7 Tendências de Aprendizagem para ficar de olho em 2023

Tendências de Aprendizagem

2022 foi um bom ano para a educação corporativa, que recebeu uma abordagem ainda mais estratégica e investimentos crescentes nas empresas. Mas, quando o assunto são as iniciativas em educação corporativa, quais tendências de aprendizagem deste ano seguirão fortes em 2023? 

Para entender um pouco melhor o que estará em alta em 2023, é preciso fazer um balanço do que vem trazendo resultado nas organizações nos últimos anos. Por isso, o artigo a seguir traz pra você 7 tendências de aprendizagem que farão a diferença na educação corporativa em 2023. 

Por isso, leia o artigo até o final para ficar por dentro de tudo. Vamos lá? 

Tendências de aprendizagem e o futuro do T&D 

No último ano o mercado passou por diversas transformações: o trabalho remoto cresceu e as empresas investiram mais em processos de digitalização. No caso da educação corporativa não foi diferente e algumas metodologias e estratégias entraram em foco e devem seguir como prioridades no próximo ano. 

Assim como o ambiente das empresas e as habilidades necessárias no mercado mudaram, as ferramentas e iniciativas de educação corporativa também. Por isso, as tendências de aprendizagem nos ajudam a entender como acontecem essas transformações e quais iniciativas trarão melhores resultados no futuro do T&D nas organizações. 

A seguir, veremos algumas das tendências de aprendizagem para ficar de olho em 2023. 

Educação Híbrida 

A crise sanitária causada pela pandemia dos últimos anos exigiu que as empresas se adaptassem rapidamente, o que foi um desafio para muitas delas. Agora, com o cotidiano voltando a normalidade, a educação e o trabalho remotos se mostraram opções válidas nas organizações. 

Além disso, esse desafio deixou um legado: o formato híbrido tanto para as jornadas de trabalho quanto para a educação corporativa. Por isso, o modelo em que uma parte da qualificação é feita à distância e a outra parte é feita presencialmente será uma das tendências de aprendizagem no próximo ano. 

Esse modelo ganhou visibilidade ao reduzir os custos dos processos de aprendizagem nas empresas além de oferecerem maior flexibilidade aos colaboradores. Dessa forma, tanto a empresa quanto os colaboradores conseguem otimizar tempo durante a qualificação. 

Power Skills 

As hard skills e as soft skills já são conhecidas quando o assunto é o desenvolvimento de habilidades dos colaboradores na empresa. No entanto, o mercado tem percebido que não adianta tratar os dois conceitos de forma isolada, e é aí que entram as power skills

Atualmente, não basta ter habilidades técnicas e comportamentais apuradas, também é necessário trabalhar a relação entre essas habilidades no cotidiano corporativo. É o desenvolvimento desse equilíbrio que constitui as power skills, e o treinamento nas empresas é uma chave nesse desenvolvimento. 

A tendência é que essas habilidades entrem cada vez mais em foco da educação corporativa nos próximos anos. Portanto, as power skills também são uma das tendências de aprendizagem para o próximo ano. 

Microlearning 

Quando as jornadas de aprendizagem são densas e longas demais, o resultado obtido com os investimentos em educação pode ser contrário do esperado. Desse modo, a fragmentação do conteúdo educacional em pequenas pílulas de conhecimento vem se mostrando uma opção nas organizações. 

Por isso o microlearning se consolida como uma das tendências de aprendizagem para 2023 ao suprir essa demanda por leveza no processo de aprendizagem. Ao fragmentar o aprendizado em pequenas partes, o microlearning cria uma educação mais dinâmica e facilita a fixação do conteúdo proposto. 

De vídeos curtos a podcasts e pequenos textos, o microlearning oferece diversas possibilidades e formatos para o treinamento e desenvolvimento de times inteiros. Sendo assim, as pílulas de aprendizagem seguirão como parte do planejamento de design instrucional nas empresas em 2023. 

Treinamento em DEI (Diversidade, Equidade e Inclusão) 

Nos últimos anos, a preocupação em criar ambientes mais inclusivos, igualitários e consequentemente mais saudáveis cresceu nas organizações. Nesse sentido, a demanda por treinamento e qualificações que atendam a essa demanda também cresceu nos ambientes corporativos. 

Sendo assim, o treinamento em DEI (Diversity, Equity and Inclusion),sigla em inglês para Diversidade, Equidade e Inclusão, surge como forte tendência de aprendizagem atualmente. Em suma, o DEI ajuda a criar um ambiente mais inclusivo e aberto à diversidade dentro das empresas, beneficiando o clima o a cultura. 

A educação corporativa pode ajudar na construção não de times mais qualificados, como também mais inclusivos, e isso faz do DEI outra forte tendência de aprendizagem para ficar de olho. 

E-learning  

Para amparar todos os processos de educação corporativa nas empresas são necessárias metodologias e plataformas que tragam resultados reais. Desse modo, levando em conta o crescimento do uso de tecnologia nos processos de aprendizagem, o e-learning entra como outra tendência de aprendizagem em 2023. 

O uso da tecnologia para potencializar os processos de aprendizagem não é nenhuma novidade no cenário corporativo. No entanto, a tendência é que esse uso cresça ainda mais, principalmente do ponto de vista do uso de plataformas digitais nesse processo. 

Os ambientes virtuais de aprendizagem garantem flexibilização do aprendizado e colocam o colaborador no centro do próprio desenvolvimento. Como resultado, isso faz do e-learning uma opção viável para diversos tipos de empresa, o que também faz dele uma das tendências de aprendizagem para os próximos anos. 

Digital Upskilling  

De mãos dadas com o e-learning, a transformação digital nas empresas segue crescendo e se acelerou no último ano. No entanto, esse crescimento gerou uma outra demanda: profissionais que estejam preparados para essa mudança nas empresas.  

Nesse caso, a necessidade vira uma oportunidade para as empresas que desejam utilizar a educação corporativa como forma de atender a essa demanda. Segundo um levantamento do LinkedIn, o reskilling e upskilling estão entre as principais prioridades de T&D na maioria dos continentes. 

Dentro desse conjunto de prioridades temos o digital upskilling, que tem como objetivo melhorar as habilidades digitais dos colaboradores. Com a transformação digital cada vez mais em foco nas empresas, o digital upskilling ajudará a construir times mais preparados para o que está por vir no mercado. 

Mobile Learning 

Por fim, mas não menos importante, o Mobile Learning, que já vinha sendo foco nos últimos anos, ainda segue como forte tendência de aprendizagem para 2023. Isso porque o formato mobile permite aprendizagem com liberdade geográfica e de tempo. 

Os dispositivos móveis se tornaram uma forte ferramenta nos processos de aprendizagem, o que também faz deles aliados da educação corporativa. Quando usados de forma estratégica e consciente, o mobile learning pode transformar sua estratégia de T&D. 

Tanto para os formatos EAD quanto os híbridos, o uso dos dispositivos móveis na aprendizagem pode potencializar e agilizar processos de treinamento, onboarding, entre outros. Por isso, o mobile learning segue como uma das ferramentas mais utilizadas na educação atualmente, e em 2023 não será diferente. 

Conclusão 

Para concluir, não é possível listar todas as tendências de aprendizagem e os desafios que virão com elas em 2023. No entanto, quando se olha para o mercado com um olhar analítico aliado à situação da empresa, é possível entender como essas tendências podem se converter em resultados. 

Criar processos educacionais que sejam, ao mesmo tempo, adaptadas às necessidades da empresa e dos colaboradores é um dos maiores desafios da educação corporativa atualmente. Mas, quando feito de forma estratégica e bem planejada, tanto empresa quanto time que faz parte dela só tem a ganhar. 

Gostou desse post? Veja também o nosso artigo sobre Letramento Digital

Até a próxima. 

Por:
Graduado em Relações Públicas pela Universidade Federal de Goiás, busca alcançar novos horizontes e desafios no campo da gestão do agronegócio. Aproximar as áreas de gestão dos processos humanizados e eficazes é um de seus principais objetivos, sempre levando em conta a qualidade e a credibilidade na produção de conteúdos úteis e concisos.
Receba nossas sementes de conhecimento toda semana!
compartilhar

Compartilhe este conteúdo em: