Treinamento on-the-job: o que é e como pode beneficiar a sua empresa

Treinamento on-the-job

Aprender no trabalho é uma das maneiras mais simples de se desenvolver em um ambiente corporativo e é isso que chamamos de “treinamento on-the-job”, em tradução “treinamento no trabalho”. 

Sabemos que todo processo de aprendizagem só é 100% completo quando alinhamos teoria e prática. Por esse motivo, a capacitação do funcionário pode, e deve, ser formada por cursos e treinamentos específicos colocando a mão na massa.

Quer entender mais como funciona esse tipo de treinamento, quais suas vantagens e como sua empresa pode se beneficiar? Então continue acompanhando o conteúdo do Blog da Plantar e se mantenha informado!

O que é treinamento on-the-job?

O treinamento on-the-job acontece quando um colaborador aprende competências no seu próprio posto de trabalho. 

Esse modelo é muito conhecido por ser aplicado em empresas que possuem trainees que, ao serem contratados, passam um período em diversas áreas da empresa com a finalidade de entender cada finalidade e particularidade do setor. 

Mas engana-se quem pensa que o treinamento on-the-job é apenas para trainee! 

Quando uma empresa conta com esse tipo de abordagem, vê com mais clareza diversos processos e faz com que os colaboradores cresçam com seus próprios aprendizados.

Como funciona na prática?

O processo do treinamento on-the-job é mais simples do que parece.

Basicamente, o colaborador que está participando desse tipo de treinamento realiza atividades, toma decisões e é avaliador por um gestor. Falando em termos práticos, isso proporciona um grande aprendizado, capacitação e desenvolvimento mais acelerado.

E quando esse treinamento é apropriado?

Ele pode ser útil para funções que exigem o uso de habilidades complexas, como entrada ou compra de dados, ou qualquer função que dependa fortemente de procedimentos estruturados. É frequentemente usado no planejamento de sucessão, também.

Vantagens do treinamento on-the-job 

Realizar o treinamento on-the-job, tanto os colaboradores quanto a empresa pode se beneficiar, já que a visão sistêmica desenvolvida do processo é fundamental para que o funcionário tenha um conhecimento maior sobre o negócio e, consequentemente, acabe gerando maior receita para empresa. 

Além disso, esse tipo de treinamento está sendo bastante conhecido como um dos responsáveis pela diminuição do índice de demissões das empresas. 

Conheça mais alguns dos benefícios:

  • Aumento da produtividade: quando o colaborador tem a oportunidade de aprender em seu ambiente de trabalho faz com que ele consiga aprender mais rapidamente e, na prática. E, consequentemente, o resultado vem mais rápido;
  • Espírito de liderança: os profissionais que passam por esse treinamento on-the-job geralmente desenvolvem o seu espírito de liderança e criam maior conexão com a empresa.
  • Economia de tempo e de dinheiro: além da economia com a estrutura e deslocamento, a empresa também ganha em poder treinar o colaborador internamente, sem gastos com cursos externos;
  • Melhora a cultura da empresa: as pessoas novas podem sentir rapidamente a cultura corporativa e o ritmo do trabalho e conhecer rapidamente seus novos colegas e principais partes interessadas.

6 formatos de treinamento on-the-job 

O treinamento on-the-job ocorre quando um membro da equipe trabalha ao lado de um colega (treinador/instrutor) mais experiente, para que eles possam aprender novas habilidades em condições normais de trabalho.

Mas você sabia que é possível aplicar esse tipo de treinamento em 6 formatos diferentes? Conheça quais são eles:

1. Coach/ Mentoria

Um dos formatos mais comuns de treinamento, acontece quando o foco principal é desenvolver um colaborador para assumir um cargo de liderança, já que é necessário ter uma série de conhecimentos específicos da área para que alguém se torne um bom gestor. 

2. Estágio

Também em um dos modelos mais comuns, sendo direcionados para estudantes que estão próximos de receber o diploma de graduação e precisam ou querem ter experiência na área de atuação futura. 

A empresa deve ver esse tipo de treinamento como uma maneira de investir e lapidar as habilidades de um futuro bom profissional. 

3. Grupos de treinamento 

Esse formato acontece quando há uma reunião com membros selecionados que devem trazer soluções para um problema que está sendo enfrentado na empresa.

E como equipe, realizam uma força-tarefa para encontrar as raízes dos problemas e possíveis soluções.

4. Job rotation 

Esse formato permite que os colaboradores não só conheçam o ambiente e a equipe de trabalho, mas outras áreas da empresa também. 

Em alguns casos, o gestor opta por mudar temporariamente suas funções sem a necessidade de recolocação.

5. Programa de treinamento e prática 

Neste formato, os programas criados se dividem em cursos e, assim, os participantes são ensinados a aplicar o conhecimento que absorveram em situações imaginárias e verídicas do negócio. 

6. Sistema de pares

Por último, aqui o colaborador é colocado lado a lado com um funcionário do mesmo nível hierárquico e realiza suas funções juntamente com o par. 

4 passos para organizar o treinamento on-the-job

Para que o treinamento on-the-job seja colocado em prática, é só seguir os 4 passos que listamos aqui:

  1. Preparar: explique aos participantes como a sessão de treinamento ocorrerá. Dê a eles uma visão geral das habilidades que eles aprenderão;
  2. Apresentar: apresente as informações que eles precisam aprender. Pode ser na forma de materiais escritos, vídeos, sessões de aprendizado on-line ou palestras, por exemplo;
  3. Aplicar na prática: depois que os alunos receberem instruções, incentive-os a fazer suas próprias tarefas, enquanto são supervisionados pelo treinador;
  4. Inspecionar: nesse ponto, o treinador precisa inspecionar o que os alunos fizeram e oferecer feedback sobre o que deu certo e o que deu errado. Para cada nova habilidade aprendida, o treinador deve continuar a fornecer feedback e orientação.

E se “como fazer essa avaliação” é algo que você está se perguntando, não se preocupe, vamos te mostrar agora mesmo! 

Essas avaliações precisam ser feitas periodicamente — de preferência, semanalmente, com reuniões mais estruturadas a cada mês ou a cada quinzena.

O encontro entre o treinando e o treinador deve ocorrer para realizar a checagem e entender como está indo todo processo, além de ser um canal aberto para tirar dúvidas. 

É muito importante que se tenha uma compatibilidade de ambos os lados para que se consiga extrair as informações necessárias, entender se há necessidade de ajustes e ter um overview mais completo. 

Agora que você já sabe o que é e como aplicar um treinamento on-the-job, continue acompanhando o blog da Plantar Educação para mais conteúdos como esse!

Por:
Pai, filho, educador e apaixonado por inovação! Graduado em Gestão de Tecnologia da Informação com MBA em Liderança e Gestão Empresarial. Já são mais de 20 anos com atuação em empresas ligadas ao Agronegócio nas áreas de gestão, consultoria e educação corporativa.
Receba nossas sementes de conhecimento toda semana!
compartilhar

Compartilhe este conteúdo em: