Como maximizar o engajamento em treinamentos corporativos

Pessoas reunidas em torno de uma mesa, sorrindo e demonstrando engajamento em um treinamento.

Atualmente, mais e mais empresas optam por ampliar de forma estratégica os investimentos em educação corporativa, sobretudo em treinamentos online. No entanto, em meio a todo esse processo de investimento e implementação, muitos gestores esquecem de um fator crítico e essencial: o engajamento dos colaboradores. 

Mais do que investir de forma estratégica, a empresa também deve engajar os colaboradores nos treinamentos para que estes atinjam os resultados esperados. Porém, esse é um desafio que boa parte das empresas ainda não consegue superar por conta de barreiras que são comuns, mas difíceis de derrubar. 

Por isso, no artigo a seguir, você confere em detalhes como maximizar o engajamento dos colaboradores e por que muitas empresas ainda erram nesse sentido. 

Continue a leitura para saber mais! 

A questão do engajamento 

A educação corporativa se tornou parte das estratégias de crescimento nas empresas, já que o desenvolvimento dos colaboradores também reflete nos resultados à longo prazo. Por isso, cada vez mais empresas estão empregando esforços em treinamento e desenvolvimento como forma de garantir crescimento mútuo entre empresa e colaboradores. 

Mas investir é apenas o primeiro passo para que as ações de treinamento deem algum resultado para a empresa e que traga aderência dos colaboradores. É nesse ponto que entram em cena as ações de engajamento em torno desses treinamentos, já que é pouco eficaz investir em treinamentos que ninguém adere. 

A questão do engajamento em treinamentos corporativos ainda é um desafio para muitas empresas, que sofrem com problemas como absenteísmo e baixa adesão. O que muitas dessas gestões ainda não entendem é que a formatação desses conteúdos, deve ser feita levando em conta o perfil do colaborador. 

Portanto, o problema em muitas empresas estão em querer adaptar o colaborador ao tipo de treinamento escolhido, sendo que na verdade se trata do contrário. O treinamento tem que ser importante e relevante para o colaborador, então no momento de vender o conteúdo é importante definir o aprendizado como desenvolvimento. Somente quando o colaborador enxerga o próprio desenvolvimento junto ao treinamento proporcionado pela empresa é que pode haver adesão real. 

É necessário que haja propósito e que aquele treinamento faça sentido para a vida daquele colaborador, do contrário o engajamento será baixo. Sendo assim, sem engajamento não há adesão, então a aprendizagem precisa ser adaptada ao perfil das pessoas a serem envolvidas no treinamento. 

O perfil de cada empresa é diferente e, consequentemente, os perfis de aprendizagem dos seus colaboradores também são. Desse modo, existem alguns desafios que boa parte das empresas enfrentam ao implementar treinamentos corporativos online. 

A seguir discutiremos alguns deles. 

Os desafios 

Um dos principais desafios das empresas na busca pelo aumento do engajamento dos colaboradores está em uma visão enviesada em torno dos treinamentos. Mais do que ter um orçamento satisfatório para as ações de treinamento, também é preciso definir quais delas melhor se adaptam ao perfil do seu time. 

O que muitos gestores não entendem é que gerar engajamento é uma ação baseada no interesse e na identificação. É preciso enxergar o colaborador enquanto consumidor do curso ou treinamento oferecido, e pensar os conteúdos educacionais enquanto produtos que gerem interesse nos colaboradores. 

Assim como acontece no marketing, que busca sempre adaptar produtos e serviços ao perfil do consumidor, os conteúdos educacionais também devem ser atrativos ao público daquele treinamento, ou seja, os colaboradores. Por isso, os perfis de cada pessoa devem ser levados em consideração no momento de implementar um treinamento online. 

Assim sendo, existem alguns fatores que são críticos quando o assunto é o engajamento dos colaboradores nesses treinamentos, como por exemplo: 

Identificação do perfil: é necessário identificar o perfil de aprendizagem do seu time de colaboradores para definir quais formatos e conteúdos melhor atendem às suas necessidades. 

Tempo disponível: verifique o tempo disponível do seu time de colaboradores que pode ser dedicado ao treinamento. Um time muito ocupado não conseguirá aderir a treinamentos com módulos ou conteúdos muito extensos, por exemplo. 

Linguagem adaptada: os conteúdos do seu treinamento, seja ele online ou não, devem conversar com a realidade do seu colaborador. Por isso, busque sempre adotar uma linguagem adaptada. 

Cultura forte: a cultura organizacional tem um papel crucial no sucesso e consequentemente no engajamento dos colaboradores nos treinamentos. Engajar significa participar de forma ativa, e uma cultura organizacional forte ajudará nesse sentido. 

A seguir veremos algumas soluções para estes obstáculos.

Como superá-los 

Uma vez definidos os principais desafios, surge a dúvida: mas como superar esses obstáculos e conquistar mais engajamento nos treinamentos da empresa? Veja abaixo algumas ações que podem te ajudar a garantir mais engajamento nos seus treinamentos corporativos. 

Comunicação ativa 

Conforme vimos no tópico anterior, os treinamentos precisam gerar interesse nos colaboradores, e a comunicação tem um papel central nesse sentido. Sendo assim, adote ações de comunicação que promovam o seu treinamento e que coloquem o seu treinamento no radar do seu time. 

Aqui vão alguns exemplos de ações de comunicação que você pode usar: 

  • Adoção de teasers; 
  • Anúncios; 
  • Calendários; 
  • Prévias; 
  • Contagens regressivas; 
  • Uso das redes sociais. 

Sustente as ações 

A implementação de um treinamento corporativo não acaba quando as pessoas conseguem acesso ao curso ou treinamento, este processo precisa ser alimentado constantemente. Por isso, sustente as ações educacionais da sua empresa, acompanhe estas ações e ajude a manter o interesse inicial forte. 

Atualmente, existem diversas formas de manter essas ações girando entre o seu time para criar e manter o engajamento. Uma dessas formas, por exemplo, são as pílulas de conhecimento, que entregam informação educacional de maneira curta e de rápida assimilação. 

Adote estratégias alinhadas 

No momento de implementação de um curso, sua empresa precisa adotar estratégias alinhadas com os resultados projetados. Mais do que subir o curso ou conteúdo em uma plataforma, tenha estratégias de distribuição e comunicação alinhadas para maximizar os resultados. 

Mas o que isso significa na prática?  

  • Adotar estratégias de distribuição dos conteúdos; 
  • Escolher a plataforma ideal para o seu treinamento; 
  • Ter ferramentas de controle e monitoramento do engajamento; 
  • Definir um ROI de treinamento realista como parte do planejamento; 

Crie avaliações diagnósticas  

Uma das formas mais efetivas de saber se um conteúdo educacional foi de fato assimilado pelo colaborador é por meio de avaliações diagnósticas. Essas avaliações precisam ir além de um questionário ou exercícios de fixação ao final dos módulos. 

Essas avaliações devem ser periódicas para monitorar a retenção, ou seja, ao terminar o curso aplique uma avaliação para definir o domínio do colaborador acerca do que foi aprendido. Em períodos posteriores, que podem ser de semanas, meses ou semestres, reavalie esses conhecimentos para definir o que de fato permaneceu em conhecimento. 

Isso permitirá que você entenda o quanto esse treinamento está sendo eficaz e, além disso, se o colaborador de fato se envolveu e engajou com aquele treinamento. 

Conceda feedback e reconhecimento  

Um fator que muitos gestores subestimam é a capacidade do feedback de transformar positivamente qualquer ação da empresa, e isso inclui os treinamentos. Precisamos lembrar que o feedback é uma via de mão dupla, ou seja, ele acontece de forma mútua. 

Quando um colaborador termina um treinamento, é essencial que ele possa construir um diálogo que permita definir os pontos principais de aprendizagem. Além disso o processo de feedback também pode ser utilizado enquanto ferramenta de comunicação para gerar um engajamento ainda maior dos colaboradores. 

Para discutir ideias de implementação que incentivem o engajamento dos colaboradores em treinamentos online, a Plantar produziu uma live repleta de conteúdo. Nela, Katielle Fonseca, da Plantar Educação, conversa com a Daniela Luiz, Diretora Executiva da Didáctica, sobre os desafios na maximização de engajamento dos colaboradores em treinamentos corporativos. 

Confira o conteúdo da live na íntegra abaixo:

 

Se você gostou desse artigo e quer se aprofundar mais sobre o assunto, veja também o nosso artigo listando 5 ações de engajamento para adotar com o seu time interno! 

Até a próxima! 

Por:
Graduado em Relações Públicas pela Universidade Federal de Goiás, busca alcançar novos horizontes e desafios no campo da gestão do agronegócio. Aproximar as áreas de gestão dos processos humanizados e eficazes é um de seus principais objetivos, sempre levando em conta a qualidade e a credibilidade na produção de conteúdos úteis e concisos.
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