Torne a escuta ativa uma poderosa ferramenta de RH

Duas mulheres sentadas conversando, ilustrando a ideia de escuta ativa.

Você pratica a comunicação de maneira eficaz na sua empresa? Mais do que comunicar de maneira efetiva, saber escutar também faz parte do processo comunicacional. Por isso, a escuta ativa tem um papel essencial quando o assunto é a comunicação no ambiente corporativo. 

Mais do que isso, a escuta ativa tem um papel estratégico para o setor de RH, sendo uma ferramenta poderosa na gestão de pessoas. Sendo assim, no artigo a seguir você verá um pouco melhor como a escuta ativa pode ser uma ferramenta de RH na sua empresa. 

Siga a leitura do artigo para ficar por dentro do assunto. 

O que é escuta ativa? 

Atualmente, a comunicação tem um papel central nas empresas, não só do ponto de vista estratégico com clientes e fornecedores, como também do próprio time interno. No entanto, a má comunicação ainda é um elemento comum no ambiente corporativo, e que pode prejudicar processos, estratégias e as relações de trabalho. 

Dentre as principais dores no RH das empresas hoje estão os problemas ocasionados por má comunicação ou erros no processo comunicacional. A consequência disso são relações desgastadas, lideranças distantes dos liderados e retrabalho em diferentes frentes de um processo dentro da empresa. 

Então como resolver isso? 

A principal forma de resolver esse problema é por meio da escuta ativa, uma das principais ferramentas quando falamos em comunicação efetiva nas empresas. Com ela, é possível tornar a comunicação mais receptiva, e consequentemente mais efetiva na empresa. Mas o que é escuta ativa? 

Escuta ativa é uma técnica de comunicação que prioriza escutar com atenção e interesse, evitando interrupções ou distrações. A origem da má comunicação nas empresas geralmente tem raiz em uma resistência em escutar ativamente, um problema comum em todos os setores, da gestão ao operacional. 

O problema, então, está em escutar sem ter a intenção de escutar, uma postura prejudicial, mas que muitas pessoas adotam, por vezes de forma não intencional. Isso porque se comunicam utilizando vícios comuns que criam barreiras à comunicação. 

Essas barreiras vão desde a resistência em ouvir com atenção até permitir que distrações e pensamentos tirem o foco da conversa. Dito isso, como exercitar a escuta ativa de forma prática no trabalho? A seguir você confere como fazer isso, além dos benefícios dessa prática para o setor de RH. 

Como exercitar a escuta ativa 

Um dos principais equívocos cometidos quando se fala em escuta ativa é a crença de que bons ouvintes são aqueles se mantém em silêncio durante toda a conversa. Na verdade, a escuta ativa prioriza escutar de forma não passiva, na qual o ouvinte também fala, mas no momento certo e oportuno. 

Segundo um estudo da Zenger Folkman, o segredo dos bons ouvintes está em escutar cooperativamente, fazendo perguntas e contribuindo sempre que necessário na conversa. De acordo com o estudo, bons ouvintes seguem uma série de boas práticas, que incluem: 

  • Interagir de forma encorajadora com quem fala; 
  • Oferecer mais do que silêncio durante a comunicação; 
  • Dar sugestões e insights durante a conversa. 

Sendo assim, a aplicação da escuta ativa no ambiente de trabalho pode ser feita de diferentes formas. Veremos agora como fazer isso de forma prática no trabalho. 

Escutar sem interrupções 

Uma das barreiras de comunicação mais comuns nas empresas são as interrupções durante as conversas e interações. Como resultado, isso prejudica não só a comunicação como também as relações, uma vez que ninguém fala nem escuta de forma plena em uma conversa. Sendo assim, bons ouvintes evitam interromper pessoas no meio da fala.

Usar linguagem não verbal 

A linguagem não verbal é uma ferramenta extremamente útil para a escuta ativa, porque ela ajuda a dar uma resposta sem interromper a conversa. Acenar com a cabeça, expressões faciais, gestos e sons de confirmação ajudam a demonstrar para quem fala que você está engajado com o que ela diz. 

Demonstrar interesse 

Uma outra característica comum aos bons ouvintes é demonstrar interesse em relação àquilo que está sendo dito pela outra pessoa. Desse modo, fazer perguntas (sem interromper quem fala) e parafrasear o que a pessoa diz demonstra interesse e ajuda na compreensão daquilo que é comunicado. 

Evitar todas as distrações 

Quando conversamos com outras pessoas, muitas coisas no ambiente de trabalho podem gerar distrações e nos tirar temporariamente da conversa. Sendo assim, evitar ficar no celular e formular respostas enquanto a pessoa fala é essencial para ser um bom ouvinte. Assim você foca apenas no que a pessoa diz e ajuda a evitar distrações e ouvir ativamente. 

Exercitar a empatia 

A empatia é outra ferramenta pouco explorada na escuta ativa e nas interações nas empresas de maneira geral. Evitar julgamentos, críticas não construtivas e utilizar frases como “sei como você se sente” ou “compreendo a situação” criam uma ligação empática com quem está falando. 

Benefícios da Escuta Ativa para o RH

Conforme vimos no tópico acima, existem diversas formas de fomentar a escuta ativa no trabalho. Em adição a isso, um ambiente corporativo formado por bons ouvintes traz uma série de benefícios para a empresa e o time interno. 

Do ponto de vista do RH, os benefícios da escuta ativa são ainda maiores, melhorando as relações interpessoais dentro da empresa. Dentre os benefícios da escuta ativa bem trabalhada no ambiente corporativo, temos:

Melhoria na Comunicação Interna

A comunicação interna é uma das ferramentas potencializadoras das estratégias de RH, mas que também pode ser altamente prejudicial quando mal trabalhada. Sendo assim, a escuta ativa reduz mal-entendidos e conflitos, além de facilitar a troca de informações de maneira precisa e completa.

Aumento da Satisfação dos Colaboradores

O poder da escuta ativa vai além de uma comunicação efetiva nas empresas, ela pode ser a força motriz no processo de valorização dos colaboradores. Isso porque ela tem ligação direta com um outro elemento crucial no trabalho: o feedback. Com a escuta ativa posta em prática, colaboradores se sentem valorizados e ouvidos, o que contribui para um ambiente de trabalho positivo e colaborativo.

Resolução de Conflitos

Escutar ativamente ajuda a identificar mais rapidamente as causas dos conflitos, ou muitas vezes até evitá-los. Muitos problemas relacionados a conflitos e retrabalho estão relacionados a má comunicação. Com a escuta ativa, é possível promover soluções colaborativas e mutuamente benéficas.

Desenvolvimento de Liderança

A formação de lideranças em torno da escuta também pode ser uma poderosa ferramenta de RH na sua empresa. Isso porque líderes que praticam a escuta ativa obtém melhores resultados junto aos liderados. Além disso, esses líderes conseguem tomar e sugerir decisões mais bem informadas, o que também é benéfico estrategicamente.

Retenção de Talentos

Por outro lado, de um ponto de vista operacional, colaboradores que se sentem ouvidos são mais propensos a permanecer na empresa. Dessa forma, a escuta ativa pode reduzir a rotatividade, impactando diretamente os custos associados aos processos de recrutamento e seleção.  

Se você gostou desse artigo e quer saber mais sobre metodologias que potencializam o seu RH, veja também nosso post listando as vantagens do RH Digital. 

Até a próxima!

Por:
Graduado em Relações Públicas pela Universidade Federal de Goiás, busca alcançar novos horizontes e desafios no campo da gestão do agronegócio. Aproximar as áreas de gestão dos processos humanizados e eficazes é um de seus principais objetivos, sempre levando em conta a qualidade e a credibilidade na produção de conteúdos úteis e concisos.
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