Como melhorar a comunicação entre líder e liderados?

comunicação liderança

Comunicação e liderança devem andar juntas em todas as áreas de um negócio. A comunicação é essencial e está presente em todos os procedimentos de uma empresa e é determinante para que eles ocorram de modo eficiente e tenham os efeitos esperados. 

Além disso, o papel do líder também se torna essencial quando falamos em qualquer processo comunicacional, afinal, ele é um dos principais responsáveis por disseminar a cultura em uma empresa.

Mas disso a gente já sabe, não é?

O que deve ser questionado é como melhorar a comunicação entre líder e liderados para uma boa fluidez no trabalho. 

E é a resposta para essa e outras perguntas que você vai encontrar aqui, no conteúdo da Plantar Educação. Confira:

Quais são os papéis de um bom líder?

Um verdadeiro líder encarna vários papéis quando está atuando em uma organização ou na vida. 

Não basta o líder saber influenciar e orientar as pessoas, ele deve ajudá-las a desenvolver a capacidade de realizar bem suas tarefas, a crescer como pessoas e a evoluir em sua forma de lidar com a empresa, com as instituições e com a sociedade.

Vamos relembrar quais são esses principais papéis?

Humildade

Um verdadeiro líder encarna vários papéis quando está atuando em uma organização ou na vida. Não basta o líder saber influenciar e orientar as pessoas, ele deve ajudá-las a desenvolver a capacidade de realizar bem suas tarefas, a crescer como pessoas e a evoluir em sua forma de lidar com a empresa, com as instituições e com a sociedade.

Respeito

As pessoas têm medo de errar, mas o líder deve permitir que o liderado vá até o seu limite, com o maior respeito possível.

Compromisso

O papel do líder na gestão de pessoas se compromete com a capacitação e as suas metas. Ele demonstra em atitude, não só na fala, que há um comprometimento com as questões da empresa e do capital humano.

Organização

Sem ela, o caos se instala. E, com isso, as pessoas não conseguem lidar na complexidade. Ordena, dentre as entregas, todos os recursos e dados para dar conta de uma missão.

O primeiro papel do líder na gestão de pessoas é desenvolver. Afinal, é por meio da sua equipe que as metas são atingidas. 

Criar um ambiente onde os colaboradores se motivem, para que eles se sintam engajados, é vital. Além disso, orientar o time, dar sentido a ele, apoiá-los nos pequenos deslizes e falhas e servir os profissionais também tem importância.

Comunicar com eficiência

Por último, mas não menos importante, um líder deve se comunicar com o máximo de eficiência e clareza possível.

Quando as mensagens são entregues de forma eficaz para os funcionários, ruídos são evitados e os objetivos e as expectativas ficam claros, criando um clima propício para a geração de bons resultados.

Como a comunicação se entrelaça com a liderança?

Um estudo realizado pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, mostra que entre 70% e 90% do tempo de trabalho de um líder é dedicado a alguma forma de comunicação. 

Sabemos que os problemas de comunicação estão entre as principais causas dos conflitos entre líder e colaborador, comprometendo o desempenho das equipes. 

Quantas vezes ouvimos um líder se queixar que o colaborador não compreendeu o que era para fazer – e o colaborador reclamar que não é compreendido pelo chefe? 

Por esse motivo, o papel do líder é desenvolver, agregar e influenciar pessoas, o aprimoramento das habilidades de comunicação está na ordem do dia.

Para uma organização evoluir, é preciso que os profissionais que estão nas posições de liderança entendam a importância da comunicação e sejam capazes de usar todos os tipos de expressão para influenciarem as pessoas e fazerem delas seguidoras das suas ideias.

5 dicas para melhorar a comunicação entre líder e liderado

Uma das principais queixas dos colaboradores de uma organização é a falta de comunicação entre seu líder, certo?

Sabendo disso, reunimos dicas para melhorar a comunicação entre a liderança e o colaborador. Conheça e coloque em prática hoje mesmo:

1. Seja sempre honesto

Pode parecer clichê, mas não poderíamos começar com outra dica. 

Isso porque, a honestidade deve ser a base de uma comunicação interna, seja com boas ou más notícias. 

Ser sempre honesto gera confiança e lealdade por parte dos colaboradores em relação à empresa. E é isso que você deseja, não é mesmo?

2. Saiba ouvir

A comunicação é como uma faca de dois gumes, é preciso falar com clareza, mas também é necessário saber ouvir com respeito. E é isso que se espera de um líder. 

Ter um tempo para ouvir o que os colaboradores têm a dizer e concentrar-se nas questões principais é fundamental para transmitir segurança e encontrar as melhores soluções.

3. Peça feedbacks

Não é só o líder que pode e deve oferecer feedbacks aos seus colaboradores.

Faça isso sempre com muito cuidado e dê abertura para que tudo seja dito, sempre que necessário. 

Além disso, essa é uma forma do líder crescer em sua vida profissional e entender o que os colaboradores estão sentindo da maneira que estão sendo liderados.

4. Seja transparente

Uma comunicação transparente é essencial para o sucesso da relação entre coordenadorias e gerências. Um diálogo permeado pela postura profissional e pela transparência podem gerar ótimos resultados.

5. Priorize a comunicação face a face

Sabemos que em tempos de home office, isso pode ser difícil. Mas basta fazê-lo com a câmera ligada, em caso de reuniões on-line.

A fluidez da comunicação interna é essencial para o sucesso das empresas e a motivação e satisfação dos funcionários. Para que isso ocorra, é vital que a comunicação entre coordenadorias e gerências tenha qualidade e ocorra sem ruídos.

A honestidade, a confiança, o respeito, a capacidade de falar e ouvir com clareza, a autocrítica e a credibilidade são as qualidades de um líder que quer se destacar pela forma como ele se comunica com a equipe, como podemos observar. 

Agora que você já sabe como comunicação e liderança podem andar juntas, que tal colocar as dicas em prática? Boa sorte! 

Por:
Pai, filho, educador e apaixonado por inovação! Graduado em Gestão de Tecnologia da Informação com MBA em Liderança e Gestão Empresarial. Já são mais de 20 anos com atuação em empresas ligadas ao Agronegócio nas áreas de gestão, consultoria e educação corporativa.
Receba nossas sementes de conhecimento toda semana!
compartilhar

Compartilhe este conteúdo em: