Ambiente virtual de aprendizagem: o que é e quais seus benefícios

Marcos Paulo Barbosa

 A educação a distância apresenta em um novo lugar, diferentemente das salas de aula que já conhecemos, que chamamos de ambiente virtual de aprendizagem.

Com especificidades e diferenças de outras tecnologias educacionais, os ambientes virtuais são essenciais na digitalização do ensino. Nela, os alunos têm acesso às aulas de forma online e contam com o auxílio de diversas ferramentas para dinamizar o processo de aprendizagem.

No entanto, embora não seja totalmente novo, o conceito de AVA ainda pode gerar dúvidas. Vamos entender melhor? 

O que é um Ambiente Virtual de Aprendizagem?

Os ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) são sistemas ou softwares que reúnem conteúdos, exercícios e ferramentas de cursos online para uma comunidade virtual.

Nele, alunos e professores têm acesso à estrutura dos cursos, como as aulas, módulos e avaliação, e podem acompanhar o desempenho nas atividades e acessar o conteúdo de qualquer lugar.

Qual a função dos ambientes virtuais de aprendizagem?

Os AVA são plataformas que possibilitam a realização de aulas online de forma síncrona e assíncrona, e facilitam a comunicação entre alunos e professores que estão distantes geograficamente.

Ele não é um substituto das aulas presenciais, mas um complemento no processo do ensino que melhora a interação e favorece a personalização da aprendizagem.

Vantagens do Ambiente Virtual de Aprendizagem

As vantagens são inúmeras, mas separamos as mais importantes para você:

  1. Estimula o protagonismo do aluno: o AVA permite que o aluno tenha autonomia sobre o seu próprio aprendizado. Cabe a ele escolher qual é o melhor momento para realizar as atividades e, no caso das aulas assíncronas, assistir aos conteúdos;
  2. Reforça a fixação dos conteúdos: os alunos podem assistir às aulas quantas vezes quiserem;
  3. Fornece relatórios de desempenho: geralmente, os sistemas reúnem informações sobre o progresso de cada aluno nas disciplinas, além de fornecer um panorama geral de desempenho nas turmas e séries;
  4. Favorece a personalização do ensino: é possível identificar quais as disciplinas que um aluno tem mais dificuldade e quais ele tem mais sucesso e, a partir daí, construir um ensino personalizado;
  5. Mais segurança e controle: o AVA permite o controle de acesso e proteção do conteúdo através de contas únicas para os alunos e professores. 
  6. Conteúdo responsivo: te dá a possibilidade de acessar o conteúdo através do celular, computador ou tablet;
  7. Apoio ao ensino presencial: a ferramenta online pode fazer parte da rotina de escolas ao trabalhar em conjunto com modelos de ensino híbrido.

5 funcionalidades que você deve procurar em um AVA 

Para uma gestão eficiente do aprendizado, um AVA deve apresentar algumas ferramentas essenciais em sua estrutura:

   1. Base para o conteúdo curricular

O ambiente virtual deve dispor de suporte para o conteúdo em diversos formatos, como arquivos PDF e PowerPoint, ferramentas de texto e glossários.

   2. Comunicação e interação

Um dos principais elementos do AVA é a comunicação, portanto é imprescindível que a plataforma tenha espaços como fóruns, chat, grupos e caixa de mensagens para a interação entre alunos e professores.

   3. Perfil do aluno

O estudante pode ter um espaço customizável, no qual poderá cadastrar um perfil, ter seu calendário de atividades, acessar suas notas e o seu desempenho nas disciplinas, além de um canal direto para se comunicar com os professores e coordenadores.

   4. Suporte para avaliação

Para que as avaliações sejam feitas no ambiente virtual de aprendizagem, a plataforma deve oferecer opções para montagem de questionários com correção automática, espaços para questões dissertativas e suporte para upload de arquivos.

   5. Gestão do curso

A gestão escolar pode utilizar o AVA para acessar relatórios de desempenho individuais e coletivos, com a possibilidade de pensar estratégias que possam vir a potencializar o ensino na instituição.

A plataforma também deve fornecer a gestão do conteúdo dos cursos e alternativas de personalização.

Como ter um Ambiente Virtual de Aprendizagem na minha empresa? 

Para adotar um ambiente virtual de aprendizagem conheça as ferramentas disponíveis e verifique a aplicabilidade no seu contexto empresarial.

A Plantar Educação oferece uma plataforma 100% online, com todos os recursos citados acima. Ela dispõe de várias ferramentas para o desenvolvimento de cursos, armazenamento de conteúdo e avaliação de desempenho. 

A ferramenta permite a concepção, administração e desenvolvimento de cursos a distância, complemento a cursos presenciais e projetos colaborativos, entre outras formas de apoio da Educação Corporativa. 

Quer criar a sua própria plataforma educacional e saber mais sobre como a Plantar Educação pode te ajudar? Clique aqui e agende uma demonstração.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp