Como produzir cursos on-line para a empresa em 7 passos

Marcos Paulo Barbosa
Como produzir cursos on-line para a empresa em 7 passos

O treinamento tem sido prática obrigatória para o desenvolvimento das pessoas no atual ambiente corporativo. Mas você sabia que é possível produzir cursos on-line para sua empresa e melhorar a forma como seus colaboradores aprendem alguns conteúdos?

Os cursos oferecidos pela empresa permitem que os funcionários exerçam suas funções de forma eficaz e trazem uma série de benefícios extras, como a melhora do clima organizacional. 

Além de treinamento corporativo, também existem os cursos voltados para o desenvolvimento de habilidades como liderança ou comunicação interpessoal. 

Mas afinal, como fazer para desenvolver um curso on-line e garantir que ele tenha qualidade no conteúdo apresentado na sua empresa?

É o que vamos explicar neste conteúdo! Continue a leitura e aprenda com a gente!

Os benefícios do treinamento corporativo

Vamos resumir para você: o treinamento empresarial é uma prática de educação corporativa que visa desenvolver habilidades específicas dos colaboradores, relacionadas às suas tarefas dentro da corporação e aos objetivos estratégicos dela.

Seu foco é desenvolver o lado profissional do colaborador e fazer com que ele consiga se manter mais empenhado, motivado, e, com isso, ganhe em produtividade e, consequentemente, traga melhorias também à empresa.

Mais do que apenas em um nível operacional, investir em treinamento para os colaboradores é extremamente relevante para sua motivação, engajamento e retenção.

Dentre isso tudo, um bom treinamento pode contribuir para:

  • Melhorar o clima organizacional: investir em treinamentos para seus colaboradores faz com que eles se sintam mais importantes e valorizados dentro da empresa e, dessa forma, fiquem mais motivados com seu trabalho e com a organização em si;
  • Aumentar a produtividade: um colaborador que sabe exatamente como executar seu trabalho e recebe instruções para aprimorá-lo, levará menos tempo para realizá-lo, poderá evitar erros e refações e, consequentemente, produzirá mais;
  • Incentivar a inovação: colaboradores que dominam suas atividades, entendem o contexto atual de seu trabalho e da sua área de atuação e trabalham com o que há de mais novo, terão mais capacidade de analisar os processos criticamente, propor melhorias e trazer inovação para a empresa;
  • Criar colaboradores mais confiantes: um bom treinamento, na medida em que cria um sentimento de pertencimento do colaborador em relação a empresa, também faz com que ele se sinta mais confiante para dar suas opiniões, tomar decisões e propor melhorias para organização;
  • Diminuir a rotatividade de colaboradores: quando o colaborador tem treinamento, realiza suas tarefas com facilidade, consegue pensar em inovação e se sente parte importante da empresa, as chances de que ele queira abandoná-la são muito menores e você evita os prejuízos da rotatividade.

Ou seja, é por meio dele que é possível desenvolver habilidades específicas nos funcionários, garantindo que eles estejam preparados para atender aos objetivos estratégicos da organização.

Montando um centro de treinamento na empresa 

Uma grande preocupação do RH é a de  garantir o desenvolvimento dos colaboradores. E nesse contexto, é preciso que todos estejam capacitados para o trabalho.

Os centros de treinamento profissional oferecem cursos de treinamento para empresas, voltados sempre ao desenvolvimento.

Quanto mais um profissional estiver capacitado para realizar suas atividades cotidianas, melhor serão os resultados que esse colaborador trará.

Em um treinamento é possível desenvolver a produtividade, qualificar, promover, além de atualizar seus conceitos!

Por isso, antes mesmo de produzir cursos on-line, tenha em mente a importância de montar um centro de treinamento na sua empresa e oferecer o melhor para seus colaboradores. 

Conteúdo sugerido: Como criar um centro de treinamento em 6 passos 

Criando cursos on-line para sua empresa 

Atualmente, o negócio que vem se mostrando mais lucrativo, ano após ano, é o ensino à distância (EAD). Por meio deste novo formato, além do aluno conseguir acompanhar as aulas no seu tempo, conciliando agenda e compromissos, consegue aprender com mais qualidade.

Dessa maneira, os cursos on-line estão se tornando os modelos favoritos de usuários que estudam de forma autodidata.

Para que um curso on-line se torne rentável, e possivelmente, referência no seu ramo de atuação, você precisa ter alguns itens bem definidos para garantir o sucesso e a satisfação dos seus clientes. São eles: 

  1. Definir os colaboradores ou área que irá ser o público do curso;
  2. Definir o formato ideal;
  3. Criar o roteiro do curso;
  4. Materiais de gravação;
  5. Preparar-se para a gravação;
  6. Edição e hospedagem do curso;
  7. Plano de comunicação para a divulgação.

Vamos entender cada um desses pontos? 

Escolhendo o público-alvo do seu curso

Antes mesmo de criar o seu curso on-line para a empresa em que atua, é preciso definir quem será seu público-alvo.

Como estamos falando de conteúdos corporativos, o seu curso deve ser voltado para um grupo de colaboradores, ou para a empresa toda. 

Tenha em mente a principal informação: quem é a pessoa ideal para esse curso?

