Como elaborar relatórios estratégicos para uma empresa?

Marcos Paulo Barbosa
relatórios-estratégicos

Você sabe o que são os relatórios estratégicos e como implementar eles na empresa? Eles são de extrema importância para as empresas, pois ajudam os gestores a tomar melhores decisões em vários departamentos.

Eles reúnem todas as informações necessárias para mostrar o que deve ser corrigido, reforçado ou alterado nas diferentes áreas, processos e atividades da empresa.

Por isso, todo gestor que busca o crescimento do negócio precisa tomar decisões com base nesses documentos, se quiser chegar longe e alcançar os melhores resultados.

Por serem considerados uma grande fonte de informações dentro da companhia, elaboramos este conteúdo para explicar seus benefícios do relatório estratégico, como elaborá-lo e a importância de contar com bons recursos nesse processo. Confira!

O que são e quais são os benefícios dos relatórios estratégicos?

Os relatórios estratégicos permitem uma análise detalhada em relação ao desempenho de cada departamento e seus colaboradores. Isso porque esse tipo de ferramenta visa coletar dados, averiguar os principais indicadores de desempenho, informar a respeito de vários aspectos da organização, fornecer informações relevantes e contribuir para tomadas de decisões mais adequadas.

Atualmente, entre os principais desafios para elaboração dos relatórios, está a elevada quantidade de dados.

Um estudo da consultoria EY revelou que 2/3 dos CFOs entrevistados acreditam que “o volume e o ritmo crescentes dos dados estão afetando a capacidade de fornecer insights significativos aos conselhos”. Além disso, 56% deles acreditam ser uma prioridade rever o modelo de relatório.

Esses dados mostram uma elevada importância de acompanhar esse documento, mas também uma forte necessidade em criá-lo da forma correta.

Os relatórios estratégicos podem proporcionar uma série de benefícios. Veja, a seguir, os principais!

Aprimora a comunicação

Esse tipo de ferramenta proporciona a visibilidade das diferentes atividades entre os setores e aprimora a comunicação entre todos os integrantes da companhia.

Mensura métricas estratégicas para averiguar e monitorar desempenho

Para o crescimento do negócio, é importante implementar uma forma de mensurar, além do desempenho em relação aos concorrentes, a própria atuação da empresa. Os relatórios são fundamentais para que isso ocorra.

Melhora a colaboração

Como resultado do aprimoramento da comunicação, os relatórios estratégicos ajudam na melhora da colaboração interdepartamental. 

Com os profissionais atuando de forma coesa, em prol de um objetivo em comum, todas as áreas podem utilizar as informações contidas nos relatórios para criar estratégias específicas de desenvolvimento.

Impulsiona a motivação e o engajamento

Um relatório bem elaborado torna as informações críticas da empresa acessíveis a todos, o que estimula o desempenho individual. 

Quando os colaboradores estão apresentando um bom desempenho e são reconhecidos pelo seu esforço, tornam-se mais motivados e engajados, o que leva ao aumento da produtividade e qualidade dos serviços do negócio em geral.

Promove o crescimento contínuo

Relatórios precisos geram impactos positivos na produtividade e tomada de decisões, o que gera a consistência e o desenvolvimento contínuo da empresa.

Todos esses benefícios fazem com que o relatório de gestão seja um recurso indispensável para os negócios em um cenário de transformação digital.

Porém, essas vantagens só se concretizam quando o documento é de qualidade e estável, o que torna necessário saber como desenvolvê-lo corretamente.

Afinal, não adianta só listar vários indicadores aleatórios e colocá-los em uma apresentação. Eles devem ser bem escolhidos, de acordo com os objetivos, para que realmente consigam entregar os benefícios mostrados.

Como elaborar um relatório estratégico impecável?

A seguir mostraremos um passo a passo de como elaborar um relatório de gestão com sucesso. É importante seguir cada etapa com atenção!

Estabeleça as metas e os objetivos estratégicos

Para cada relatório que você criar, será preciso ter um objetivo em mente. Nesse caso, faça as perguntas relevantes de análise de dados que vão ajudar a entender as necessidades do documento. 

Após entender o que será avaliado, fica mais fácil estabelecer os indicadores de desempenho que vão acompanhar cada fator específico do desempenho.

Saiba escolher os indicadores de desempenho

Os indicadores de desempenho são utilizados em diversas áreas do planejamento estratégico de uma organização, independentemente do setor. 

A partir deles é que são elaboradas as diretrizes que serão seguidas. Implementar uma estratégia de dados, com a emissão de relatórios precisos e objetivos, é indispensável para manter a produtividade e competitividade das empresas nos dias atuais. 

Por esse motivo, faça um mapeamento dos principais pontos de atenção, os indicadores que os envolvem e um estudo efetivo para a coleta de informações que realmente possam contribuir para a criação do relatório.

Faça relatórios estratégicos completos

Quanto mais completos forem os relatórios, melhor será a análise feita dos indicadores, a detecção de oportunidades e melhorias que devem ser priorizadas pela empresa no plano de ação. 

Uma alternativa para auxiliar nesse processo é contar com ferramentas integradas e que ofereçam uma visão completa da empresa, para que as decisões sejam tomadas com base em dados reais.

Conte com o auxílio da tecnologia

Por meio de uma ferramenta adequada, é possível reunir os dados em um único local, criar relatórios interativos com agilidade e simplicidade, sempre com informações atualizadas. 

Para assegurar o máximo de aproveitamento dos dashboards, é importante garantir que as visualizações estejam em pleno funcionamento e colaborem para a obtenção rápida e fácil de informações. 

Além disso, é possível aproveitar a capacidade de digitalização dos relatórios enquanto utiliza filtros e caixa de busca detalhada, para filtrar as informações com agilidade.

Elabore um plano de ação a partir do relatório

Por fim, para que os relatórios estratégicos exerçam o seu papel, é fundamental transformar os dados obtidos em práticas concretas para impulsionar o desenvolvimento da empresa. 

Dessa forma, será possível aproveitar os insights de relatoria e aplicar o conhecimento adquirido com esses documentos. 

Como foi possível perceber, os relatórios estratégicos contribuem bastante para o sucesso da gestão de uma empresa.

Conclusão

O objetivo principal desses documentos deve ser o de informar por completo os gestores sobre temas pré definidos e, para que os dados não se misturem ou até mesmo se percam, os relatores devem tomar as seguintes precauções para seguir um padrão de qualidade:

  • Ser objetivo: é fundamental ser conciso e priorizar a objetividade na hora de relatar os dados e informações, dessa forma a interpretação do documento é otimizada, permitindo a absorção total das informações contidas no relatório;
  • Ter um layout simples: é importante reduzir ao máximo as distrações do leitor, evitando o uso de imagens ilustrativas ou designs muito complexos — dê preferência para gráficos e infográficos para facilitar o entendimento e a leitura;
  • Proporcionar clareza: é imprescindível elaborar e apresentar os dados e informações de uma maneira clara, para que qualquer um consiga compreender os relatórios facilmente.

Os relatórios estratégicos  são ferramentas essenciais para a gestão empresarial adequada de qualquer empresa, uma vez que fornecem dados e informações fundamentais para tomadas de decisões mais realistas e efetivas.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp