorar a comunicação
Em qualquer setor, seja no varejo ou em outros segmentos, uma comunicação eficiente entre as equipes é essencial para alcançar os almejados resultados planejados no início do ano. Quando se trata da comunicação dos gerentes de loja com os supervisores e consultores da rede de franquias, essa dinâmica torna-se ainda mais crucial.
Afinal, o mundo dos negócios demanda soluções ágeis, pouca burocracia e otimização do tempo para funcionar de maneira eficaz. Portanto, não será benéfico se os Gerentes não conseguirem transmitir suas orientações de forma clara e objetiva aos vendedores.
No entanto, é importante ter mente aberta. Na liderança, comunicar vai além de simplesmente falar; envolve engajar, e para isso, não há método melhor do que ouvir os outros.
Afinal, tomar uma decisão antes de compreender completamente pode resultar em consequências insatisfatórias.
Gerenciamento de processos
Uma das responsabilidades fundamentais dos cargos de gerência e supervisão é a eficiente delegação de tarefas. Infelizmente, frequentemente essa etapa é conduzida de maneira descuidada, visando apenas se livrar das responsabilidades.
Portanto, é crucial que, ao delegar tarefas, o gestor seja capaz de identificar as habilidades e pontos fortes individuais de cada colaborador no ponto de venda, compreendendo qual tipo de tarefa ele desempenharia de forma mais eficaz do que outras.
Plataforma LMS: uma grande aliada para os treinamentos internos
Uma plataforma LMS, que significa Learning Management System ou, em tradução brasileira, Sistema de Gestão de Aprendizagem, é uma ferramenta educacional que transpõe o ambiente de ensino tradicional para o espaço virtual.
Ela torna possível o ensino online e oferece uma variedade de recursos para enriquecer e dinamizar a experiência de aprendizado, inclusive para treinamentos de gerência.
A utilização de uma plataforma LMS pode ajudar sua empresa a identificar as necessidades de competência de um gestor para realizar suas atividades com o máximo de qualidade.
A Plantar Educação possui uma plataforma de educação corporativa 100% EaD, levando treinamentos, cursos de capacitação e conteúdo, por meio de plataformas e aplicativos.
São diversas trilhas de conteúdos atualizados para capacitar talentos e gerência. Além de conteúdos customizados, que são produzidos de acordo com a demanda do cliente. Clique aqui e fale com um especialista para conhecer mais sobre.
Agora que você já sabe como realizar um bom treinamento de gerência na sua empresa,continue acompanhando o blog da Plantar Educação para mais conteúdos como esse!