Ownership: como a mentalidade de dono otimiza ações de T&D

Ownership: como a mentalidade de dono otimiza ações de T&D

Construir uma cultura forte e um senso de propósito compartilhado é um desafio que nunca perde a relevância nas empresas. Nesse sentido, uma das formas de fomentar esses e outros fatores de crescimento é por meio do senso de Ownership, ou mentalidade de dono. 

Incentivar o ownership no time de colaboradores pode trazer uma série de benefícios que vão desde a cultura organizacional à produtividade. Além disso, a mentalidade de dono é algo que os processos de treinamento e desenvolvimento podem se beneficiar e ao mesmo tempo contribuir. 

Sendo assim, continue a leitura do artigo até o final para saber mais sobre ownership e sua relação com o T&D. 

O que é ownership? 

Em resumo, ownership é uma palavra que vem do inglês e que significa propriedade. No contexto corporativo ela se refere à mentalidade de propriedade por parte dos colaboradores, ou seja, mentalidade de dono. 

Mas o que isso significa na prática? 

Ser dono de uma empresa exige uma postura de constante evolução, na qual ele faz o possível para que a empresa siga sempre crescendo. No caso do ownership, os colaboradores compartilham dessa ideia, adotando uma postura de dono, direcionando ações e estratégias em benefício da empresa. 

Sendo assim, as ações dos colaboradores vão além do básico, buscando sempre novas formas de contribuir com o desenvolvimento organizacional como um todo. Dentre os exemplos da mentalidade ownership no ambiente de trabalho, temos: 

  • Proatividade: o colaborador é mais proativo no ambiente de trabalho, tomando a responsabilidade e buscando soluções. 
  • Desenvolvimento: o foco do colaborador em melhoria contínua tanto no ambiente de trabalho quanto no próprio desenvolvimento. 
  • Foco em resultados: o perfil do colaborador é mais orientado a resultados, buscando sempre soluções para ampliá-los 
  • Inciativa em projetos: não só nos projetos em que esse colaborador trabalha diretamente, identificando oportunidades em diferentes setores. 
  • Foco em colaboratividade: o colaborador adota uma postura de colaboratividade, valorizando a relação e sinergia do time de colaboradores. 

Além disso, outro ponto chave da mentalidade de dono está no senso de pertencimento que a empresa é capaz de proporcionar a este colaborador. No ownership, os conceitos de orgulho, pertencimento e realização são muito importantes. 

Por isso, as estratégias de RH devem levar em consideração o fomento de uma mentalidade de dono no time de colaboradores. Dito isso, quais benefícios uma empresa pode fomentar a mentalidade de dono no seu time de colaboradores? 

A seguir, vamos explorar um pouco melhor esses benefícios. 

Benefícios de fomentar o ownership 

Conforme vimos no tópico anterior, o ownership pode ser uma ferramenta para criar uma cultura de crescimento entre os colaboradores. Dessa forma, o seu time terá a mentalidade e dono e adotará uma postura voltada ao desenvolvimento constante da empresa. 

Um dos pontos focais do fomento à mentalidade de dono é o crescimento do engajamento dos colaboradores junto aos objetivos da empresa. Colaboradores mais engajados conseguem ser mais produtivos, proativos e trazem melhores resultados para as organizações. 

Segundo um levantamento feito pela Gallup, times com altos níveis de engajamento possuem turnover reduzido em 23% e 50% mais lucratividade em relação aos outros times. Levando que o engajamento é uma das bases do ownership nas empresas, fomentar essa mentalidade é altamente benéfico tanto para a empresa quanto para os colaboradores. 

Nas ações de T&D, o ownership proporciona uma vida de duplo benefício, já que a mentalidade de dono fomenta o autodesenvolvimento entre os colaboradores. Uma vez que saibamos disso, pode surgir a dúvida: quais os benefícios podem ser observados de forma prática nas empresas? Confira 4 deles. 

Maior engajamento 

Talvez o principal benefício da mentalidade de dono é o engajamento dos colaboradores em torno da empresa como um todo. O ownership traz aos colaboradores o sendo de pertencimento necessário para que eles se envolvam gradualmente mais nas iniciativas de T&D. 

Cultura colaborativa 

Um ponto de importância do ownership é o fortalecimento da cultura organizacional como um todo. Quanto mais colaboradores engajados no desenvolvimento da empresa, maior e mais forte será a cultura em torno disso. Coo resultado, sua empresa construirá uma cultura colaborativa e focada no desenvolvimento contínuo. 

Inovação 

Colaboradores com mentalidade de dono tomam a iniciativa e costumam ser mais participativos na busca por soluções a problemas comuns na empresa. Por isso, fomentar o ownership no seu time de colaboradores pode ser a chave para encontrar soluções inovadoras no futuro. 

Como unir ownership e T&D 

Agora que vimos os benefícios, precisamos definir estratégias para fomentar o ownership nas estratégias de RH. Nesse sentido, existem uma série de ações que podem ser adotadas para incentivar os colaboradores a adotarem uma mentalidade de dono. Dentre elas estão: 

Crie um ambiente de autonomia: um ambiente que incentiva a autonomia dos colaboradores ajuda que eles sejam mais proativos e tenham uma mentalidade de crescimento alinhada à empresa. 

Inclua seu time nos objetivos: ao definir metas e objetivos, defina o papel e a participação de forma clara. Quando incluídos e conscientizados de forma precisa sobre o próprio papel, o sendo de pertencimento dos colaboradores aumenta. 

Promova Transparência e Comunicação: Mantenha canais de comunicação e feedback ativos e abertos. É pouco eficaz esperar uma postura autônoma dos colaboradores se eles não encontram espaço para tal. 

Invista no processo: fomente cursos e treinamentos que ajudem os colaboradores a cultivarem as soft skills necessárias para criar uma mentalidade de dono. O resultado será um time forte quando o assunto é ownership.  

Gostou desse artigo? Veja também o nosso post sobre Autoaprendizagem! 

Até a próxima! 

Por:
Graduado em Relações Públicas pela Universidade Federal de Goiás, busca alcançar novos horizontes e desafios no campo da gestão do agronegócio. Aproximar as áreas de gestão dos processos humanizados e eficazes é um de seus principais objetivos, sempre levando em conta a qualidade e a credibilidade na produção de conteúdos úteis e concisos.
Receba nossas sementes de conhecimento toda semana!
compartilhar

Compartilhe este conteúdo em: