Entregar experiências que sejam, ao mesmo tempo, atrativas e variadas é um objetivo que toda empresa busca atualmente. Isso porque boas experiências criam conexões e fidelizam públicos de interesse. Nesse sentido, um novo conceito vem transformando as estratégias de negócio nas empresas: o Figital.
Basicamente, o Figital tem como foco as experiências e vem transformando as estratégias nas empresas em diferentes setores, incluindo o RH. Por isso, no artigo a seguir, vamos explicar um pouco melhor o que é Figital e como esse conceito pode ajudar a sua empresa.
Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe o artigo abaixo até o final para saber tudo sobre o Figital!
Afinal, o que é Figital?
Figital é uma expressão que tem origem no inglês Phygital e consiste na união entre duas palavras: physical (físico) e digital. É um conceito que teve origem no marketing e foca na união entre experiências no mundo físico e no ambiente digital.
O objetivo do Figital é criar experiências mais completas para clientes, gerando um diferencial competitivo no mercado. Por isso, cada vez mais empresas seguem investindo nesse modelo e criando estratégias que levem em conta esse tipo de experiência do cliente.
No entanto, para adotar uma estratégia Figital não basta ter experiências no ambiente físico e digital ao mesmo tempo. Para ser colocada em prática de forma eficiente, a abordagem Figital possui 3 pilares, também conhecidos pela sigla I.C.E: Instant (Instantâneo),Connected (Conectado) e Engaging (Atraente).
Instantâneo: os consumidores estão mais conectados e demandam velocidade e antecipação na entrega de produtos e serviços. Portanto, o objetivo é unir a capacidade de entregar produtos e serviços instantaneamente de um ponto de vista físico, aliado a rapidez e a qualidade das plataformas digitais.
Conectado: todos os componentes do produto ou serviço disponibilizado devem estar conectados e acessíveis ao cliente ou usuário. Sendo assim, a utilização de diferentes canais tanto físicos quanto digitais que conversem entre si é indispensável em estratégias Figital.
Atraente: as ações devem ser notáveis para o cliente, além de serem atrativas, interativas e interessantes paro o seu público de interesse. Desse modo, a experiência deve ser ao mesmo tempo imersiva e divertida para quem acessa, tanto nos pontos de contato físico quanto digitais.
Por fim, o foco desses pilares é atender uma demanda crescente em um mundo cada vez mais conectado e com consumidores que exigem melhores experiências de consumo. Mas como funciona o Figital na prática?
No tópico a seguir, veremos alguns exemplos práticos.
Exemplos de experiências Figital
Agora que vimos o que é Figital e quais os seus pilares, surge a dúvida: como esse modelo pode ser aplicado no mercado? Para entendermos um pouco melhor como esse conceito funciona na prática, aqui vão alguns exemplos práticos.
Realidade Aumentada
Um dos melhores exemplos de uma abordagem Figital é a Realidade Aumentada, que permite expandir, com o uso do digital, a experiência do mundo físico. Por exemplo, aplicativos que permitem testar diferentes cores para a pintura de um cômodo com apenas uma foto são um serviço que utiliza realidade aumentada.
Outros exemplos incluem: softwares que calculam a data de manutenção de equipamentos, jogos eletrônicos que utilizam mapas online e filtros inteligentes nas redes sociais.
Inteligência Artificial
Outra tecnologia muito utilizada na abordagem Figital é a inteligência artificial, que está transformando a experiência de clientes em diferentes setores. O uso das IAs ajuda a entender o comportamento de clientes, além de facilitar o trabalho em diferentes áreas de atendimento e sucesso do cliente.
Dentre os usos da Inteligência Artificial nesse sentido estão: atendimento personalizado, análise de sentimentos e processamento de linguagem natural.
Realidade Virtual
A realidade virtual permite o acesso a diferentes produtos e serviços sem a necessidade da presença ou do contato físico. Por outro lado, essas ferramentas surgem enquanto complemento para a jornada de clientes, que utilizam da liberdade geográfica presente nessas soluções.
Um dos exemplos práticos do uso da realidade virtual é o tour virtual usado na construção civil, para permitir que clientes visitem apartamentos na planta como se já tivessem sido entregues.
Internet das Coisas
A internet das coisas permite que a grande parte dos dispositivos que utilizamos usem estejam conectados à maior rede do mundo. De um ponto de vista de experiência do cliente isso significa que praticamente tudo pode ser integrado à jornada com produtos e serviços.
Um exemplo prático desse processo são os assistentes virtuais, que através de um único dispositivo conseguem controlar diversos outros. Com único comando é possível ter casas inteligentes e que funcionam de forma totalmente interconectada.
Além dos exemplos citados acima, uma série de tecnologias e conceitos também podem dar suporte às experiências Figitais, como por exemplo:
- Redes Sociais;
- Acessórios Multimídia;
- Assinaturas Digitais;
- NFC e QR Codes.
Mas além da sua aplicação em estratégias de marketing e relacionamento com clientes, a abordagem Figital não fica restrita apenas a elas e pode ser utilizada em outras áreas, como a de recursos humanos. No tópico a seguir, veremos a aplicação do conceito Figital na educação corporativa.
Figital na Educação Corporativa
Conforme vimos nos tópicos anteriores, o conceito Figital pode incorporar uma série de tecnologias e ser aplicado a diferentes áreas. Dentre essas áreas estão a de recursos humanos e gestão de pessoas, sobretudo no que se refere ao treinamento e desenvolvimento nas empresas.
Assim como uma abordagem Figital pode otimizar a experiência do cliente, o mesmo pode ser feito com a experiência do colaborador. De um ponto de vista educacional, o conceito Figital pode ser aplicado a cursos e treinamentos como forma de melhorar a experiência de aprendizagem.
Quando bem integrados, esses processos podem ajudar o colaborador a aprender mais e melhor. Isso inclui desde o conhecimento absorvido durante os treinamentos como também a aplicação desses aprendizados no ambiente de trabalho.
Você pode aplicar a abordagem Figital em treinamentos corporativos de diferentes formas:
Realidade aumentada/virtual: pode ajudar na prática de conteúdos técnicos em ambientes sem riscos a integridade física ou estrutural.
Inteligência Artificial: pode ajudar na personalização de trilhas de aprendizagem e aplicação de conceitos que interagem com a realidade do colaborador.
Integrações: as integrações entre diferentes plataformas e dispositivos ajudam no acesso ao conteúdo de forma rápida e dinâmica.
Suporte Digital: a análise de dados monitora o progresso dos colaboradores em treinamentos, ajudando a definir a demanda por recursos adicionais, por exemplo.
Por fim, quando bem implementado, o conceito Figital pode beneficiar tanto empresa quanto o time de colaboradores. A união entre os universos físico e digital ajuda a criar experiências mais completas e agradáveis, e os benefícios podem ir desde a fidelização de clientes até a criação de times de alta performance.
Gostou desse artigo? Veja também o nosso post sobre Plataformas de Aprendizagem Gamificadas.
Até a próxima!