O agronegócio é um dos setores com maior crescimento considerável no Brasil! E pensar em maneiras de aumentar a produtividade no agronegócio de equipes que atuam diretamente com o campo é indispensável.
Para se ter uma ideia, a Pesquisa Crescimento e Produtividade Brasileira, realizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, revelou que a produção agropecuária quadruplicou de 1975 a 2016 no país.
E ainda, segundo a previsão da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o Produto Interno Bruto (PIB) da agropecuária deve fechar este ano com um crescimento de 2,8%.
Além disso, no segundo trimestre deste ano, mais de 19 milhões de pessoas estão empregadas no agronegócio brasileiro. A informação é do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP. Isso é o equivalente a 839 mil pessoas na comparação com o mesmo período do ano passado.
E o que todos esses números traduzem?
Eles nos mostram a necessidade de empregar tecnologias e novidades do mercado que ajudem a manter e aumentar a produtividade no agronegócio.
Então, vamos entender como fazer isso na prática? Acompanhe!
Por que aumentar a produtividade no agronegócio é tão importante?
Antes de começarmos a falar sobre como aumentar a produtividade no agronegócio, é preciso entender um dos grandes motivos que tornam essa ação tão importante.
Segundo uma pesquisa realizada pela ONU, a população mundial poderá chegar a quase 10 bilhões de pessoas em 2050. Diante disso, será necessário produzir muito mais alimentos para abastecer essa grande quantidade de habitantes.
Ou seja: o produtor rural brasileiro poderá assumir um papel de protagonista nesse novo cenário, cada vez mais importante.
E como atender toda essa demanda? Isso mesmo! Sendo cada vez mais produtivo.
Se esse motivo já te convenceu, então continue acompanhando o conteúdo para saber como chegar lá.
4 ações que melhoram a produtividade no agronegócio
Agora que você já sabe que é preciso se preocupar e se preparar para aumentar a produtividade, saiba como colocar isso em prática com as dicas que reunimos para você:
1. Faça uma análise detalhada das tarefas cotidianas
O ponto de partida para melhorar a produtividade é fazer um diagnóstico sobre como sua empresa agro funciona atualmente e identificar quanto tempo é dedicado para cada uma das atividades.
Essa análise requer um passo a passo:
- Identifique as tarefas;
- Calcule o tempo operacional vinculado a cada tarefa;
- Analise os resultados para definir ações de melhoria.
2. Atualize processos e elimine possíveis gargalos
Existem diversos processos que podem contribuir para aumentar ou diminuir a produtividade no agronegócio. Você sabia disso?
Quando falamos em processos, é preciso estabelecer planos de ação para trocar, consertar ou eliminar os fluxos ineficientes.
Nesse caso, identifique quais áreas precisam desse tipo de ajuste e procure o apoio dos profissionais desses setores para corrigir as deficiências.
Para identificar se existe algum tipo de gargalo na sua operação, você pode seguir os seguintes processos e etapas:
- Equipamento que não consegue acompanhar o volume de produção dos demais;
- Etapa extra que atrasa as demais;
- Processos burocráticos que exigem uma autorização especial que quase sempre demora, interrompendo o fluxo de produtos ou informações;
- Logística de entrega de um produto que costuma atrasar ou chegar depois das demais matérias-primas etc.
Após identificar os gargalos, avalie os custos que eles geram para a produção e quais atitudes podem ser tomadas para que eles não ocorram mais ou diminuam de frequência.
3. Conte com KPIs para mensuração da produtividade e acompanhe
Os KPIs são combinações de métricas que vão mensurar se os resultados estão sendo atingidos, podendo ser apresentados em número ou porcentagem.
No agronegócio em geral, é possível mensurar diversos tipos de resultados, como:
- Qualidade: qualidade da matéria prima, eficácia, segurança alimentar, saúde e segurança dos colaboradores;
- Ambiental: total de área preservada, tratamento de resíduos e reutilização de resíduos;
- Clientes: satisfação, pós-vendas, reclamações e elogios;
- Inovação: desenvolvimento de novos produtos, taxa de novas ideias e quantidade de projetos em andamento;
- Recursos humanos: capacitação dos funcionários, rotatividade e grau de especialização dos colaboradores.
4. Invista em treinamentos e funcionários capacitados
Uma das formas mais eficientes de aumentar a produtividade da empresa é capacitando os seus colaboradores por meio de treinamentos frequentes, alinhados às principais práticas de excelência do mercado.
Isso envolve diferentes tipos de aprendizados, como:
- Novas tecnologias, o que garante que os colaboradores operem adequadamente equipamentos modernos, tirando o máximo de proveito deles;
- Procedimentos de segurança, pois acidentes podem pausar processos e ainda ocasionar o afastamento de funcionários eficientes;
- Políticas e comportamentos positivos para a interação com colegas. Se todos conhecerem as regras dentro da empresa e as suas normas contra práticas consideradas inadequadas, o ambiente tende a se tornar mais favorável ao trabalho.
Afinal, é no momento de aprendizado que você dá clareza sobre o que é esperado de cada pessoa e, obviamente, mostra como otimizar o trabalho sem prejudicar a qualidade dos produtos.
Treinamentos corporativos como maneira de aumentar a produtividade
Que o agronegócio é um setor amplo e em constante evolução, nós já sabemos.
Por isso, é possível deduzir que há diversos perfis de colaboradores trabalhando no ramo. Isso possibilita a aplicação da tecnologia na educação de profissionais de diversas maneiras.
Se o acompanhamento humano na colheita e o pastoreio já são feitos por drones, apps e outros dispositivos tecnológicos, por que não tornar o treinamento nesse mercado ainda mais evoluído com a implementação da tecnologia na educação corporativa?
A educação corporativa no agronegócio é mais do que treinamento de mão de obra ou o desenvolvimento de habilidades específicas: são ações que estimulam o desenvolvimento dos colaboradores de forma aliada às estratégias e objetivos macro da empresa.
Isso, no final das contas, incentiva processos de inovação e melhoria contínua da corporação!
Dentro da educação corporativa, é possível contar com diversas maneiras de aprendizagem. Com o avanço do ensino a distância no país, cada vez mais gestores de instituições de ensino e de diferentes empresas estão colocando seus cursos e treinamentos na modalidade on-line.
Conheça alguns dos benefícios da educação corporativa para o agronegócio:
- Aumento de produtividade;
- Colaboradores motivados;
- Desenvolvimento de líderes;
- Onboarding para novos colaboradores;
- Conteúdos personalizados para sua empresa agro;
A Plantar Educação oferece ensino corporativo eficiente e econômico para o agronegócio, com base de conteúdos e trilhas, atualizados e especializados, de acordo com as suas necessidades.
Saiba mais sobre os serviços oferecidos pela Plantar clicando aqui ou conferindo nossas redes sociais. Vamos juntos!