Pense que para sua empresa criar um curso on-line, precisa ser especialista e ter conteúdo que agrega valor aos colaboradores. 

Definindo o formato ideal

O formato mais utilizado para fazer cursos on-line são as videoaulas. E não é à toa: o consumo de vídeos cresce a cada ano.

Para isso, você precisará de uma plataforma em que possa fazer a hospedagem do curso.

Além disso, você também pode definir os tópicos e assuntos a serem abordados.

Afinal, nós sabemos que cada área tem as suas necessidades e assuntos a serem discutidos.

Por exemplo, o conteúdo que irá agregar a área de vendas da sua empresa, pode não ser tão proveitoso para os programadores.

Ainda assim, se necessário, é possível unir todos em prol de um só aprendizado. E para isso, opte por aulas menores e conteúdos de interesse geral.

Aqui, é importante definir o que será abordado em tópicos. Isso ajudará na divulgação, entendimento do curso e até mesmo guiará o profissional que administrará as aulas.

Criando o roteiro do curso

Se você conhecer exatamente quem é a sua persona, você saberá exatamente que tipo de conteúdo ela está interessada em aprender. 

Depois de todos os temas e sub tópicos selecionados, faça o roteiro e organize as aulas em uma ordem que faça sentido para o seu curso e para que o aprendizado seja o melhor possível.

Separando os materiais para gravação

Como seu curso será em formato digital, é imprescindível que a qualidade de som e imagem sejam as melhores possíveis.

Não é necessária a maior produção do universo, mas você tem obrigação de entregar imagens nítidas, com qualidade e conteúdo, criando um maior valor agregado ao seu infoproduto.

Para isso, sugerimos alguns materiais:

  • Câmera DSLR (intermediária) que seja capaz de fazer gravações de vídeos;
  • Microfone sem fio compatível com smartphones e câmeras DSLR;
  • Ring Light ou Sofbox para ajudar na iluminação da gravação;
  • Computador com placa de vídeo de 2GB;
  • Gravador de tela de computador (para complementar informações do curso por meio de slides).

Preparando-se para a gravação

Agora que você já estruturou o texto e sabe os equipamentos que vai precisar, chegou a hora da gravação.

Nesta etapa, você começará a compartilhar o conhecimento e o curso começará a tomar forma. Seja o mais didático possível em sua linguagem de ensino. Pense que as pessoas querem adquirir o conteúdo de maneira rápida e eficiente.

Por exemplo, caso tenha termos muito técnicos e seja um curso para iniciantes, traduza esses termos para que a absorção do ensino seja melhor.

Uma dica importante é a de colocar no papel todas as frases que você irá dizer durante cada uma das aulas e criar um script passo a passo de como será.

Realizando a edição e hospedagem dos curso on-line

Após todas as gravações realizadas, você precisará editar o conteúdo. Existem vários softwares, entre gratuitos e pagos, onde poderá ser feito esse trabalho e corrigir possíveis problemas de iluminação e cortes necessários.

Feita a edição final do curso, escolha uma plataforma que reúna todas essas funcionalidades: hospedagem de vídeos, acesso de material de acordo com o período pré-determinado por você, que seja possível ter uma área de membros para a retirada de dúvidas e um layout fácil e responsivo para que o curso possa ser acessado por dispositivos diferentes.

Definindo a comunicação 

Chegou a hora de entregar o conhecimento transmitido em formato de vídeo para seus colaboradores!

Para isso, divulgue internamente, seja por meio da intranet ou de outros meios de comunicação.

Também é possível que o curso seja realizado ao vivo e fique hospedado para que os acessos sejam inúmeros. 

Potencialize os resultados da sua empresa investindo em tecnologia 

Como você viu, investir em um curso on-line feito 100% pela sua empresa não é tão fácil assim, não é?

São pequenos detalhes que podem levar semanas, ou até meses, para serem realizados. 

Por isso, aconselhamos que você conte com uma ferramenta que ofereça esses cursos personalizados, e de maneira on-line, para seus colaboradores.

Com uma plataforma e-learning, é possível concentrar todas as etapas de um treinamento corporativo num só lugar, como disponibilizar os cursos, materiais, criar fóruns para ajudar na troca de conhecimento, realizar as avaliações, certificar quem concluiu com êxito as atividades e ter ainda o controle de tudo a que se refere no desenvolvimento do seu funcionário. Assim, pode ser otimizado diretamente o planejamento estratégico da empresa.

Tendo em vista a tamanha importância que o treinamento on-line pode desenvolver diversas habilidades e aumentar a eficiência do trabalho, o profissional de RH deve investir mais do que nunca numa plataforma e-learning para aumentar a produtividade e a qualidade final dos processos de trabalho de sua empresa.

A Plantar Educação oferece ensino corporativo eficiente e econômico para o agronegócio, com base de conteúdos e trilhas, atualizados e especializados, de acordo com as suas necessidades.

Agora você sabe mais sobre a importância do treinamento corporativo, sabe como criar cursos on-line para sua empresa e entende como a tecnologia pode te ajudar, entre em contato com a Plantar Educação e conheça tudo que podemos oferecer em treinamentos! 

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp