A comunicação interna é crucial para o sucesso empresarial, pois uma mensagem eficiente alinha equipes, aumenta a produtividade e reduz conflitos internos. Por esse motivo, ferramentas de comunicação interna são muito utilizadas!
No entanto, muitos gestores têm dificuldade em identificar as ferramentas e estratégias necessárias para alcançar esse objetivo.
Neste artigo, exploraremos o conceito de ferramentas de comunicação interna, destacando sua importância para as empresas e citando exemplos essenciais para qualquer organização atualmente. Não perca!
O que é comunicação interna?
Antes de abordarmos as ferramentas de comunicação interna, é importante entender o papel desse setor.
A comunicação interna é responsável pelo compartilhamento de informações entre as equipes e a empresa, visando alinhar as demandas e fortalecer a cultura organizacional.
É crucial manter os profissionais motivados e engajados com os resultados, já que a satisfação dos colaboradores é essencial para o sucesso do empreendimento.
Afinal, cada vez mais, as organizações investem em ferramentas de comunicação interna para colherem seus benefícios.
Quais seus benefícios para a organização?
Se você está se perguntando como as ferramentas de comunicação interna podem melhorar o desempenho geral da sua empresa, nós podemos ajudar. Há diversos motivos pelos quais você deve considerar investir nessas ferramentas, e listamos os principais deles para você.
Confira:
Clima organizacional
Investir em ferramentas de comunicação interna valoriza os colaboradores, aumenta a motivação, melhora as relações e o clima organizacional, diminui a rotatividade e aumenta a produtividade.
Clareza na comunicação
Ferramentas de comunicação interna são essenciais para evitar um clima organizacional sem informações, que gera incerteza e insegurança nos colaboradores.
Com essas ferramentas, as equipes ficam cientes das decisões importantes da empresa, se sentem mais seguras e focadas em seus trabalhos, evitando conversas paralelas desnecessárias.
Leia também: a comunicação interna deve ser estratégica? Saiba aqui!
Equipe e objetivos bem alinhados
As ferramentas de comunicação interna são importantes para garantir que os colaboradores conheçam as metas e objetivos da empresa, permitindo um processo eficaz e alinhado. Isso contribui para o engajamento e produtividade dos colaboradores, além de fortalecer a reputação da organização como empregadora para o público externo.
Quais são as 8 principais ferramentas de comunicação interna?
As ferramentas de comunicação interna, juntamente com a liderança da empresa, são as principais aliadas dos profissionais que trabalham nessa área.
À medida que novas tecnologias são introduzidas nos setores empresariais, cada vez mais as organizações precisam revisar seus processos de comunicação para garantir que estão se relacionando com seus colaboradores de maneira efetiva, atrativa e que corresponda ao perfil do público interno.
Confira, então, quais são as 8 principais ferramentas de comunicação interna e considere implantá-las na sua empresa:
1. Intranet
A intranet é uma das principais ferramentas de comunicação interna cujo objetivo é integrar as unidades e departamentos de uma empresa por meio de uma rede de computadores de acesso restrito aos colaboradores.
Por meio dela, é possível divulgar as últimas novidades da empresa, fornecer informações importantes, oferecer treinamentos, divulgar produtos e serviços, além de promover conteúdos e ações que visem o desenvolvimento dos colaboradores.
A intranet tem como meta padronizar a comunicação interna da empresa, proporcionando um acesso fácil e ágil para todos os colaboradores.
2. Mural de recados
O mural é uma das ferramentas de comunicação interna mais tradicionais, que deve ficar em um local visivelmente estratégico, pois nele serão fixados convites e comunicados importantes.
Além disso, ele também funciona para a publicação de um jornal da empresa, que funciona como uma publicação interna com as principais notícias de interesse da empresa.
3. Rede social corporativa
As redes sociais corporativas são uma ferramenta relativamente nova e em crescente popularidade, que visa expandir o ambiente de trabalho para o mundo virtual, fortalecendo o trabalho em equipe e ampliando a visão dos processos internos.
São uma evolução do e-mail corporativo, que nem sempre era lido pelos colaboradores. As redes sociais corporativas buscam engajar os profissionais através de sua semelhança com as redes sociais convencionais.
