5 dicas para inovar ao treinar e capacitar seus funcionários

Marcos Paulo Barbosa
treinar e capacitar funcionários

Treinar e capacitar funcionários tornou- se fundamental em todas as empresas, independente do porte, quantidade de colaboradores, segmento e tantos outros.

Com a transformação digital, isso se tornou ainda mais evidente. 

As organizações sentem maior necessidade de adotar estratégias de qualificação que dialoguem com o ambiente de cultura digital em que vivemos.

Isso pode ser traduzido por meio de dados sobre o mercado de treinamento corporativo.

Uma dessas tendências pode ser observada nos dados da pesquisa realizada pela Statista Global Consumer Survey sobre aquisição de serviços de treinamento profissional no Brasil em 2021. 

De acordo com o estudo, cerca de 28% dos entrevistados responderam terem investido em “treinamentos/cursos online” nos últimos 12 meses, popularizando a modalidade de ensino à distância baseada no uso de plataformas e/ou aplicativos.

Outra pesquisa, o Panorama do Treinamento no Brasil 2020/2021, realizada pela Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD), aponta para essa mesma direção.  

De acordo com dados do estudo, “56% dos respondentes citam como sua principal tendência ampliar a oferta de cursos online ou EAD, implantar uma plataforma para seus cursos online ou até migrar sua metodologia para online, aulas virtuais ou blended (mescla de treinamento presencial com online)”. 

Então, quer entender melhor como treinar e capacitar seus colaboradores? Então você está no conteúdo certo! 

Preparamos um guia para você fazer isso passo a passo, com as melhores dicas. Vamos lá? 

Por que treinar e capacitar os colaboradores?

Os colaboradores capacitados tendem a melhorar a produtividade, tanto individualmente (com o estímulo direto aos seus talentos) quanto coletivamente (fortalecimento da equipe). O treinamento permite que os profissionais minimizem erros, reduzindo também os custos para a organização.

Em primeiro lugar, investir em treinamento e desenvolvimento dos funcionários possui valor estratégico para as organizações, pois os torna mais aptos para exercerem suas tarefas do dia a dia.

Empresas que se dedicam a capacitar seus colaboradores tendem a ser mais eficientes em seu processo e conseguem alcançar metas mais ambiciosas.

Muitos líderes e empresários já entendem que investir no desenvolvimento e capacitação dos colaboradores é uma prática cada vez mais importante, trazendo inúmeras vantagens como redução de custos e aumento da produtividade. Mas como eles estão fazendo isso?

É o que você verá a seguir! 

5 dicas para inovar ao treinar e capacitar seus funcionários

Colaboradores melhor treinados tendem a ser mais satisfeitos com suas competências. E como consequência, realizam suas tarefas com maior produtividade. Isso também influencia diretamente na estratégia de retenção de talentos.

Entretanto, vivemos na era da tecnologia e isso pode ser feito da maneira mais inovadora possível. 

Quer saber como? Confira 5 dicas para inovar ao capacitar e treinar seus colaboradores:

Invista em gamificação

Gamificação é o uso de técnicas e raciocínios de design, mecânicas e elementos de jogos de videogame aplicados em conceitos de não jogo.

O poder que esta técnica tem de agregar vantagens aos negócios são múltiplas: não se exige logística para entrega do material – pois pode ser facilmente atualizado de acordo com as necessidades da empresa – e o melhor de tudo, gera receita a partir da economia de recursos feitos na aplicação.

Por exemplo, em casos de uso de tecnologias, não será necessário reunir todos os colaboradores da empresa para um treinamento, pois podem participar através de computadores ou dispositivos móveis com o material feito a partir da técnica de gamificação. 

Assim, poderão absorver o conteúdo passado através do que será considerado uma estratégia gamificada, com alusão a tarefas divertidas e praticadas fora do horário de trabalho.

Conheça a sala de aula invertida

O objetivo da técnica de sala de aula invertida surgiu da ideia de inverter o processo tradicional de aprendizado. 

Todo o conteúdo que será trabalhado durante o treinamento é enviado com antecedência para o colaborador, a fim de ser estudado e absorvido antes do treinamento ministrado presencialmente.

Os benefícios deste modelo oferecem, principalmente, a possibilidade de otimizar o tempo gasto em treinamentos presenciais, com discussões avançadas e aplicações práticas sobre os tópicos abordados. 

Além disso, o conceito de sala de aula invertida ajuda gestores e líderes das organizações a otimizarem seu tempo, pois não costumam dispor de um longo espaço nas agendas.

Aposte no e-learning

Assim como a educação formal pode adotar o ensino online, as empresas também ganham ao implementar essa tecnologia em seus processos de treinamento e desenvolvimento profissional. 

Essa estratégia é chamada de e-learning corporativo, aproveitando as qualidades e possibilidades da educação a distância na realidade organizacional.

O e-learning permite que as empresas tenham um acompanhamento mais próximo dos programas de desenvolvimento, além de ser uma solução escalável com visibilidade de dados. 

Incentive o protagonismo do colaborador

Quando se tem tecnologias e metodologias de ponta para treinar e desenvolver as equipes, é possível permitir que o colaborador tome o controle do seu próprio processo de aprendizado.

Não podemos falar de inovação na maneira de treinar e capacitar um colaborador, sem colocá-lo no centro do seu próprio desenvolvimento, pessoal e profissional.

Considere uma plataforma de aprendizagem

Investir em educação corporativa no treinamento e desenvolvimento de funcionários é mais do que um modo de trazer benefícios para sua corporação.

E isso pode ser feito com a ajuda de uma plataforma de aprendizagem

Com ela, é possível capacitar sua equipe da melhor maneira possível, com conteúdos personalizados e que fazem sentido para sua empresa. 

A Plantar Educação é um bom exemplo disso. Através de soluções personalizadas de aprendizagem digital e consultoria especializada, promovemos a gestão do conhecimento e a capacitação de colaboradores de diversas frentes.

Saiba mais sobre os serviços oferecidos pela Plantar clicando aqui ou conferindo nossas redes sociais. 

Então, como vimos, o treinamento e capacitação de funcionários passa a ser encarado como um investimento à medida em que as empresas se tornam cada vez mais conscientes da importância da qualificação digital para seus resultados de venda, relacionamentos com clientes e constante inovação. 

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp