Nanolearning: treinamentos rápidos vencem a falta de tempo

Nanolearning

O nanolearning é uma tendência de aprendizagem criada para educar os alunos sobre um tópico por meio de pílulas de aprendizagem curtas e informais, geralmente com menos de 2 minutos de duração.

Devido à popularização das plataformas de mídia social, como TikTok, o conteúdo rápido está se tornando cada vez mais predominante, com as gerações aprendendo mais com vídeos curtos do que com os formatos de aula tradicionais.  

Sendo assim, o nanolearning oferece pequenas pilulas de aprendizagem altamente direcionada com um único objetivo para os alunos. Ele pode conter uma ampla variedade de multimídia, como texto, vídeo, som e imagens, mantendo os alunos envolvidos. 

Mas como o nanolearning pode funcionar na prática? Confira mais sobre suas especificidades neste conteúdo.

O que é nanolearning?

Nanolearning é um termo usado para descrever um método de entrega de conteúdo educacional em um curto período de tempo

Esses conteúdos são normalmente entregues na forma de vídeos curtos e são projetados para serem consumidos em questão de minutos ou segundos.

Além disso, são geralmente projetados para serem facilmente acessíveis e digeríveis, geralmente usando a tecnologia para fornecer conteúdo de maneira rápida e eficiente.

Um exemplo de nanolearning pode ser um breve tutorial em vídeo ou infográfico que ensina uma habilidade ou conceito específico em apenas alguns minutos. 

Por exemplo, um pequeno vídeo demonstrando como usar um novo recurso de software ou um infográfico explicando um tópico complexo de forma simplificada.

Imagine um executivo ocupado que deseja aprender mais sobre uma determinada tendência do setor, mas não tem tempo para sentar e ler um longo relatório ou participar de uma conferência de um dia inteiro. 

Em vez disso, eles podem optar por uma série de vídeos ou infográficos de 2 minutos que fornecem uma visão geral de alto nível da tendência, incluindo as principais conclusões e possíveis implicações que a equipe interna de aprendizado e desenvolvimento criou para o desenvolvimento da empresa.

Qual é a diferença entre micro e nanolearning?

O microlearning e o nanolearning são formas de aprendizado de tamanho reduzido, mas existem algumas diferenças fundamentais entre os dois.

O microlearning envolve experiências de aprendizado mais longas que o nanolearning, geralmente com duração entre 5 e 15 minutos

Essas experiências são projetadas para serem consumidas de uma só vez e são geralmente focadas em um único objetivo de aprendizado. Exemplos de microlearning incluem vídeos curtos, questionários interativos e atividades gamificadas.

Por outro lado, as experiências de nanolearning são ainda mais curtas, geralmente durando menos de 5 minutos

Eles são projetados para fornecer informações muito específicas, geralmente centradas em uma única ideia ou conceito. Exemplos de nanoaprendizagem incluem infográficos, tutoriais rápidos e pequenos trechos de informações.

Quando o nanolearning é aplicado na aprendizagem?

Aplicar o nanolearning se torna mais eficaz quando os alunos precisam de uma atualização rápida ou para apoiar uma atividade no trabalho, por exemplo: 

  • Como criar uma tabela dinâmica ou inserir várias linhas em uma planilha do Excel;
  • Como usar um recurso específico de um aplicativo, como compartilhar localização ou efetuar um pagamento.

Com o nanolearning, os alunos devem ser capazes de se beneficiar imediatamente do recurso ou ativo. É preciso notar que não é adequado para níveis mais profundos de aprendizagem e desenvolvimento de habilidades.  

Aqui estão alguns exemplos práticos de  nanolearning em ação: 

  1. Envio de e-mail para os alunos durante um curso ou programa;
  2. Clipes de vídeo de 13 a 30 segundos com animações (semelhantes aos vídeos do TikTok);
  3. Infográficos visuais cobrindo 3 pontos principais.

Afinal, como aplicar?

Por ser um método com um tempo curto de execução, o nanolearning é focado em um objetivo de aprendizado mais específico. 

Entendendo e identificando o que é preciso

Verifique, nos conteúdos dos treinamentos, quais podem ser divididos em etapas menores. 

Análise, por meio de uma pesquisa com os colaboradores, o que eles costumam executar com menos frequência e que tipos de ferramentas podem ser usadas para ajudar nessa atualização.

Use uma boa ferramenta

Manter o nanolearning ativo e atualizado é importante. Para isso, ter uma boa ferramenta que permita a inclusão dos conteúdos de forma rápida é essencial. Considere utilizar um bom LMS.

Escolha o formato

Vídeos e podcast? Há várias possibilidades para você oferecer um nanolearning, mas considere o que os seus colaboradores gostam e como eles já estão acostumados a consumir esses conteúdos fora do ambiente corporativo.

Limite os módulos

Os estudantes que podem pesquisar o que não sabem têm boa compreensão do que precisam. A maioria das tarefas e das perguntas pesquisáveis ​​não requer muito contexto. 

Se os seus colaboradores precisam, por exemplo, entender como utilizam o sistema de registro de ponto, eles não vão querer saber a história por trás da máquina, como são fabricadas ou algo do tipo, não é mesmo?

Por isso, responda apenas à pergunta que os estudantes procuram e nada mais. É justo recomendar recursos relacionados, mas atenda às necessidades deles e libere-os para o próximo aprendizado

Atenção para não “estourar” o tempo

Aquela velha história de que “isso não pode ficar de fora” na hora de produzir um conteúdo é um inimigo do nanolearning. Brevidade é a palavra neste método. Se perceber que o conteúdo vai ficar maior do que se espera, é hora de repensá-lo.

Acrescentar “mais uma coisa” é o inimigo declarado do nanolearning. O impacto cognitivo do nanolearning depende da brevidade. Por isso, atente-se em criar algo que seja objetivo e vá direto ao foco do que o conteúdo pretende ensinar.

Conseguiu perceber como o nanolearning pode ajudar e muito no engajamento e retenção dos colaboradores aos treinamentos?

Sendo assim, se os líderes das empresas desejam desenvolver efetivamente seus colaboradores e expandir seus negócios, precisam começar a olhar além dos treinamentos medidos apenas pela carga horária.

É preciso começar a considerar novas formas, mais tecnológicas, digitais e eficientes, apostando em um conceito que já tem ganhado força e importância ao redor do mundo.

Não hesite em adotar estratégias mais modernas, acompanhando a evolução do aprendizado. Afinal, é importante seguir o que está em alta e dando bons resultados, não é mesmo?

E agora que você já sabe o que é nanolearning e como aplicar, continue acompanhando o blog da Plantar Educação para mais conteúdos como esse!

Por:
Pai, filho, educador e apaixonado por inovação! Graduado em Gestão de Tecnologia da Informação com MBA em Liderança e Gestão Empresarial. Já são mais de 20 anos com atuação em empresas ligadas ao Agronegócio nas áreas de gestão, consultoria e educação corporativa.
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