4. TV corporativa ou mural digital
A TV corporativa é uma ferramenta mais recente e inovadora. Seguindo a mesma lógica do jornal mural, ela serve para divulgar informações e notícias relevantes para a empresa e seus colaboradores, sendo transmitidas nas TVs e dando mais dinamismo à divulgação.
5. Newsletter
A newsletter visa atingir o mesmo objetivo do jornal, porém com uma frequência menor de publicação. Normalmente, ela é produzida semanalmente e pode ser disponibilizada tanto em formato impresso quanto digital, sendo o envio por e-mail o meio mais comum.
6. E-mail
O e-mail é uma das ferramentas digitais mais antigas utilizadas na comunicação interna. Ele oferece uma comunicação instantânea e permite o envio de documentos, imagens, sons, vídeos, links e outros materiais necessários para a realização das tarefas.
É importante lembrar que o e-mail corporativo deve conter seu nome, sobrenome e o domínio da empresa, sem adicionar informações desnecessárias.
7. Vídeo corporativo
Considere a possibilidade de utilizar a linguagem audiovisual para transmitir informações aos colaboradores da empresa. Os vídeos são facilmente assimilados pelas pessoas e podem ser utilizados para conteúdos atemporais, como a história da empresa ou treinamentos específicos.
8. Manual do colaborador
A caixa de sugestões é uma ferramenta importante em uma empresa, pois permite que colaboradores compartilhem ideias e sugestões de forma anônima, especialmente aqueles que têm dificuldade em se expressar verbalmente.
Com isso, é possível obter feedback valioso e ideias inovadoras que podem contribuir para o crescimento da empresa.
Bônus: WhatsApp como ferramenta de comunicação interna é uma opção?
De acordo com dados do Google Play Store, o aplicativo soma mais de 5 bilhões de downloads em todo mundo. No Brasil, o número de usuários já ultrapassa 120 milhões de pessoas e 59% destas utilizam o app na tela inicial dos seus smartphones, segundo uma pesquisa realizada pelo Grupo Croma, empresa brasileira de consultoria empresarial.
Diante desses dados, você deve estar curioso para saber se deve ou não aplicar o uso do Whatsapp na comunicação interna da sua empresa, não é?
É fato que as pessoas estão sempre com seus smartphones em mãos, o que aumenta a chance de uma informação chegar rapidamente ao conhecimento dos colaboradores em comparação com outros meios de comunicação, como o quadro de avisos.
Mas não é somente esse um dos benefícios. Confira mais alguns:
- O uso do WhatsApp na comunicação interna aumenta o engajamento dos colaboradores em ações e atividades da empresa;
- A ferramenta permite interação em tempo real, de forma direta e rápida, enviando informações para todos os colaboradores instantaneamente;
- É possível automatizar mensagens utilizando chatbots, que respondem às dúvidas e interações dos colaboradores de forma rápida e personalizada.
A automação de mensagens possibilita uma comunicação mais eficiente e efetiva entre a empresa e seus colaboradores.
Mas claro, é preciso avaliar os riscos antes de investir na implementação de uma ferramenta nova na comunicação interna da sua empresa. Confira, então, algumas das desvantagens do uso no Whatsapp como uma ferramenta de comunicação interna:
- Possível perda de foco: o WhatsApp foi criado para uso pessoal, o que pode fazer com que mensagens de trabalho se percam entre as pessoais;
- Segurança digital: as informações e dados confidenciais cedidos ao WhatsApp estão sob risco em caso de hackers, já que a empresa não é proprietária do aplicativo;
- Falsa sensação de imediatismo: a instantaneidade das mensagens pode causar estresse e cansaço mental nos colaboradores, que se sentem na obrigação de responder imediatamente.
Sendo assim, cabe agora a você decidir se deve ou não usar o WhatsApp como ferramenta de comunicação interna na sua empresa. Antes de tomar a decisão final, procure pesar as necessidades reais do seu negócio.
E agora que você já sabe quais são as principais ferramentas de comunicação interna e como utilizar cada uma, continue acompanhando o blog da Plantar Educação para mais conteúdos como esse!