Mobilidade corporativa: saiba o que é e como aplicar na sua empresa

Marcos Paulo Barbosa
Mobilidade corporativa: saiba o que é e como aplicar na sua empresa

Você já ouviu falar em mobilidade corporativa? Este artigo explica tudo o que você precisa saber – seu conceito, características, benefícios e como a tecnologia pode ajudar seu negócio!

Um relatório publicado nesta semana pela App Annie mostra que os brasileiros passaram a usar mais os smartphones durante a pandemia de Covid-19. Os dados indicam que o tempo de tela no Brasil aumentou cerca de 35% nos quatro primeiros meses de 2021, quando comparado ao mesmo período de 2019.

Se, por um lado, esses números indicam que os consumidores estão adotando cada vez mais as tecnologias móveis no uso cotidiano, por outro, isso também ressalta a necessidade das empresas acompanharem essa tendência.

Mas, afinal, o que é mobilidade corporativa? Onde esse termo surgiu?

Mais do que isso: de que maneira as empresas podem adotá-la e tornarem mais assertivos os seus processos empresariais?

O que é mobilidade corporativa? Quais são suas vantagens?

Quando se fala em mobilidade corporativa, a ideia é que o acesso a todo o ambiente da empresa esteja na palma da mão. Para isso, é preciso transportar tudo o que está no desktop corporativo para um dispositivo móvel.

Isto é, a mobilidade corporativa facilita o acesso remoto e o compartilhamento de arquivos e recursos por meio de notebooks, tablets e celulares autorizados para acessar a rede da empresa.

Assim, a mobilidade dispensa a necessidade de uma organização dispor de um escritório repleto de computadores de última geração para que o trabalho seja bem realizado.

Selecionamos algumas vantagens da mobilidade corporativa, além da possibilidade de acesso de qualquer lugar e a qualquer hora. Confira:

Otimização do tempo

A princípio, pode parecer que a mobilidade corporativa compromete a produtividade e o foco dos funcionários. Porém, isso não é verdade. 

Sabemos que a tecnologia presente em dispositivos móveis ajudam a gente no dia a dia, né? 

Na mobilidade corporativa, isso não seria nenhum pouco diferente! 

O fato é que as soluções de mobilidade corporativa proporcionam alto controle e gestão da jornada de trabalho, facilitando o acompanhamento das tarefas realizadas por cada colaborador e uma visão mais global sobre o progresso das equipes ao longo do dia.

Melhoria na comunicação

Quando seus funcionários utilizam dispositivos móveis, redes sociais e chats para se comunicar, eles estão lidando com as plataformas e meios mais familiares para eles.

O que isso significa?

Melhoria na forma e rapidez em como eles irão se comunicar! 

Além disso, como as informações sobre o cliente podem ser acessadas a qualquer momento, sempre que for necessário, seus funcionários podem oferecer um atendimento mais eficiente e personalizado. Claro, seguindo e respeitando o horário de trabalho.

Redução de custos

Sem precisar investir em uma infraestrutura fixa para garantir a continuidade do trabalho dos seus colaboradores, você já está cortando despesas, certo?

Somando isso a economia com aquisição de servidores e equipamentos de ponta, despesas com energia elétrica e água, pagamento de aluguel de salas ou imóveis inteiros, contratação de pessoal especializado para manutenção e gerência dos equipamentos, entre outros exemplos, a redução de custos é grande. 

Como criar um plano de mobilidade corporativa?

Saber que dá para simplificar dessa maneira a rotina dos seus colaboradores com auxílio da tecnologia é ótimo, mas como criar um plano de mobilidade corporativa que funciona para a sua empresa? 

Uma das possibilidades, é contratar uma empresa especializada para desenvolver um plano de mobilidade corporativa que corresponda às necessidades do seu negócio. 

Assim, o parceiro entrega toda a estrutura para a sua adoção, pensando nas particularidades do seu empreendimento e levando em consideração as aplicações e tecnologias utilizadas no seu dia a dia.

Quando cada um de seus funcionários pode trazer o seu próprio dispositivo para o trabalho, é muito mais fácil implementar uma política de mobilidade corporativa, mas os desafios de segurança são maiores. 

Porém, como cada dispositivo tem suas particularidades, estabelecer regras claras para o uso de informações confidenciais e transmissão de dados corporativos será fundamental.

A terceirização do serviço, além de reduzir custos, é a garantia de um serviço eficiente e competente.

Quer implementar a mobilidade corporativa na sua empresa? Então, aproveite para entrar em contato conosco e descobrir de que maneira a Plantar Educação pode contribuir para esse processo de automatização.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp