O treinamento e desenvolvimento de pessoas (T&D) está entre as ações mais satisfatórias do RH. A partir deles, vemos o crescimento do colaborador: quando os potenciais inatos e adquiridos deixam de ser apostas e geram realizações concretas, como soluções, produtos, serviços e inovação. Para isso, existem tipos de treinamentos distintos.
Dessa maneira, a sua organização vai precisar identificar qual ou quais precisa e será mais efetivo.
Para te ajudar, preparamos 5 opções de treinamentos para seus colaboradores. Confira!
Benefícios dos mais variados tipos de treinamento
Cada treinamento tem um objetivo específico. É possível, por exemplo:
- Capacitar os colaboradores para um novo sistema usado na empresa;
- Realizar treinamento para motivar funcionários;
- Integrar mais os colegas de equipe ou mesmo entre áreas;
- Reduzir erros específicos em uma das etapas do processo de trabalho;
- Reciclar conhecimentos.
Assim, independentemente dos tipos de treinamento aplicados, é inegável que a estratégia se converta em investimentos e não em custos para a organização.
E esse pode ser um grande problema: muitos gestores ainda avaliam apenas o custo de investir em mais tipos de treinamento e desenvolvimento.
A seguir, vamos te mostrar os mais diferentes tipos de treinamento que poderão ser aplicados para alcançar as metas da sua empresa e ajudar a engajar, ainda mais, seu time. Vamos lá?
1. Treinamento de integração
Também conhecido como onboarding, diz respeito ao treinamento de novos funcionários.
Dessa maneira, é possível criar um vínculo mais rápido entre as pessoas recém-contratadas e as suas novas atividades. Sem falar que aproxima o colaborador da equipe com a qual ele vai interagir.
Sem falar que o setor de RH consegue transmitir, com eficiência e clareza:
- Missão, visão e valores da organização;
- A cultura organizacional;
- Tudo o que o funcionário precisa saber sobre suas responsabilidades e expectativas na empresa;
- Eventuais problemas que possam ocorrer, minimizando-os antes mesmo que ocorram.
2. Treinamento comportamental
Tendo como principal objetivo o aperfeiçoamento de atitudes e comportamentos dos colaboradores, esse treinamento ajuda a promover o engajamento e a motivação no trabalho.
Assim, seu colaborador consegue ter um senso de pertencimento maior, refletindo, até mesmo, em sua produtividade.
3. Treinamento técnico
Se sua empresa contrata, por exemplo, um sistema novo de gestão, é preciso realizar um treinamento técnico para que todos aprendam mais sobre ele e suas aplicações, certo?
Ele se destaca por garantir que todos fiquem cientes, ao mesmo tempo, de todo o processo.
Dessa maneira, fica fácil identificar dúvidas e dificuldades em assimilar as novas atividades. O que se traduz em uma produtividade mais eficiente, assim que a tecnologia for implementada.
4. Treinamento motivacional
Está com problemas no engajamento das equipes. Então o treinamento motivacional é sua melhor opção!
Com ele, é possível oferecer:
- Palestras motivacionais;
- Dinâmicas em grupo;
- Avaliações de desempenho com feedbacks;
- Convenções;
- Confraternização.
- Entre outras soluções que possam melhorar esse aspecto psicológico dentro da empresa.
5. Treinamento corporativo
Vale mencionar que o treinamento corporativo é uma junção de todos os tipos de treinamento e desenvolvimento. Ou seja: é a criação de um setor que entende, antecipadamente, não só a importância nessas atividades, mas que entende quais usá-las e a melhor estratégia para isso.
Melhores estratégias para treinar a sua equipe
Agora que você já sabe quais são os tipos de treinamentos que existem, que tal começar a pensar nas ações e campanhas que envolvem esse tipo de desenvolvimento?
Trainee
Programas de Trainee têm ganhado destaque no setor de RH nos últimos anos. Isso porque as empresas já entendem os benefícios de começar um processo de treinamento desde o princípio.
Visando o desenvolvimento de seus colaboradores, os programas de trainee geralmente possuem uma faixa etária específica e, diferentemente do estágio, não tem período de duração determinado por lei.
Visita de um especialista
A visita técnica acontece quando um especialista de um outro setor/unidade da mesma empresa ou do mesmo departamento, mas de outra empresa ou consultoria. Esse tipo de treinamento tem como objetivo, abordar um outro ponto de vista sobre uma competência específica.
Ou ainda, pode ser realizada quando dentro da própria empresa não existe um profissional especializado no que a empresa precisa para aquele momento.
Workshops, palestras e congressos
Sempre que a necessidade de treinamento surgir, é hora de buscar ferramentas e recursos para suprir essa necessidade. Para isso existem os workshops, palestras e congressos.
Ambiente ideal para troca de experiências, formação especializada na prática que não só inspiram e motivam os colaboradores, mas também trazem o conhecimento preciso para realizar determinada função dentro da empresa.
Funciona como uma forma de refrescar as ideias e ver o que está acontecendo de mais inovador no setor.
Gamificação
Muito usada no cumprimento de metas, a gamificação tem crescido também como instrumento diferenciado para os mais variados tipos de treinamento e desenvolvimento.
Isso porque, a estratégia consiste em criar um jogo em cima do objetivo proposto — independentemente de qual seja —, e isso inclui a criação de uma situação lúdica, regras e, até mesmo, recompensas.
Programa de mentoria
Para um plano de sucessão de carreira ou mesmo o desenvolvimento de novas lideranças, o programa de mentoria pode ser um grande ativo da sua organização.
Entretanto, é importante avaliar quais áreas podem ser fortalecidas com a estratégia, e compor um plano de carreira no qual os seus profissionais vão se interessar em trabalhar com isso.
Ensino à distância (EAD)
Por meio de plataformas on-line é possível criar e manter diversos tipos de treinamento e desenvolvimento de colaboradores.
E, o melhor: você pode terceirizar o trabalho ou mesmo aplicá-lo internamente. Tudo depende do conhecimento dos seus colaboradores e do orçamento disponível para o projeto.
Afinal, vale destacar que o EAD é uma ferramenta que pode ser usada por muito e muito tempo, já que ela pode ser atualizada constantemente — e está sempre acessível e ao alcance dos seus colaboradores.
Agora que você já conhece os tipos de treinamento, é hora de colocar em prática e melhorar o desenvolvimento dos seus colaboradores. Te desejamos boa sorte e conte com a Plantar Educação para ajudar você a enfrentar seus desafios de gestão!