Programa de Treinamento: veja como criá-lo de maneira eficaz

Josivan Mesquita da Conceição
Programa de treinamento

Atrair bons talentos para o seu time de colaboradores é o primeiro passo para conquistar objetivos na empresa e crescer à longo prazo. 

No entanto, trazer pessoas aptas às funções dentro da empresa é apenas o primeiro passo para obter resultados positivos dentro das empresas. Por isso, também é necessário garantir o desenvolvimento gradual e contínuo destes indivíduos dentro da sua organização. É este desenvolvimento que visa um programa de treinamento e as especificações geradas a partir dele. 

Um programa de treinamento vai garantir um roteiro bem definido para os treinamentos e qualificações na sua empresa. Além disso, ele irá atender às necessidades da sua organização ao definir as principais diretrizes, objetivos e custos deste treinamento para a sua empresa. Um programa de treinamento com uma base sólida pode trazer benefícios e gerar desenvolvimento a nível pessoal para a sua equipe.

Se quiser saber mais sobre programas de treinamento, suas etapas e como eles podem tornar a sua equipe mais preparada, continue a leitura a seguir. Vem com a gente! 

Programas de treinamento e desenvolvimento: o que são afinal? 

Ao receber um novo colaborador em uma empresa, os gestores precisam observar uma série de aspectos chave que irão definir o sucesso das atividades daquele indivíduo dentro da organização. Observe qual o perfil destes novos colaboradores e o que precisa ser desenvolvido em sua habilidades. Estas são algumas das questões que darão base para a adesão a um treinamento específico para as equipes. 

O principal objetivo de um treinamento no ambiente corporativo é qualificar o colaborador diante das suas ações no trabalho ou promover um comportamento específico que gere benefício mútuo para este colaborador e a empresa. É preciso lembrar aqui que os objetivos de um treinamento vão além do ganho do ponto de vista financeiro ou de produtividade, já que o foco de um treinamento pode ir além disso, afetando também a qualidade de vida dos colaboradores.

Mas, para que estes treinamentos se tornem possíveis, é necessário um planejamento acurado que leve em consideração todas as particularidades da empresa e do seu time de colaboradores, além de outros elementos base principais. 

Programas de treinamento e desenvolvimento: etapas principais

Para isso existem os chamados programas de treinamento e desenvolvimento, que trabalham todo o aspecto por voltas dos treinamentos nas empresas. Em um programa de treinamento será feita toda a estruturação do processo de treinamento, bem como as razões que incentivaram sua implementação.

Conforme dissemos anteriormente, um programa de treinamento pode comportar treinamentos que visam uma ação específica do colaborador e também treinamentos com foco no desenvolvimento pessoal destes colaboradores. 

Um bom programa de treinamento vai cuidar para que todo o processo de treinamento ocorra de acordo com o planejado e que ele irá atingir os objetivos previamente decididos pela gestão. 

Para isso, o programa de treinamento vai considerar as etapas principais que devem constituir todo o processo de levantamento das necessidades, planejamento, implantação e resultados destes treinamentos a curto e longo prazo. 

O processo de treinamento vai exigir uma análise precisa da gestão, no intuito de trazer os melhores resultados para a equipe. Estas etapas de construção do plano e implementação do treinamento vão exigir ações específicas da gestão e uma observação cuidadosa para garantir sinergia entre elas. 

Programas de treinamento nas empresas 

Para as empresas, os programas de treinamento podem ser mais do que maneiras de criar diretrizes para treinamentos diversos dentro da organização. Um bom programa de treinamento também será capaz de apontar falhas em processos internos e dar indicadores para melhoria das operações e atividades da empresa de um modo geral. 

Além de ajudar a definir objetivos e propósitos diversos para as organizações, os programas de treinamento também servem como modificadores da cultura da empresa, exigindo uma análise analítica da gestão acerca de todo o funcionamento dos processos internos. 

Por isso, programas de treinamento são ferramentas que servem tanto para os colaboradores a serem comportados no treinamento, como também para a gestão da empresa para gerar uma melhor visão do cenário atual.

Este é mais um motivo que coloca os programas de treinamento como um instrumento indispensável para empresas que desejam qualificar seu time de colaboradores e conquistar metas cada vez maiores num futuro próximo. Antes de elaborar um programa de treinamento, consiga consultoria especializada no assunto. No processo de elaboração, a atuação de profissionais de design instrucional também são amplamente recomendadas. 

Como elaborar programas de treinamento 

Mas afinal, como elaborar programas de treinamento eficazes para a sua empresa? A complexidade de um plano de treinamento está baseada em vários fatores como o porte da empresa, o conjunto de necessidades e quadro de colaboradores que esta empresa possui, além de clima organizacional e outros fatores qualitativos do ambiente de trabalho. No entanto, existem etapas de elaboração que são inerentes à construção de qualquer programa de treinamento dentro de uma empresa. 

A criação de programas de treinamento geralmente passa por quatro etapas principais: diagnóstico, planejamento, implementação e controle. Portanto, esteja atento a cada uma destas etapas para garantir a maior eficácia do treinamento em questão.

Diagnóstico da empresa

O passo inicial antes de tomar qualquer ação por uma empresa, indo além dos programas de treinamento em si. Durante a etapa de diagnóstico o responsável pela elaboração do programa de treinamento deve levantar os principais problemas e anseios da equipe a ser treinada.

Aqui, o setor responsável deve indicar quais as principais motivações para a criação de um programa que posteriormente resultará em um treinamento da equipe: é preciso melhorar os processos? Explicar a função específica para novos colaboradores? Introduzir uma nova dinâmica de trabalho? Criar formas de motivar os colaboradores? São as primeiras questões levantadas antes de decidir a adoção de um treinamento. 

A etapa de diagnóstico dará a base necessária para entender como um treinamento pode ajudar a empresa a preencher as lacunas em seus procedimentos ou como transformar e desenvolver os seus colaboradores de modo a trazer melhores resultados.

Um bom diagnóstico também ajudará a definir melhor os objetivos e metas a curto prazo, já que os problemas darão vazão às metas e, consequentemente, às ações e resultados. 

Planejamento do programa de treinamento

Durante o processo de planejamento, você deve dar sequência a tudo o que foi levantado no diagnóstico. Nesta etapa, serão definidos os principais objetivos, qual a estrutura e esforços necessários e quais os resultados esperados no período de tempo determinado. O planejamento vai decidir qual o tipo de treinamento, a duração, o espaço, a estrutura e os objetivos principais do treinamento descrito no programa. 

O planejamento também dará uma base sólida para o treinamento, e com ele você terá um melhor detalhamento geral do plano e de suas etapas. Um bom planejamento pode impedir imprevistos e erros, bem como para garantir um roteiro bem estruturado das ações para o bom andamento do treinamento. 

Implementação do programa de treinamento

Definido o planejamento, agora é o momento de implementar e dar início ao treinamento conforme especificado pelo planejamento. Nesta etapa é importante que você observe todo o processo para garantir informações que servirão para correções ou melhoras futuras no seu processo de treinamento.

Na implementação você irá verificar a adesão da sua equipe aos processos de treinamento e se ele trouxe os resultados esperados.

Na implementação você também deve observar se as lacunas identificadas anteriormente também estão sendo sanadas pelo treinamento especificado. Se o treinamento está sendo implementado pela primeira vez, você pode colher insights importantes para reestruturação do treinamento, caso necessário. 

Controle das etapas do programa de treinamento

Por fim, finalizadas todas as etapas, é preciso avaliar a qualidade de todo o processo e definir ações que visem a melhoria do treinamento. É durante esta etapa que você verá os pontos fortes do seu treinamento e os pontos falhos que irão precisar de ajustes no futuro através de métricas diversas. 

O controle é uma etapa importante pois através dele você irá analisar o processo de treinamento e os feedbacks recebidos no caminho. É preciso levar em conta que a construção de melhores programas de treinamento é um processo contínuo. Por isso, o controle e a avaliação serão companheiros constantes neste processo. 

Sabendo agora o que são programas de treinamento e quais as melhores formas de implementá-los na sua empresa, só falta começar os trabalhos. Com as ferramentas e o planejamento adequados, os treinamentos da sua empresa irão promover um ambiente corporativo baseado na constante evolução e desenvolvimento. Com isso, tanto empresa quanto colaboradores só tem a ganhar.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp