O que é LMS? Por que pode ser uma boa ideia para sua empresa?

Marcos Paulo Barbosa

Em um período onde os avanços tecnológicos não param, cada vez mais empresas estão optando por capacitar seus colaboradores em plataformas online ao invés de aulas presenciais e o LMS é o estilo mais indicado e acessível para isso!

LMS é a abreviação para Learning Management System ou Sistema de Gestão de Aprendizagem, no Brasil também conhecido por alguns como AVA, Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Outro termo bastante difundido equivalente ao LMS é plataforma de ensino a distância ou plataforma EAD.

Mas o que é um sistema LMS, exatamente? O que ele oferece para as empresas? Como aplicar? 

O que é um sistema LMS?

Na prática, LMS é um software voltado para criar, organizar e gerenciar cursos e treinamentos online.

Tanto as pessoas que buscam por plataformas para vender seus cursos quanto as que procuram plataformas que suportem treinamentos para sua empresa encontram no LMS uma ótima solução. 

Neste último caso, é possível criar cursos personalizados para as necessidades da empresa e avaliar o desempenho dos colaboradores por meio de indicadores em tempo real.

Como o LMS é baseado nas tecnologias digitais, é comum oferecer diversos recursos de aprendizagem e gestão de aprendizagem que não são encontrados no ensino presencial. 

Além disso, o uso de sistemas de gestão de aprendizagem online pode reduzir o tempo e o custo necessários para a capacitação dos funcionários, o que é bom para a empresa e para a equipe.

Quais são suas funcionalidades?

Assim como existem muitos tipos de sistemas LMS, existem variadas funcionalidades contidas neles. Algumas são importantes para qualquer negócio, enquanto outras atendem necessidades mais específicas.

Conheça algumas:

  • Hospedagem de conteúdos: além de permitir a criação de cursos personalizados, um sistema EAD permite o upload de vários tipos de conteúdos úteis para o aprendizado dos colaboradores;
  • Fóruns: grande parte dos sistemas LMS disponibiliza fóruns, em que podem ser tiradas dúvidas, inclusive com um orientador que esteja online;
  • Gamificação: torna o treinamento mais dinâmico e divertido, chamando a atenção dos colaboradores e aumentando seu engajamento;
  • Indicadores de desempenho: é possível monitorar o desempenho e efetividade do curso aplicado se torna muito mais fácil;
  • Testes: após a aplicação de um conteúdo, os colaboradores passam por testes de conhecimento, para confirmar que entenderam o assunto. 

Por que o LMS é uma boa ideia para ambientes corporativos?

Além das funcionalidades que apresentamos, os LMS destinados a contextos corporativos têm algumas vantagens especiais.

O primeiro deles é a integração com os sistemas de RH. O LMS possibilita uma gestão completa do perfil profissional dos colaboradores, permitindo atribuir trilhas de aprendizagem para que os profissionais alcancem as competências desejadas.

Além disso, o LMS é uma alternativa que reduz custos de deslocamento, infraestrutura e contratação de pessoal especializado. Assim, se o usuário puder acessar os cursos em qualquer lugar que tenha internet, poderá acessá-los em seu ambiente de trabalho. 

Sendo assim, a mobilidade também é vantagem: além de não interromper o horário de trabalho dos colaboradores, equipes de várias partes do mundo podem ser capacitadas simultaneamente, o que é muito útil para empresas com sedes em vários estados ou com muitos departamentos. 

Porém, como escolher o LMS ideal para minha empresa?

Com tantas diversidades na característica desse software, você certamente quer encontrar o LMS mais adequado para o seu negócio. Veja, a seguir, os principais pontos que você deve analisar na hora de contratar a plataforma ideal.

Conheça sua demanda

O primeiro ponto para escolher o LMS é saber sinceramente para que você vai usar. Enquanto uma empresa pode precisar do recurso para analisar o desempenho dos funcionários e fazer a gestão de talentos, outra pode precisar apenas para realizar um treinamento. 

Estabeleça todos os objetivos que você pretende alcançar.

Conheça a experiência da empresa

É importante observar o tempo de mercado, pesquisar quem são os clientes que já usaram as ferramentas da empresa que você pretende contratar. Depois dessa primeira filtragem, é possível verificar cada uma das possibilidades e a qualidade do atendimento. Afinal, será o time dessa organização que ajudará a sua equipe, no caso de contratação.

Busque uma interface fácil e intuitiva

Como apontamos, o treinamento conta com dois estágios: seu desenvolvimento e a aplicação para os colaboradores. A importância de um layout agradável e uma interface que facilite o desenvolvimento de cursos é fundamental. Isso otimiza a produtividade na perspectiva da concepção e aumenta adesão e engajamento por outro lado.

Certifique-se das funcionalidades

Hoje em dia é muito fácil encontrarmos uma infinidade de cursos on-line pela internet. Porém, este não é o objetivo de um LMS corporativo. A ideia não é simplesmente entregar um conteúdo. É fundamental acompanhar algumas ações como:

  • Saber quem está acompanhando o conteúdo entregue;
  • Analisar o nível de participação dos colaboradores;
  • Medir o desempenho de cada um (tanto nas avaliações quanto em outros aspectos que a empresa considerar estratégicos);
  • Automatizar entregas. Por exemplo, quando o funcionário concluir o curso x, encaminhá-lo para o curso y e sinalizar essa transição;
  • Ter os resultados nas mãos em tempo real.

Confirme a segurança

Treinamentos corporativos são confidenciais e fazem parte da estratégia da empresa. 

É importante garantir que suas capacitações sejam entregues com qualidade para seu público interno e, ao mesmo tempo, assegurar que as informações apresentadas não vazem ou sejam distribuídas por terceiros.

Gostou de descobrir o que é LMS e como esse software pode contribuir para os processos de treinamentos e capacitação da sua empresa? 

Como você viu, o sistema de gestão da aprendizagem é extremamente vantajoso para a organização, não só no sentido de motivar e engajar os funcionários, como também para otimizar o monitoramento do desempenho, contribuindo para a gestão da performance. 

Conheça a plataforma EaD da Plantar Educação, que oferece todos esses benefícios e muito mais! Clique aqui e fale com um dos nossos especialistas.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp