Employee Experience: veja como ela melhora sua gestão de RH

Employee Experince

A experiência que os colaboradores tem dentro de uma empresa impacta diretamente na qualidade do trabalho e nos resultados obtidos. Por isso, muitas empresas tem colocado o employee experience como centro das suas ações de recursos humanos. 

No entanto, você sabe no que consiste o employee experience? Você sabia que ele pode transformar a sua gestão de RH e trazer mais produtividade e satisfação aos colaboradores? 

Por esse motivo, preparamos o post a seguir para que você descubra o que é employee experience e melhore sua gestão de RH. 

Para saber um pouco mais sobre o assunto, é só continuar a leitura a seguir. Vamos lá? 

O que é employee experience? 

A expressão employee experience, ou simplesmente EX, vem do inglês e seu significado pode ser traduzido como experiência do colaborador. Na prática, o employee experience diz respeito a toda a experiência que um colaborador tem ao trabalhar numa determinada empresa. 

O employee experience tem base em toda uma jornada que o colaborador terá dentro da empresa, o que inclui ambiente, condições de trabalho e motivação. Dessa forma, o setor de RH tem grande participação na experiência que esses colaboradores tem na empresa. 

Uma boa experiência dos colaboradores pode trazer resultados positivos para a empresa ao melhorar a qualidade de vida no trabalho do seu time. Por isso, as ações que visam o employee experience precisam ser humanizadas e tratadas com cuidado pelo setor de RH. 

Construir experiências enriquecedoras para colaboradores na sua empresa vai depender de ações que vão desde a entrada até o desligamento destes colaboradores. Dessa forma, ações de employer branding, onboarding, educação corporativa, entre outros fatores podem definir positivamente essa jornada. 

As ações que tem em vista o employee experience vão depender de vários fatores como cultura, estrutura e clima organizacionais na empresa. Portanto, antes de definir o que precisa ser feito, faça um diagnóstico e ouça seus colaboradores para ter certeza de que está no caminho certo. 

Importância do employee experince 

A experiência dos colaboradores na empresa tem ganhado um papel cada vez mais central nas estratégias de RH dentro das empresas. Fatores como motivação, produtividade e qualidade do trabalho tem sido determinantes nas empresas, e o employee experience está ligado a todos eles. 

Por esse motivo, o employee experience tem sido usado pelas empresas como um termômetro e motivador para incentivar um trabalho de maior qualidade. Gestores perceberam que, quanto melhor for a experiência de um colaborador, melhor será a sua entrega pra empresa e sua qualidade de vida. 

Em seu livro “The Employee Experience Advantage”, o autor Jacob Morgan evidencia um novo tipo de empresa no mercado: aquelas focadas na experiência dos colaboradores. Nele, Morgan mostra como construir boas experiências para seus colaboradores e os principais ganhos dessa iniciativa. 

Jacob Morgan demonstra em sua pesquisa os principais tipos de ambiente que existem e o que gestores precisam fazer para construir melhores experiências. Ele classificou os ambientes das empresas em 3 tipos diferentes: cultural, tecnológico e físico. O autor define que focar nesses 3 ambientes é a chave para criar boas experiências com seus colaboradores. 

Ferramentas de employee experience 

Quando se trata de construir boas experiências para os colaboradores, gestores podem contar com uma gama de ferramentas que ajudam no processo. Estas ferramentas podem ser usadas como formas de transformar a experiência do colaborador de maneira positiva e alinhada com seus objetivos e valores. 

Por isso, antes de construir uma estratégia que vise melhorar a sua employee experience, fique de olho nestes aspectos que podem auxiliar sua gestão. Dentre algumas das principais ferramentas que influenciam a experiência de um colaborador estão: 

Employer Branding 

O employer branding é o processo estratégico que constrói as chamadas marcas empregadoras. Ele recebe esse nome porque consiste num conjunto de estratégias que visam construir uma empresa atraente diante de novos talentos. 

No entanto, o employer branding também visa ações que buscam reter estes talentos e contribuir com a sua experiência dentro da empresa. Por isso, ela considera a expectativa que estes colaboradores tem no momento da contratação e como elas se sustentam no cotidiano da empresa. 

Onboarding 

A forma como novos colaboradores são recepcionados é talvez uma das partes mais importantes na construção de uma experiência positiva na empresa. Isso porque se trata da primeira impressão que um colaborador terá da empresa durante o seu período de entrada e adaptação. 

Construir um caminho coerente e que receba seus novos colaboradores da melhor maneira possível é o papel do onboarding. O onboarding será responsável por construir todo o caminho que o colaborador precisa percorrer ao entrar na empresa, e isso vai além da rotina de trabalho. 

Caso a empresa adote uma cultura acolhedora, as chances de construir uma boa experiência para este colaborador crescem. 

Benefícios Diversos 

Quando falamos em benefícios para seus colaboradores, muitos gestores podem confundir com as obrigatoriedades exigidas por lei. Mas neste caso estamos falando de pequenos benefícios que vão além dos benefícios comuns. 

Fazer parcerias que beneficiam seus colaboradores e tragam crescimento pessoal é uma das formas de demonstrar que a sua empresa se importa com seus colaboradores. Assim você garante que sua empresa ajude seus colaboradores para além do trabalho, criando melhores experiências. 

Educação Corporativa 

A qualificação do seu time interno também deve ser uma preocupação diante do employee experince. Investir em iniciativas de qualificação como universidades corporativas e design instrucional pode melhorar a experiência dos seus colaboradores. 

O investimento em educação corporativa é uma ação que gera benefícios para ambos os lados da relação de trabalho. O colaborador fica melhor qualificado para o próprio trabalho enquanto a empresa colhe resultados melhores. 

Vantagens da boa experiência do colaborador 

Vimos que a sua empresa pode contar com ferramentas diversas para mudar a experiência dos seus colaboradores para melhor. Mas afinal, quais as principais vantagens que uma empresa pode colher ao centralizar seus esforços de RH no employee experience? 

Sabemos que na área de recursos humanos não existem receitas prontas nem resultados dados, e sim elementos que podem ajudar no processo. Por isso, podemos apontar diversas vantagens de focar seu setor de RH em ações voltadas para o employee experience. Entre algumas dessas vantagens podemos destacar: 

Maior engajamento: Colaboradores que tem uma melhor experiência com a empresa em que trabalham geralmente estão mais engajados com a sua atuação. Uma empresa com um time bem engajado ultrapassa desafios com maior facilidade e cria aberturas para a inovação no ambiente de trabalho.  

Dessa forma, sua empresa e colaboradores se beneficiarão mutuamente, além de construir um ambiente melhor para o time interno de colaboradores. 

Maior produtividade e motivação: Colaboradores mais motivados produzem muito mais e a motivação tem forte ligação com a experiência dentro da empresa. Segundo uma pesquisa realizada pela empresa estadunidense Gallup, colaboradores desmotivados produzem cerca de 125% menos em relação aos outros.  

Por isso, tenha em mente que boas experiências criam colaboradores mais motivados e, por consequência, mais produtivos. 

Cultura mais forte: Outro ponto importante é o impacto que o employee experience tem na cultura da empresa como um todo. Dessa forma, empresas que constroem boas experiências geralmente tem culturas mais fortes e voltadas para a colaboração e proatividade

Employee Experience e Educação Corporativa 

Para concluir, vemos que investir na experiência do colaborador vai além de ações que envolvem apenas a estrutura do seu negócio. É preciso observar outros elementos intangíveis como a cultura e a motivação de seus colaboradores. Por isso, mais do que investir em ações você deve investir nos colaboradores em si. 

Para que isso aconteça de maneira efetiva, a educação corporativa pode ser uma solução simples, mas que traz ótimos resultados. 

Por isso a Plantar Educação oferece soluções em Universidade Corporativa, Consultoria Educacional e Aprendizagem Digital para que você qualifique seus colaboradores e traga a transformação digital para a sua empresa. Através de programas de aprendizagem especializados, faremos com que a sua empresa se transforme através da educação corporativa e da transformação digital. 

Fale agora com um especialista e transforme a sua empresa para melhor! 

Por:
Graduado em Relações Públicas pela Universidade Federal de Goiás, busca alcançar novos horizontes e desafios no campo da gestão do agronegócio. Aproximar as áreas de gestão dos processos humanizados e eficazes é um de seus principais objetivos, sempre levando em conta a qualidade e a credibilidade na produção de conteúdos úteis e concisos.
Receba nossas sementes de conhecimento toda semana!
compartilhar

Compartilhe este conteúdo em: