Quando o assunto é treinamento e desenvolvimento, mais do que investir em aprendizagem, as empresas também precisam incentivar o desenvolvimento constante do time de colaboradores. Uma das formas de fazer isso é por meio de uma cultura de aprendizagem contínua na empresa, garantindo desenvolvimento comportamental e técnico a longo prazo.
No artigo a seguir você confere 5 passos para criar uma cultura de aprendizagem contínua na sua empresa, sua importância e os principais benefícios. Por isso, se você quer ficar por dentro do assunto, leia o artigo até o final e tire todas as suas dúvidas sobre o tema.
Novos desafios e aprendizagem contínua
O mercado segue em constante mudança, e com isso novos desafios surgem a cada dia para as empresas e seu time de colaboradores. Como resultado, esse movimento cria uma demanda por aprendizagem continuada e, consequentemente, por investimentos mais precisos em educação corporativa.
Assim como no mercado, a aprendizagem nas empresas deve ser contínua e bem estruturada, acompanhando a evolução de forma estratégica. Mais do que gerar apenas desenvolvimento com viés técnico, as ações também devem mirar o desenvolvimento humano, que é igualmente importante para a empresa.
No entanto, a implementação de estratégias que de fato incentivem a aprendizagem contínua atravessa questões que vão além da efetividade das ferramentas. Por exemplo, questões culturais arraigadas também podem ser prejudiciais aos processos de aprendizagem e gerar barreiras às ações educacionais.
Dentre alguns dos obstáculos comuns nesse processo, estão:
Resistência à mudança: a aprendizagem contínua também exige transformações contínuas, o que pode gerar resistência em alguns colaboradores por trazer mudanças a uma rotina já estabelecida.
Baixo orçamento: programas de T&D estão em um constante balanço entre investimentos e retornos. Por isso, investir nesse tipo de ação nem sempre é algo que empresas estão dispostas ou preparadas para fazer.
Tempo limitado: seja pelo modelo de negócio ou pela rotina de trabalho, o tempo dedicado à aprendizagem é outro fator crítico de sucesso para a aprendizagem contínua. Isso porque novos aprendizados exigem um investimento de tempo, um recurso limitado tanto para empresas quanto colaboradores.
Controle de resultados: por fim, muitas empresas desejam investir em aprendizagem contínua, mas não tem ferramentas de controle e monitoramento do processo. Consequentemente, isso cria uma miopia em torno das ações, uma vez que a empresa não sabe quais ações são efetivas e o que pode ser melhorado.
A seguir veremos 5 passos para criar uma cultura de aprendizagem forte.
Como criar uma cultura de aprendizagem contínua em 5 passos
Conforme vimos no tópico anterior, a aprendizagem contínua é um processo necessário para o crescimento das empresas e o desenvolvimento de times. Porém, esse processo pode enfrentar algumas resistências, que prejudicam a criação de uma cultura de aprendizado forte.
Segundo uma pesquisa recente feita pela TalentLMS, os 3 principais desafios dos colaboradores com o T&D na rotina de trabalho são:
- As sessões de treinamento consomem muito tempo para serem concluídas;
- O conteúdo dos treinamentos não é entregue em um formato engajante;
- O treinamento não está disponível para ser consumido sob demanda, a qualquer hora.
Ou seja, os principais desafios da aprendizagem nas empresas estão pautados na entrega e no conteúdo. Em resumo, a aprendizagem contínua deve disponibilizar conteúdo de rápida assimilação, entregue de forma interessante e que esteja disponível a qualquer hora e lugar.
Dito isso, como criar uma cultura de aprendizagem contínua? Confira 5 passos para fazer isso na sua empresa.
1. Invista em tecnologia
O primeiro passo na criação de uma cultura de aprendizagem contínua é investir em plataformas que possibilitem a entrega de conteúdo conforme planejado. Nesse caso, a tecnologia entra em cena como um complemento às metodologias de aprendizagem adotadas pela empresa.
Além disso, investir em tecnologia voltada à educação pode reduzir custos de treinamento e garantir liberdade geográfica, permitindo uma maior adesão aos treinamentos. Como resultado, a aprendizagem se torna uma parte cada vez mais comum da rotina corporativa, garantindo a continuidade do aprendizado.
2. Dedique tempo
Vimos que o tempo ainda é um desafio comum quando o assunto é aprendizagem atrelada à rotina de trabalho. Por isso dedicar tempo ao aprendizado dentro das jornadas de trabalho pode ser uma solução para incentivar a aprendizagem contínua.
Sendo assim, planeje o seu treinamento sempre levando em conta o tempo que será dedicado à aprendizagem. Se possível, aloque tempo dedicado apenas aos treinamentos nas jornadas de trabalho.
3. Personalize o aprendizado
Um outro ponto que vimos no tópico anterior foi como para os colaboradores o conteúdo educacional ainda é entregue em um formato desinteressante e pouco atrativo. Isso acontece porque o planejamento e a implementação dos treinamentos não são feitos levando em conta o perfil do time de colaboradores.
É pouco eficaz que a empresa tenha as melhores ferramentas e metodologias se o formato entregue não atrai o seu time para o aprendizado. Portanto, para criar uma cultura de aprendizagem contínua, é necessário que a aprendizagem esteja adaptada ao perfil do time.
4. Conceda feedback
Reconhecer o aprendizado e suas aplicações práticas no ambiente de trabalho também ajuda a criar uma cultura de aprendizagem contínua. Sendo assim, o feedback é outra ferramenta importante para manter o aprendizado em evidência na empresa.
O feedback tem um papel de extrema importância no incentivo ao aprendizado e quando esse fluxo é mútuo e bem estruturado os resultados são expressivos. Por isso, lembre-se do feedback como ferramenta de reconhecimento e de melhoria dos processos em ações de treinamento.
5. Avalie e, se necessário, reestruture
Um dos principais desafios quando o assunto é implementação e a otimização de ações educacionais são as avaliações. Muitos gestores ainda não possuem uma ideia concreta de como avaliar o aprendizado dos seus colaboradores em treinamentos.
Nesse sentido, a tecnologia que já citamos pode ser uma ferramenta importante na avaliação e melhoria desses treinamentos. Isso porque esse tipo de plataforma ajuda a fazer a análise dos dados por meio de métricas e direcionar mudanças no formato dos treinamentos.
Gostou desse artigo? Veja mais sobre treinamento e desenvolvimento no nosso artigo listando 6 benefícios da capacitação corporativa aliada à tecnologia!
Até a próxima!