5 Tendências de Aprendizagem Digital que irão dominar 2023 

Tendências de Aprendizagem Digital

Atualmente, a educação corporativa vem ganhando um espaço cada vez maior e, consequentemente, recebendo mais investimentos dentro das empresas. Em 2023 o cenário não é diferente: diversas tendências de aprendizagem digital farão a diferença neste ano quando o assunto é educação corporativa. 

Sendo assim, o artigo a seguir vai detalhar 6 das principais tendências de aprendizagem digital que irão dominar 2023 e nas quais você pode investir. Se você quer ficar por dentro do assunto e entender melhor essas tendências, leia o artigo até o final para saber mais. 

Vamos lá? 

2023 e as tendências de aprendizagem digital 

E mercado da educação corporativa sofreu uma grande transformação nos últimos anos, e o cenário de crescimento do ensino remoto foi potencializado pela pandemia. Nesse sentido, a aprendizagem digital ganhou ainda mais destaque no setor da educação, o que também inclui a aprendizagem nas empresas. 

Segundo projeção da consultora Global Market Insights, o mercado de e-learning deve passar de 350 bilhões em 2021 para 1 trilhão de dólares em 2028. Em resumo isso significa um crescimento superior a 300% em menos de 10 anos, o que é altamente positivo para o setor da educação. 

Como resultado, esse cenário projeta algumas tendências de aprendizagem digital em destaque para este ano. A demanda pelas metodologias e plataformas digitais na educação corporativa nunca foi tão alta, e entender essas tendências é essencial para obter melhores resultados. 

Com a educação corporativa cada vez mais presente no planejamento estratégico das empresas, saber como trabalhar com a aprendizagem digital será um diferencial competitivo. Por isso, a seguir veremos algumas das principais tendências de aprendizagem digital que farão a diferença em 2023 e como elas funcionam. 

Microlearning  

O aprendizado com o uso de conteúdos em tamanho reduzido e trabalhados de forma periódica é uma tendência que tem trazido bons resultados de aprendizagem. Por isso, o microlearning é uma das tendências de aprendizagem digital que irão crescer ainda mais em 2023, principalmente dentro das organizações. 

O formato das pílulas de aprendizagem aliadas à facilidade e flexibilidade trazida pelas ferramentas digitais cria ainda mais agilidade no processo de aprendizagem. Desse modo, é possível potencializar os resultados das ações de educação corporativa nas empresas e conquistar melhores resultados em treinamentos e qualificações. 

Porém o microlearning exige um planejamento adequado da jornada de aprendizagem e dos resultados a serem obtidos. Por isso, antes de começar a investir em ações propriamente ditas, verifique se sua estratégia de design instrucional constrói um caminho coerente para seus colaboradores. 

Gamificação 

Outra tendência de aprendizagem que seguirá crescendo em 2023 são os processos de gamificação em educação corporativa. Ao adicionar técnicas e procedimentos comuns aos jogos em processos do dia a dia corporativo, a gamificação permite maior interatividade e engajamento nessas ações. 

Em resumo, a gamificação cria a oportunidade para transformar as ações de educação corporativa em processos menos maçantes. Além disso, o formato ajuda a manter os colaboradores interessados e engajados por mais tempo nas ações de treinamento na empresa. 

Mas, assim como qualquer outra metodologia, você deve utilizar a gamificação de forma planejada e com roteiros bem definidos. Por exemplo, é possível utilizar a gamificação em onboardings, treinamentos e ações de comunicação interna.  

No entanto, quando usada de forma indiscriminada, a gamificação pode trazer resultados contrários ao esperado. Sendo assim, verifique o perfil do seu time para determinar em quais ações a gamificação pode ser usada como ferramenta na geração de engajamento. 

Realidade Virtual 

A realidade virtual é utilizada por diversas empresas e áreas do entretenimento e em diversas outras áreas do mercado. No entanto, o seu impacto no mercado da educação também vem crescendo nos últimos anos. 

Quando o assunto são as tendências em aprendizagem digital, a realidade virtual vem se consolidando como uma importante ferramenta de educação corporativa. Além disso, a realidade virtual também permite maior imersão no processo de aprendizagem, sendo a alternativa ideal para manter o foco em treinamentos corporativos. 

A possibilidade de gerenciar treinamentos com mais segurança e estrutura reduzida também é uma vantagem que coloca a realidade virtual à frente em 2023. Por fim a realidade virtual também pode ajudar em outros processos como os ambientes virtuais e a já mencionada gamificação. 

Mobile Learning 

O uso dos smartphones, tablets e outros dispositivos móveis como plataformas de aprendizagem só vem crescendo nos últimos anos. Segundo um levantamento feito Comitê Gestor da Internet no Brasil, 90% dos professores utilizaram celulares nas atividades escolares em 2021. 

Esse dado une dois fatores-chave: o impacto do cenário pandêmico na educação à distância e o crescimento das TICs no cotidiano das pessoas. Para a educação corporativa não é diferente: atualmente muitas empresas vem utilizando os dispositivos móveis como parte integral da aprendizagem nas empresas. 

Com o crescimento do EAD e a demanda contínua por flexibilidade nos processos de treinamento e qualificação, o mobile tende a se fortalecer ainda mais. Por isso, o mobile learning e segue como uma das principais tendências de aprendizagem digital para 2023. 

Ambientes Virtuais de Aprendizagem 

Por fim, mas não menos importante, os ambientes virtuais de aprendizagem configuram outra forte tendência para este ano. Assim como nos casos do mobile learning e da realidade virtual, os ambientes virtuais se tornaram uma alternativa mais econômica e segura no período pós pandemia. 

O crescimento dos formatos híbridos de educação também influenciou uma procura maior pelos ambientes virtuais de aprendizagem. Sendo assim, com a ajuda das plataformas digitais, as salas de aulas virtuais garantem maior flexibilidade de tempo, independência geográfica e conteúdo multiplataformas. 

Como resultado, a educação corporativa só tem a ganhar uma vez que o investimento é reduzido e o conteúdo pode ser reformulado e atualizado com maior facilidade. Portanto, alternativas como universidades corporativas e plataformas de aprendizagem online devem crescer ainda mais neste ano como uma das principais tendências de aprendizagem digital. 

Gostou desse artigo? Fique por dentro de tudo sobre educação corporativa e aprendizagem digital no nosso blog

Até a próxima!

Por:
Graduado em Relações Públicas pela Universidade Federal de Goiás, busca alcançar novos horizontes e desafios no campo da gestão do agronegócio. Aproximar as áreas de gestão dos processos humanizados e eficazes é um de seus principais objetivos, sempre levando em conta a qualidade e a credibilidade na produção de conteúdos úteis e concisos.
Receba nossas sementes de conhecimento toda semana!
compartilhar

Compartilhe este conteúdo em: