4 dicas para melhorar o relacionamento interpessoal no trabalho

Marcos Paulo Barbosa
4 dicas para melhorar o relacionamento interpessoal no trabalho

O relacionamento interpessoal no trabalho é um dos principais agentes causadores de conflitos e problemas entre a força humana da empresa. 

Enquanto em nossos relacionamentos pessoais podemos escolher as pessoas com quem vamos nos relacionar no mundo corporativo, não temos essa liberdade de escolha. Por isso, o tema tende a ser delicado. 

Sabemos que o relacionamento interpessoal é uma competência de muito valor no mundo corporativo, por isso, separamos algumas dicas para desenvolver essa relação com maior facilidade, prezando, sempre, pela melhoria no ambiente de trabalho, criando uma equipe muito mais unida e harmônica. 

O que é o relacionamento interpessoal no trabalho?

Em resumo, podemos definir o relacionamento interpessoal no trabalho como um conjunto de relações e interações criadas pelos colaboradores dentro da empresa.

Ele pode ocorrer de diversas maneiras, sendo negativa ou positiva e variando  de acordo com a postura adotada pelos funcionários com os colegas.

Normalmente, esse relacionamento se desenvolve mais entre colaboradores que fazem parte da mesma equipe ou de um mesmo setor. No entanto, em empresas maiores ele pode ocorrer em diversos níveis

5 fases do relacionamento interpessoal

Em linhas gerais podemos dizer que o relacionamento interpessoal no trabalho possui 5 fases, são elas:

  1. Aproximação: é durante ela que os colaboradores conhecerão os demais integrantes da equipe e identificam as suas principais características;
  2. Construção: aqui, os funcionários já se conhecem e começam a conversar, construindo laços e uma relação mais consistente;
  3. Continuação: é a fase de continuidade da relação. Aqui os colaboradores já se conhecem e interagem de maneira bem íntima, muitas vezes tendo momentos também fora do ambiente de trabalho;
  4. Deterioração: essa fase que não acontece em todo relacionamento interpessoal no trabalho, mas é comum quando os conflitos começam a surgir. Resultando em problemas que precisam ser resolvidos pela gestão;
  5. Finalização: acontece quando os conflitos acontecem em excesso, resultando na separação total dos indivíduos. 

Qual a importância para os resultados das empresas?

No ambiente corporativo, essas relações já são estudadas há algum tempo, uma vez que a análise da importância das pessoas e de um bom clima organizacional é fundamental para o sucesso das empresas. 

A ideia de que quanto melhor for a relação dos colaboradores maiores serão a capacidade produtiva e o atingimento de metas já é muito difundida no meio organizacional e, cada vez mais, tem se buscado seu fortalecimento, possibilitando a prevenção de problemas, a antecipação de soluções e a visão de novas possibilidades.

Os líderes, gestores e o próprio setor de recursos humanos são fundamentais no momento de promover e preservar relacionamentos saudáveis nas empresas.

4 dicas para melhorar o relacionamento interpessoal no trabalho

O relacionamento interpessoal está diretamente envolvido em todos os processos da empresa.

Por esse motivo, tanto a empresa quanto os colaboradores de maneira individual devem assumir uma postura assertiva que busque reduzir os conflitos na companhia.

Separamos 4 dicas para melhorar o relacionamento interpessoal no seu ambiente de trabalho. Confira: 

Aprenda a fazer uma escuta ativa

Entender o que está incomodando o outro e, em alguns casos, reconhecer os próprios erros pode ser extremamente difícil. Porém, quando se trata de relacionamento interpessoal no trabalho essa é uma skill que deve ser desenvolvida. 

Isso porque através da escuta ativa é possível resolver uma série de problemas de maneira simples, apenas compreendendo o que o outro tem a dizer. 

Essa habilidade deve ser aplicada, principalmente, com pessoas que possuem um perfil mais passivo e não tem tanta facilidade em expressar o que sentem. 

Esteja aberto a receber feedbacks

A dificuldade de lidar com as críticas é um dos principais geradores de conflitos dentro do ambiente de trabalho. 

Porém, para manter o relacionamento profissional saudável essas atitudes são indispensáveis.

Seja dos líderes em relação ao trabalho desenvolvido ou dos colegas sobre casos particulares, o feedback é uma maneira de olharmos para nós mesmos e reconhecermos nossos próprios comportamentos incorretos. 

Adote uma postura positiva

Sem dúvida, o relacionamento interpessoal no trabalho pode ser afetado pela nossa carga emocional particular. 

Dessa forma, adotar uma postura positiva pode ajudar bastante não apenas na resolução de conflitos, mas também a impedir que eles venham a acontecer. 

Olhar para as atitudes dos colegas e da empresa como um todo de forma mais bondosa e afetuosa faz com que os percalços se tornem menos difíceis e nesse momento, ter uma conversa aberta pode ser uma das atitudes mais interessantes. 

Respeite as diferenças e a diversidade

Segundo uma pesquisa realizada pela PwC, empresas que possuem diversidade e inclusão em sua força de trabalho possuem melhora em seu clima organizacional e ainda aumentam suas taxas de lucro. 

No entanto, infelizmente esse ainda é um problema para alguns colaboradores, que conservam uma mentalidade conservadora e tradicional. 

De acordo com um estudo realizado pela VAGAS, 52% dos profissionais já se sentiram assediados dentro do ambiente de trabalho, sendo parte de grupos de minorias.

Assim, muito mais do que promover a inclusão através da contratação, é preciso estimular o respeito à diversidade entre os próprios colaboradores. 

Para isso, punir a intolerância em episódios de conflitos é essencial, bem como promover o conhecimento para que essas situações não voltem a se repetir. Desse modo a convivência dentro da empresa ocorrerá de maneira mais saudável e assertiva para todos os colaboradores. 

Sendo assim, é importante que as organizações tenham estratégias para desenvolver bem as relações interpessoais dos seus colaboradores, de forma a criarem um ambiente de harmonia e respeito, em que todos saibam conviver com  a diversidade e com formas diferentes de pensar.

E então, que tal incrementar suas habilidades para se relacionar com seus colegas de trabalho?