Qualidade de vida no trabalho: saiba como fomentar na sua organização

Josivan Mesquita da Conceição
Qualidade de Vida no Trabalho

Atualmente, a maneira de trabalhar e os ambientes de trabalho passaram por transformações diversas: novas tecnologias agora fazem parte das atividades. Com isso, novos modelos de negócio e trabalho surgiram e, com eles, novas preocupações e desafios também. A qualidade vida no ambiente de trabalho agora ganha um foco cada vez maior por conta do benefício mútuo que pode gerar.

Com foco em ações diversas, as gestões tem entendido cada vez mais a importância de manter a qualidade de vida dos seus colaboradores elevadas. Como resultado, eles garantem uma maior qualidade do trabalho, proatividade e produtividade de suas equipes.

Quer saber mais sobre qualidade de vida no trabalho e formas simples de criar um ambiente propício a ela dentro da sua empresa? Então continue conosco para descobrir como! Vamos juntos? 

O que é qualidade de vida no trabalho? 

Em um mundo cada vez mais acelerado, fica cada vez mais difícil se manter alinhado com a quantidade de demandas e conteúdo que nos são lançados diariamente. Nos ambientes de trabalho não poderia ser diferente: enquanto por um lado a tecnologia facilita trazendo maior agilidade, por outro lado a quantidade de informações aliada às rotinas de trabalho configuram um processo que torna colaboradores de empresas de diversas áreas gradualmente mais cansados. 

Aliado a isso temos o fato de que as rotinas de trabalho são extremamente presentes na vida dos colaboradores, já que para muitos deles o trabalho configura uma quantidade de tempo considerável de seus dias. Por esse motivo, a questão da qualidade de vida no trabalho é um elemento cada vez mais discutido pelas gestões das empresas aliadas aos setores de gestão de recursos humanos. 

Objetivo principal da QVT

Também conhecida pela sigla QVT, a qualidade de vida no trabalho está diretamente ligada ao bem estar dos colaboradores em detrimento de sua atuação dentro da empresa.

O foco principal da QVT é encontrar uma linha entre a satisfação dos colaboradores em exercer a sua função dentro da empresa, as condições para isso e também a apuração dos resultados que estas políticas trazem para a empresa. 

Na atualidade, os colaboradores tem ganhado um protagonismo cada vez maior e uma gama de ações que promovam o bem estar destes colaboradores tem conquistado espaço no mercado e dentro de equipes gestoras.

No entanto, é preciso lembrar que qualidade de vida no trabalho vai além da disponibilização de boas estruturas e rotinas de trabalho bem definidas, já que o grau de satisfação de um colaborador dentro de uma organização não depende apenas destes fatores. 

Apesar de possuir um certo grau de influência, a questão da qualidade de vida dos colaboradores no ambiente de trabalho vai além do aspecto estrutural, podendo envolver a cultura, o clima e as interações no ambiente corporativo. 

Qual a importância da qualidade de vida no ambiente de trabalho? 

Muitos gestores ainda podem se perguntar a respeito da importância de adotar medidas que fomentem a qualidade de vida dos colaboradores nos ambientes corporativos. Neste caso, é necessário lembrar que os benefícios de promover a qualidade de vida dos colaboradores nas empresas vai além de aumento da produtividade.

Dentre as diversas vantagens de promover a qualidade vida nestes ambientes está a construção de um ambiente de trabalho mais humanizado e que permite uma maior flexibilidade das ações e promove uma cultura mais próxima das necessidades reais destes colaboradores.

Outra vantagem importante é a construção de uma cultura participativa dentro da empresa. Uma vez que os colaboradores se sentem mais confortáveis e satisfeitos com o seu trabalho, maior pode ser a possibilidade de se sentirem parte atuante da organização. Dessa forma, eles ajudam a promover mudanças positivas no ambiente corporativo. 

Por fim, mas não menos importante, colaboradores com maior qualidade de vida dentro da empresa tendem a se tornarem embaixadores da sua empresa mais facilmente. Sabemos que parte da reputação de uma empresa e como ela é vista no mercado também esbarra diretamente em como os funcionários enxergam esta empresa e como eles refletem suas opiniões sobre ela.

Dessa maneira, a promoção da qualidade de vida no trabalho pode inclusive ser uma forte aliada das ações e estratégias de employer branding, podendo atrair novos talentos para a sua empresa. 

Qualidade de vida e trabalho remoto 

Outro fator importante a ser considerado pelas empresas que almejam construir uma melhor qualidade de vida para seus colaboradores no trabalho é o trabalho remoto. Com a chegada da pandemia, muitos colaboradores acabaram por migrar para a modalidade de trabalho remoto. 

Ao mesmo tempo que esta foi uma medida emergencial para impedir que empresas cessassem suas atividades completamente durante o período, muitas empresas e colaboradores perceberam um ganho em adotar o modelo de forma permanente. 

O desafio, nestes casos, é elaborar maneiras eficazes de promover a qualidade de vida para colaboradores que estão trabalhando de maneira remota. Trabalhar ações diversas para colaboradores de uma empresa costuma ser menos complicado quando tudo acontece de maneira presencial e dentro das dependências da organização.

O que ocorre no caso do trabalho remoto é que agora parte dessa qualidade de vida também perpassa pela vida pessoal e residências destes colaboradores. Dessa forma, ações que antes ficavam confinadas ao ambiente da empresa agora precisam se flexibilizar para atender às necessidades que o trabalho à distância traz. 

Por isso, empresas tem adotado medidas como a flexibilização de horários, volumes de trabalho e interações online que permitam quebras de rotina a estes colaboradores.

Os modelos de gestão estão cada vez mais aprendendo com o trabalho remoto e o setor de recursos humanos poderá contar com inovações ou modelos mais sólidos e próprios para esta modalidade de trabalho no Brasil. 

Formas de promover mais qualidade de vida nas empresas 

Promover a qualidade de vida no ambiente corporativo está cada vez mais em evidência nas empresas e confere um conjunto de benefícios quando feita corretamente. No entanto, uma das principais questões que ficam é: quais as melhores formas de promover a qualidade de vida dentro as empresas? Como construir bases sólidas rumo a um ambiente corporativo que fomente a qualidade de vida no trabalho? 

Para responder está perguntas, é possível apontar algumas ações chave que irão te ajudar a construir ambientes corporativos com maior qualidade de vida, como: 

Ouça o feedback dos colaboradores  

Antes de adotar medidas, por melhores e mais inovadoras que pareçam, primeiro é necessário entender as necessidades e os anseios de seus colaboradores na empresa. Para isso, você deve construir redes de feedback diversas para saber o grau de satisfação do seu time de colaboradores. Dessa forma, você terá dados suficientes para saber o que pode ser melhorado na empresa e como promover a qualidade de vida de forma mais precisa. 

Invista na sua equipe 

Outro ponto importante para promover a qualidade de vida no trabalho são os esforços e investimentos em torno do seu time de colaboradores. Ações como campanhas de incentivo, ações de employer branding e adoção de plataformas de qualificação e treinamento (como universidades corporativas) podem mudar para melhor a qualidade de vida dos seus colaboradores. Por isso, não tenha receio de investir na sua equipe e ver como ela pode crescer junto e não apenas em detrimento da empresa. 

Se comprometa verdadeiramente com as ações 

Também é necessário que a gestão se comprometa verdadeiramente com as ações de qualidade de vida, sejam elas benefícios, remuneração, oportunidades, liberdade, entre outros. É preciso que a empresa acredite nas ações que adota e isso exige uma mudança de cultura profunda. 

Por isso, é necessário que haja sinceridade nas ações da empresa em torno da sua equipe de trabalho. Do contrário, os colaboradores podem enxergar as ações apenas como uma forma de aliviar processos e ações deficientes na empresa. 

Crie um ambiente propício e adequado 

Criar um ambiente onde a flexibilidade e transparência se fazem presentes é outro fator que pode transformar a qualidade de vida dos colaboradores na empresa. Uma gestão que demonstra abertura a mudanças ou sugestões consegue construir relacionamentos mais sólidos com seu time de colaboradores. Como resultado você traz benefícios para a empresa ao mesmo tempo que fomenta a qualidade de vida.

Reconheça as ações de seus colaboradores 

Por fim, reconheça os seus colaboradores de maneira geral: conceda e peça feedbacks, elogie ações bem trabalhadas e inciativas positivas. O reconhecimento está entre uma das principais motivações para descontentamento dos colaboradores com as empresas em que trabalham.

Por isso, promover a cultura do reconhecimento pode impactar positivamente, também, na qualidade de vida. 

Concluindo, a promoção da qualidade de vida dos colaboradores pode ser a chave para tornar as empresas mais fortes em cenários dificultosos.

Uma equipe bem motivada e satisfeita produz melhor e com mais qualidade e as gestões conseguem melhores resultados. Como resultado, você colhe tanto produtividade quanto um ambiente de trabalho mais humanizado. Manter o equilíbrio entre ambas as coisas é o alicerce para empresas de sucesso com colaboradores mais felizes. 

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp