De acordo com a Harvard Business Review, cerca de 70% das empresas consideram o People Analytics como uma prioridade importante em suas agendas. Mas o que essa metodologia significa e por qual motivo as empresas estão investindo tanto?
Você ainda tem dúvidas de como medir a taxa de engajamento ou como melhorar o desempenho de seus colaboradores? Com o processo de People Analytics, você pode gerenciar seu pessoal de forma mais eficaz, utilizando fontes de dados confiáveis.
Essa metodologia combina suas experiências pessoais como profissional de RH e coleta dados científicos em tempo real. Os quais te ajudarão na aplicação de um planejamento mais fiável e de menor risco.
E como resultado, criando soluções para aumentar os níveis de satisfação dos colaboradores e incentivar equipes a serem mais produtivas. Continue o conteúdo e saiba como!
O que é People Analytics?
O processo de People Analytics envolve a coleta e uso de dados de funcionários ou dados provenientes do setor de Recursos Humanos, visando aprimorar as decisões e soluções diárias da empresa e seus colaboradores.
Por isso, é importante que os dados sejam armazenados de forma segura e eficaz para posterior análise.
Os insights obtidos a partir desses dados podem ser apresentados em relatórios, permitindo que os gestores compartilhem informações precisas com suas equipes sobre as métricas que funcionam bem e aquelas que precisam ser melhoradas.
Níveis de maturidade
A PWC propôs 4 níveis de maturidade na aplicação do People Analytics, sendo eles:
- Informações básicas: são coletados dados demográficos da empresa e são realizados relatórios periódicos para compreender o que houve em um determinado período;
- Métricas: a gestão de RH está familiarizada com a noção de indicadores e consegue planejar ações a partir deles. Além disso, conhece e pratica benchmarking interno e externo, executando planos de ação a curto prazo;
- Análise: são identificadas correlações entre eventos, bem como relações de causa e efeito e o impacto de diversas variáveis sobre os dados. Nesse nível, os planos de ação conseguem ser a médio prazo;
- Modelagem: aqui, a a análise de dados é utilizada a fim de planejar, prever cenários futuros e desenvolver um planejamento de gestão de risco.
Como o People Analytics funciona?
O processo do People Analytics acontece da seguinte maneira:
1. Coleta
Neste momento, é essencial reunir todos os dados e informações que serão posteriormente analisados por meio do método de People Analytics. Tais informações podem ser coletadas de diversas fontes, tais como redes sociais, pesquisas realizadas dentro da empresa e com candidatos, currículos de candidatos, sistemas de gestão da organização e muitos outros locais.
2. Cálculo
Durante o processo de cálculo, todos os dados coletados são minuciosamente analisados. Quanto maior for a diversidade dos dados coletados, maiores serão as possibilidades de análise.
Nesta etapa, é possível encontrar respostas para todas as perguntas que foram consideradas relevantes. As informações obtidas são apresentadas de maneira clara e estruturada, o que facilita significativamente a próxima etapa, que é a análise desses dados.
3. Análise
É nesta etapa que as vantagens e possibilidades do People Analytics se mostram capazes de revolucionar a gestão de Recursos Humanos da sua empresa.
A partir dos dados analisados e das respostas obtidas no processo de cálculo, é possível tomar decisões mais embasadas para a gestão da companhia, permitindo um crescimento ainda maior da organização.
Com isso, torna-se possível descobrir novas tendências, lacunas, forças e problemas da equipe e da empresa como um todo, proporcionando uma visão mais completa e estratégica para a tomada de decisões.
4. Modelagem
A modelagem é a etapa em que todos os dados, variáveis, números e pesquisas coletados anteriormente são cruzados.
Através dela, é possível descobrir conexões entre a escolaridade dos colaboradores e as promoções recebidas, o tempo de casa e o aumento salarial, entre outras informações relevantes.
Com base nesses insights, é possível pensar em maneiras de melhorar a estrutura da equipe, distribuir benefícios e programas de incentivo, além de elaborar campanhas de conscientização. Por exemplo, se for identificado um aumento no número de atestados por causa de resfriados, é possível divulgar formas práticas de prevenção.
Essa etapa é crucial para o desenvolvimento de estratégias eficazes de gestão de RH, contribuindo para o crescimento e sucesso da empresa.
Como começar a implementar o People Analytics em seu negócio?
Agora que você já conhece um pouco mais sobre a importância do People Analytics para a empresa, chegou o momento de apresentarmos algumas dicas sobre como implementá-lo no negócio. Confira!
1. Defina os principais indicadores de desempenho
Para uma análise eficiente dos dados de uma empresa, é fundamental selecioná-los, sintetizá-los e avaliá-los com base nos indicadores de desempenho.
Por exemplo, de acordo com uma pesquisa realizada pela Gallup, apenas 29% dos profissionais concordam totalmente que suas avaliações de desempenhosão justas e apenas 26% concordam totalmente que são precisas.
Ao conhecer esses percentuais, é possível adotar medidas mais estratégicas para torná-los mais expressivos, o que contribuirá para aumentar o engajamento dos colaboradores, o desempenho dos talentos, os fatores motivadores da rotatividade e muito mais.
2. Organize os dados existentes
Para uma orientação mais precisa das lideranças em relação aos dados, é essencial auditar e organizar as informações de acordo com suas fontes, anos e outras informações relevantes em um banco de dados centralizado.
Deve-se ter em mente que as organizações geram uma grande quantidade de dados diariamente. Portanto, para uma análise correta, é fundamental que eles sejam facilmente identificáveis, o que otimiza o trabalho de toda a equipe.
3. Conecte a análise de dados às metas
A vinculação dos resultados do People Analytics aos objetivos organizacionais torna essa ferramenta ainda mais vantajosa para a empresa. Dessa forma, o RH pode apresentar resultados mensuráveis e previsíveis que contribuem para o sucesso da organização.
Essa conexão pode ser estabelecida por meio de planos de desenvolvimento individual e de planos organizacionais mais amplos, que estão alinhados às metas da empresa. Quanto maior for a integração entre esses planos, melhor para todos os envolvidos.
4. Capacite seus colaboradores
É importante investir no desenvolvimento das competências de metodologia de pesquisa para os profissionais de RH, a fim de conduzir a análise de dados de maneira mais eficaz. Quanto mais os colaboradores estiverem familiarizados com os processos, mais fácil será compartilhar os resultados de forma prática.
Além disso, é fundamental incentivar os colaboradores a buscar estratégias para conhecer as pessoas, as competências e as motivações da equipe como um todo. Isso pode contribuir positivamente para a compreensão dos resultados em um nível de pares..
5. Sempre analise a qualidade dos dados e os relacione
Ter acesso a números não é suficiente. É necessário dispor de dados que possam fornecer informações relevantes para a tomada de decisões estratégicas em seu negócio. Entretanto, é importante destacar que não existe uma fórmula perfeita, principalmente quando se trata de People Analytics.
Com os dados coletados, o próximo passo é compreender como eles podem estar correlacionados. A estatística descritiva, por exemplo, oferece diversas ferramentas para este processo, como o coeficiente de correlação de Pearson, que tem como finalidade medir a relação entre duas variáveis.
No contexto da gestão de pessoas, muitos dados podem ser correlacionados, como a relação entre rotatividade e clima organizacional, feedbacks e reconhecimento profissional, entre outros.
6. Faça análises com frequência
Contudo, é crucial que a metodologia seja aplicada regularmente em sua empresa e não apenas em momentos específicos. Ela não pode ser apenas um projeto com começo, meio e fim, mas uma prática contínua que faça parte do cotidiano da organização.
Por isso, ao ter as ferramentas apropriadas à sua disposição, estabeleça práticas regulares de monitoramento, identifique quais áreas podem ser melhoradas e faça benchmarking com outras empresas para avaliar a maturidade do seu negócio em People Analytics.
E então, gostou das nossas dicas e vai aplicá-las no dia a dia?
E agora que você já sabe o que é People Analytics, benefícios e como aplicar, continue acompanhando o blog da Plantar Educação para mais conteúdos como esse!