Como fomentar o reconhecimento profissional e motivar colaboradores

Josivan Mesquita da Conceição
Reconhecimento Profissional

Criar um ambiente de trabalho onde a motivação, a produtividade e a satisfação dos colaboradores são a base da cultura é uma tarefa difícil. No entanto, os benefícios de construir times de colaboradores que estejam engajados são inúmeros. Por isso, reconhecer o capital humano dentro da sua empresa é o primeiro passo para construir times motivados. É dentro desta ideia que entram os programas de reconhecimento profissional. 

Promover o reconhecimento profissional diante dos seus colaboradores vai permitir que você construa uma cultura que valoriza os esforços de todos na sua empresa. Acompanhe a seguir no que consiste o reconhecimento profissional, a sua importância e como construir bons programas relacionados ao tema. 

A importância do reconhecimento profissional 

Mas o que é reconhecimento profissional, afinal de contas? O reconhecimento profissional consiste em uma série de ações por parte da empresa para reconhecer os esforços e o desempenho de seus colaboradores. Um exemplo tradicional e comum de ação de reconhecimento profissional são as promoções de colaboradores de acordo com o tempo de trabalho. Por envolver uma relação direta entre os colaboradores e a empresa, as maneiras com que o reconhecimento profissional ocorre podem diferir de organização para organização. Os meios de reconhecimento profissional podem ser influenciados pela cultura e pelo clima organizacional, como também pelos valores da empresa. 

Na atualidade, a importância do reconhecimento profissional se mostra uma ferramenta cada vez mais necessária dentro das empresas. A falta de reconhecimento pode trazer estresse, desmotivação e diminuir a produtividade dos colaboradores, além de outras consequências para a empresa. A alta taxa de turnover dos colaboradores também pode ser atribuída a falta de reconhecimento, já que muitos colaboradores acabam por deixar uma empresa pela falta de reconhecimento e perspectiva de carreira. 

O estresse no trabalho e a falta de reconhecimento

Um estudo realizado em 2014 pela Internacional Stress Management Association mostrou que a falta de reconhecimento e o estresse de colaboradores podem estar altamente ligados. Segundo o estudo, realizado nas cidades de Porto Alegre e São Paulo, a principal causa de estresse no trabalho seria a falta de reconhecimento em vista do esforço realizado na empresa. Cerca de 89% dos respondentes informaram que um dos motivos que causam estresse no trabalho é o desequilíbrio entre esforço e gratificação, seguidos pelas longas jornadas e relações interpessoais. 

Outro elemento que evidencia o quão importante é o reconhecimento profissional nas empresas é a reputação da empresa no mercado de trabalho. Construir uma marca empregadora de destaque no mercado de talentos também perpassa por uma reconstrução interna. Transformações positivas dentro da cultura da empresa melhoram a visão dos colaboradores acerca da organização, e o reconhecimento que eles recebem por seus esforços na empresa faz toda a diferença no processo. 

Levando em conta estes aspectos, podemos ver que programas que fomentem o reconhecimento profissional são muito importantes para empresas que desejam construir equipes motivadas. Portanto, a criação de programas de reconhecimento profissional que realmente funcionem são a base para que você construa uma cultura do reconhecimento na sua empresa. Mas como construir programas de reconhecimento que façam a diferença para os colaboradores dentro da empresa? 

Criando programas de reconhecimento profissional 

Para que o reconhecimento profissional se torne um elemento positivo dentro da sua empresa, primeiro é necessário começar com um programa conciso e que defina seus objetivos de forma clara. Para fazer isso, é necessário que você leve em consideração uma série de fatores base para que seu programa de reconhecimento seja realmente efetivo. 

Conforme vimos anteriormente, os programas de reconhecimento profissional podem ser influenciados pela cultura, clima, valores e outras características da empresa. Sabendo disso, concluímos que não existe uma fórmula mágica para criar programas de reconhecimento profissional eficazes. Também é preciso lembrar que um programa de reconhecimento profissional vai exigir constantes revisões que acompanhem também as mudanças na empresa. No entanto, existem uma série de ações básicas que precisam ser observadas na criação de um programa de reconhecimento profissional: 

Faça um diagnóstico geral 

Antes de executar qualquer programa, faça um diagnóstico da sua empresa e das condições para a implantação ou modificação do seu programa de reconhecimento profissional. Pesquisa de clima, questionários, revisão do orçamento disponível para as ações e definição do perfil dos seus colaboradores podem ser ferramentas importantes para a construção de um bom diagnóstico. 

A partir do levantamento ou atualização destas informações, você será capaz de construir um programa de reconhecimento enxuto e de acordo com as suas necessidades.  

Escolha o formato do programa 

Feito o diagnóstico, agora você pode definir qual o formato do programa de reconhecimento, já que é formato que vai decidir toda o restante da abordagem do programa. Será um programa de recompensas através de pontuações? Seu programa será voltado para a produtividade? Quais colaboradores são elegíveis para as premiações? Quais regras são aplicáveis para novos colaboradores e colaboradores que estão se desligando da empresa? Definir estes aspectos chaves fará com que você tenha uma melhor dimensão do seu programa de reconhecimento e evite modificações recorrentes n seu programa. 

É também nesta etapa que você vai definir prazos, calendários e outros aspectos que lhe permitam ter um melhor controle do tempo e gerar maior controle do programa. Nesta parte, você pode definir o conjunto de indicadores que irão definir quais colaboradores serão premiados e por qual desempenho, por exemplo. 

Crie redes de feedback e controle do processo 

Ouvir os seus colaboradores talvez a seja a parte mais importante do processo. Assim como na parte de diagnóstico você precisará levantar uma série de informações, só que desta vez dos seus colaboradores. 

Neste caso, você precisa redes de feedback que tragam a você o que os colaboradores aprovam e desaprovam e no seu programa de reconhecimento. Assim você poderá corrigir erros no seu programa ao mesmo tempo que faz o controle de das etapas que já estão em andamento. 

Premie de acordo com o perfil dos colaboradores 

Ao definir o que será utilizado como forma de reconhecimento pelo esforço de seus colaboradores leve em consideração o perfil do seu time. Pesquise qual seria a forma mais adequada de premiar cada colaborador e o que estes colaboradores gostariam de receber. Neste caso, é sempre possível encontrar um equilíbrio entre aquilo que a empresa pode oferecer e o que o colaborador prefere receber. 

De programa de pontos que podem ser trocados por produtos em lojas de prêmios a qualificações para o colaborador e até premiações unicamente em dinheiro são boas alternativas. Essas e muitas outras maneiras de premiar são formas válidas de reconhecer os seus colaboradores, você só precisa definir qual delas é mais adequada e está de acordo com o perfil tanto da sua empresa quanto dos seus colaboradores. 

Divulgue as conquistas de forma conjunta 

Por fim, mas não menos importante, crie formas de divulgar as conquistas da sua empresa e concretização de metas de maneira a incluir seus colaboradores. Como a concretização de objetivos de uma empresa é conquistada através de um esforço conjunto, crie janelas de divulgação que incluam os seus colaboradores. A meta de produtividade do mês foi atingida? A empresa cresceu em estrutura e qualidade do trabalho? Foi dada uma determinada certificação para a empresa? Torne isso uma conquista também dos colaboradores e deixe claro que o seu time é um dos motivos por trás do sucesso da sai empresa. 

Reconhecimento profissional = times engajados 

Concluindo, podemos perceber que o reconhecimento profissional pode ser uma importante ferramenta na construção de times altamente engajados na empresa. Reconhecer os talentos na sua empresa é bem mais do que criar um plano de carreira ou dar prêmios por desempenho. Para que os programas de reconhecimento funcionem é preciso construir um relacionamento a longo com seus colaboradores. 

Lembre-se: reconhecer os esforços dos seus colaboradores fará não só com que a produtividade e o engajamento cresçam, mas também será uma das chaves para a melhoria da qualidade vida dos seus colaboradores dentro e fora do ambiente de trabalho. É a consistência do relacionamento entre a empresa e os colaboradores que vai tornar o crescimento uma meta de ambos, tornando a satisfação e a motivação uma constante dentro da empresa.  

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp