Plano de Marketing Digital: como começar da maneira certa!

Josivan Mesquita da Conceição
Plano de Marketing

O planejamento estratégico de uma organização perpassa por uma série de fatores cruciais para o sucesso e atingimento de objetivos de uma empresa, seja do ponto de vista estratégico quanto de implementação. Construir um planejamento eficaz e devidamente adaptado às necessidades da organização e às exigências do mercado é o primeiro passo rumo ao crescimento no competitivo mercado da atualidade. Uma destas etapas de planejamento consiste na elaboração de um plano de marketing digital que comporte os objetivos, estrutura, orçamento e outros elementos cruciais para que uma organização atinja resultados a curto e longo prazo.

É através de um bom plano de marketing digital que um gestor será capaz de visualizar as melhores possibilidades estratégicas para a sua organização e assim definir o que deve ser prioridade e definir para onde irão os principais esforços da empresa. Quando feito da maneira correta, um plano de marketing pode trazer crescimento à organização, otimização dos processos e redução de custos de custos. Para saber mais sobre os planos de marketing e como elaborá-los da maneira correta, acompanhe-nos no conteúdo a seguir.

O que são planos de marketing?

Para atingir qualquer objetivo, primeiramente uma organização precisa definir metas, saber quais os principais empecilhos para o atingimento destes objetivos (como concorrentes, recursos e orçamento disponíveis), além de definir forças, fraquezas e outros aspectos chave. A definição de todos esses levantamentos e estratégias de marketing resultam num documento principal que vai balizar toda a atuação do setor de marketing da organização. Este documento é chamado, em essência, de plano de marketing. 

Um bom plano de marketing geralmente considera diversos cenários e é recheado de informações que irão ajudar o departamento de marketing de uma organização a atingir suas principais metas. Geralmente um plano de marketing possui a definição de metas principais, metas secundárias, calendários e planos de ações capazes de justificar os esforços empregados em cada ação de marketing. Os planos de marketing eficazes também perpassam pela maturidade da gestão, já que a implantação do plano propriamente dito também dele, em suma, dela. 

Por esse motivo, um planejamento de marketing deve ser construído sob o maior número de informações possíveis relevantes ao andamento do planejamento da organização. Caso seja o planejamento do marketing seja uma ação ainda nova ou recente da organização, a prioridade deve ser o levantamento destas informações afim de melhorar o processo estratégico do marketing. Na atualidade, a revolução trazida pela internet e novas tecnologias baseadas na inteligência de dados permite que as informações à disposição de gestores sejam cada vez maiores e mais filtradas. Por isso, o marketing do novo século ganha uma face cada vez mais digital e voltada para a coleta e interpretação de informações feita de maneira automatizada e dentro de uma lógica voltada para as redes. 

Sabendo disso, os profissionais da área de marketing se voltam para a evolução do marketing aliada à estas novas tecnologias da informação, dando cada vez mais protagonismo ao chamado marketing digital. 

Plano de marketing digital

As formas como uma empresa é vista foram modificadas nos últimos anos: o consumidor da atualidade está mais atento e participativo graças à internet. Por isso, o marketing também precisa estar presente no ambiente digital onde estas novas relações de consumo se estabelecem. Os números de tráfego, likes, redes sociais e o perfil do cliente que as acessa são apenas alguns exemplos de fatores decisivos que irão impactar um planejamento de marketing digital. 

Um plano de marketing digital bem estruturado e executado vai garantir uma presença forte da organização no ambiente online e, consequentemente, colocá-la na frente de outros concorrentes menos engajados. A elaboração de um plano de marketing digital geralmente perpassa por métricas e levantamentos de informações feitas através de pesquisas e uso de ferramentas que permitam a coleta de dados nas redes. Devido a sua maior precisão nos dados levantados, as estratégias de marketing digital geralmente trazem bons resultados quando adaptadas e implementadas da maneira correta. 

Como elaborar um plano de marketing digital

Mas afinal de contas, como elaborar um bom plano de marketing digital? Apesar de ser um elemento que pode variar de acordo com fatores da própria organização, existem alguns pontos comuns a todos os planejamentos de marketing e que podem te ajudar a dar os primeiros passos na elaboração do seu primeiro planejamento. Dentre alguns destes pontos principais estão: 

Levante informações

Conforme vimos anteriormente, a base principal de qualquer plano de marketing são informações precisas e dados sobre todas as etapas que envolvem as ações. Isso significa fazer um levantamento dos públicos específicos aos quais a sua organização atende e é procurada, dos concorrentes diretos e indiretos da sua empresa e quais ferramentas eles usam e onde estão presentes. O principal foco dessa etapa fica por conta de pesquisas bem elaboradas e de acordo com o seu segmento de atuação. Felizmente, na atualidade, é possível contar coma uma série de ferramentas (algumas gratuitas, outras pagas) que irão te ajudar neste processo de levantamento e pesquisa. Descubra quais formas são mais relevantes e vantajosas para a sua organização. 

Descubra sua persona

Outro ponto importante na definição de um bom plano de marketing digital é a definição das personas atingidas pelo conteúdo da sua empresa. Uma persona nada mais é do que um perfil geral do público que procura ou tem interesse nos produtos e serviços que a sua organização disponibiliza. Num exemplo simples, a persona de uma loja de joias em um bairro nobre pode ser uma mulher, por volta de 40 anos e com renda elevada. Claro, a definição da persona vai depender do levantamento apurado do seu público e exige uma atenção a mais. É através da persona que você vai adaptar o marketing de conteúdo da sua empresa de acordo com o perfil que foi atribuído a estas personas. 

Estruture suas metas

A definição das metas é outra etapa base do seu plano de marketing digital: suas metas consistem num crescimento de tráfego em seu site? Maior visibilidade nas redes sociais? Ranquear melhor os seus conteúdos em relação aos seus concorrentes? Um bom plano de marketing digital precisa definir muito bem os seus objetivos para que não haja esforços de marketing empregados em áreas e ações que não estão alinhadas com os objetivos da organização. Por isso, ao construir seu plano de marketing digital, defina os seus objetivos e divida-os entre os objetivos principais e objetivos secundários. Dessa forma, você consegue definir um objetivo maior e construir pequenas metas que permitam que você fique cada vez mais próximo do seu objetivo principal. Outra parte importante desta etapa é a elaboração de um cronograma que permita visualizar se as ações estão sendo cumpridas no tempo determinado e se elas estão tendo o impacto desejado a curto e longo prazo. 

Elabore planos de ação

Diretamente alinhado a etapa de metas, a elaboração dos planos de ação é recomendada para aquele momento em que você já possui uma melhor visão do cenário no qual a sua organização está inserida. Agora que você já sabe qual o perfil dos seus clientes, definiu quem são os seus concorrentes e elaborou suas principais metas, chegou a vez de definir quais ações serão tomadas do ponto de vista estratégico. Mais uma vez atrelada ao cronograma, os planos de ação são parte essencial para definir com clareza tudo o que será feito, como e quando será feito. Por isso, os planos de ação são a base da atuação de toda a sua equipe de marketing e um dos principais roteiros do que deve ser seguido dentro do plano de marketing digital. 

Defina indicadores de desempenho

Por fim, mas não menos importante, também é necessário controlar todo o processo de implementação e resultados das ações que foram adotadas. Para isso, existem os indicadores de desempenho, também conhecidos como KPI’s que irão te ajudar a manter o monitoramento de todos os processos e conceder uma melhor visão das eficácias das ações e estratégias adotadas. É através dos indicadores de desempenho que você pode descobrir como e porque uma determinada ação não está trazendo o resultado esperado e corrigir ou mudar o processo antes que estas falhas gerem maiores consequências. 

Principais vantagem dos planos de marketing digital

Conforme vimos, um bom planejamento de marketing digital não somente concede uma melhor visão do cenário atual no qual a sua organização está inserida como também te ajuda a definir as melhores ações e prioridades do setor de marketing. Além disso, é possível observar uma série de outros benefícios que os planos de marketing digital podem trazer, como: 

Maior agilidade: Uma das principais vantagens de um planejamento de marketing digital acurado é sua capacidade agilizar processos de trabalho e torná-los mais eficazes. 

Redução de custos: Talvez a maior vantagem do marketing digital seja a sua capacidade de reduzir custos dos esforços de marketing, já que a maior parte da estratégia estará atrelada ao ambiente online, o que pode gerar investimentos diferentes e menores. 

Flexibilidade: Outro ponto importante dos planos de marketing digital é a sua capacidade flexibilização. Dessa forma, caso uma estratégia não esteja trazendo os números esperados, sempre é possível mudar a vertente e, nestes casos, as estratégias de marketing digital demonstram maior flexibilidade. 

Por fim, a construção de planos de marketing realmente eficiente considera não somente os aspectos físicos e financeiros da empresa, também é preciso observar a sinergia e qualificação das equipes envolvidas no trabalho. Dessa forma, construir e executar planos de marketing serão elementos que podem construir cada vez mais positivamente o crescimento da sua organização.

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