Atualmente, a educação corporativa online se tornou uma ferramenta estratégica importante, sobretudo na definição dos objetivos de RH e dos resultados esperados nesse sentido. Como resultado, a busca por metodologias eficazes de aprendizagem também se tornou uma prioridade, e é nesse ponto que entra em cena a plataforma gamificada.
As plataformas gamificadas promovem a aprendizagem ao mesmo tempo geram engajamento e incentivam o desenvolvimento do colaborador de forma divertida e empolgante. No artigo a seguir, você vai conhecer 5 das principais vantagens d adotar uma plataforma gamificada de aprendizagem na sua empresa.
Continue a leitura para saber mais!
Mas o que é gamificação?
Sempre que falamos em plataforma gamificada, estamos falando também sobre um conceito central desse processo: a gamificação. Mas o que é isso?
Basicamente, gamificação é uma metodologia que visa a utilização de técnicas e elementos de jogo em contextos que não estão relacionados a jogos. Dessa forma, é possível trazer a motivação e o divertimento encontrado nos jogos para contextos e locais no quais isso não seria possível.
As aplicações da gamificação são bem amplas e podem ser encontradas em diferentes áreas como:
- Educação
- Saúde
- Marketing
- Recursos Humanos
- Meio Ambiente
No caso da educação corporativa, a gamificação é utilizada enquanto ferramenta para engajar e incentivar colaboradores acerca de treinamentos e qualificações adotados na empresa. O senso de evolução e de recompensa ajuda a manter o colaborador engajado, além criar o senso de evolução baseado nos desafios e nas recompensas que fazem parte dessa metodologia.
Segundo uma pesquisa feita pela TalentLMS, 89% dos colaboradores respondentes afirmaram que seriam mais produtivos se o seu trabalho fosse mais gamificado. Para as plataformas de treinamento online a tendência se repete, sendo que 33% gostariam de ter mais funcionalidades gamificadas nos softwares de treinamento da empresa.
Além disso, a pesquisa também trouxe outros insights importantes, como por exemplo:
- A grande maioria dos colaboradores que recebem treinamentos gamificados (81%) se sentem mais motivados;
- A maioria dos colaboradores que recebem treinamentos não gamificados (61%) ficam entediados e pouco produtivos.
- A gamificação tem alto impacto no engajamento e motivação dos colaboradores;
- A maioria dos colaboradores acreditam que elementos de gamificação tornam o processo de recrutamento e seleção e a empresa mais atrativos.
Agora que sabemos o que é gamificação, pode surgir a dúvida: mas quais os benefícios dessa metodologia para as empresas?
Confira no tópico a seguir 5 vantagens de uma plataforma gamificada de aprendizagem.
5 vantagens da plataforma gamificada
Conforme vimos anteriormente, a gamificação se tornou uma ferramenta importante para as empresas e igualmente atrativa para os colaboradores. O que muitas empresas ainda não sabem é que uma plataforma gamificada de aprendizagem pode ir além de potencializar os resultados dos treinamentos.
Dentre alguns dos benefícios trazidos por essas plataformas, podemos citar 5 deles, tais como:
1 – Aumento do engajamento
Uma plataforma gamificada de aprendizagem estimula o colaborador a se manter engajado nas atividades e no próprio caminho de evolução. A proposta por trás das mecânicas e elementos dos games é fazer com que o colaborador não se sinta desmotivado com os erros e siga perseguindo um desenvolvimento maior.
Os benefícios desse engajamento vão além da própria plataforma gamificada e do treinamento em si, estando presente também na própria rotina de trabalho do colaborador. Como resultado, o engajamento dos colaboradores em relação às ações da empresa aumenta, enquanto a empresa ganha em qualificação e produtividade do seu time interno.
2 – Personalização do aprendizado
Outro ponto de destaque das plataformas gamificadas de aprendizagem são as funcionalidades que permitem a personalização do aprendizado. Por exemplo, as jornadas de aprendizagem flexíveis aliadas ao ambiente online permitem que o colaborador aprenda como e onde quiser.
Além disso, outra funcionalidade comum é a escolha da trilha, do ritmo e conteúdo de acordo com os objetivos de cada colaborador. Dessa forma, a jornada coloca quem está aprendendo no centro do processo, como protagonista do próprio processo de aprendizagem.
Além disso, da perspectiva das empresas, a formatação de treinamentos e o processo de design instrucional também é personalizável, alinhando os treinamentos aos objetivos estratégicos.
3 – Rapidez e controle de feedback
Uma plataforma de aprendizagem online garante liberdade geográfica e rapidez no processo de aprendizagem do colaborador. Quando feita de forma gamificada, não só o aprendizado se torna mais intuitivo, como o controle de feedback também se torna mais dinâmico.
Plataformas gamificadas trazem estatísticas e resultados em tempo real para o aluno em um formato diferenciado e estimulante. Ao invés de apenas números ou uma mensagem que define se um colaborador conseguiu uma certificação, o feedback é bem mais interativo na mensagem e nos seus impactos.
Em adição a isso, essas plataformas ajudam as empresas a fazerem ajustes necessários da mensagem e do formato dos treinamentos. Consequentemente, esses treinamentos estarão ainda mais alinhados ao perfil dos colaboradores ao longo do tempo.
4 – Retenção do conhecimento e talentos
A aprendizagem, quando feita de forma divertida e interativa, ajuda na retenção dos conhecimentos por um longo período. Isso porque uma plataforma gamificada ajuda a envolver o colaborador no conteúdo, de forma desafiadora e interessante, fazendo com que ele siga motivado a evoluir.
Por outro lado, no caso das empresas, esse nível de retenção de conhecimentos ajuda a reduzir o investimento médio em treinamento e desenvolvimento. Em suma, quanto maior a retenção dos conteúdos repassados durante o treinamento, menor será a necessidade da empresa em investir em treinamentos adicionais.
5 – Incentivo à colaboração
Por fim, mas não menos importante, uma plataforma gamificada ajuda a manter a evolução dos colaboradores em evidência e a incentivar o trabalho em equipe. Seja por meio de jornadas, rankings ou fóruns, essas plataformas facilitam o compartilhamento do conhecimento.
Do ponto de vista de cultura organizacional, tanto empresa quanto o time de colaboradores só têm a ganhar. O resultado é a criação de uma cultura de aprendizagem constante baseada na colaboração e no desenvolvimento de todos os envolvidos.
Por isso, lembre-se que uma plataforma gamificada entrega bem mais do que agilidade na entrega de conteúdo. Ela também pode se tornar uma ferramenta importante na construção de cultura baseada na aprendizagem, colaboração e na excelência individual e de equipes.
Gostou desse artigo? Continue acompanhando o blog da Plantar para mais conteúdos sobre educação corporativa, gamificação e outros assuntos!
Até a próxima!