Saiba o que é pedagogia empresarial e qual sua importância para as organizações

Marcos Paulo Barbosa
Saiba o que é pedagogia empresarial e qual sua importância para as organizações

A pedagogia empresarial utiliza técnicas e métodos pedagógicos para desenvolver pessoalmente e profissionalmente os colaboradores de uma empresa. 

Este tipo de pedagogia busca estratégias e metodologias que garantam uma melhor aprendizagem e apropriação de conhecimentos.

As empresas estão investindo cada vez mais no desenvolvimento dos seus colaboradores para obter melhores resultados. Treinamento corporativo, dinâmicas especiais, EAD e gamificação são alguns exemplos de metodologias.

Nesse sentido, a pedagogia empresarial é fundamental para que essas estratégias sejam usadas com eficiência na formação educacional da sua equipe.

O que é pedagogia empresarial?

Primeiramente, vamos entender o significado de “pedagogia”, que nada mais é do que um campo de estudo focado no aprendizado humano e em descobrir técnicas para aprimorar a assimilação das informações e não se restringe apenas à educação infantil. 

Sendo assim, a pedagogia empresarial utiliza técnicas e métodos para aprimorar os processos de aprendizagem dos colaboradores de uma organização.

A pedagogia empresarial tem, então, como responsabilidade treinar e capacitar os colaboradores, propondo atividades e ações para o desenvolvimento pessoal e profissional dos funcionários.

Os benefícios da pedagogia empresarial

Investir no desenvolvimento dos colaboradores significa investir no sucesso da própria empresa, certo?

Sendo assim, a pedagogia empresarial traz diversos benefícios:

  • Treinamento e educação: permite que os colaboradores se atualizam nos conhecimentos de sua área de atuação, descobrindo novidades e boas práticas e aprimorando as técnicas do seu trabalho;
  • Motivação e engajamento: o fato de a empresa ter esse cuidado faz com que o colaborador se sinta valorizado, ajudando ainda mais nesta postura e fortalecendo seu engajamento na organização;
  • Clima organizacional: a pedagogia empresarial melhora o clima organizacional e os relacionamentos internos mais saudáveis e harmoniosos;
  • Produtividade: por ter uma equipe motivada, em constante aprimoramento e um clima saudável na companhia, consequentemente o trabalho dos colaboradores irá melhorar.

Portanto, profissionais da pedagogia têm muito a contribuir com as equipes de RH. Eles colocam seus conhecimentos em ação para perceber o que os profissionais precisam aprender, entender possíveis dificuldades de aprendizagem e elaborar estratégias formativas adequadas para cada equipe ou colaborador.

Então, como implementar a pedagogia empresarial?

Geralmente esse trabalho é feito por um profissional especializado, o pedagogo empresarial, que irá trabalhar em conjunto com o RH para criar as estratégias e ações. 

Assim sendo, é importante ressaltar que a pedagogia empresarial é algo que envolve e mexe com a cultura de uma corporação e não é um processo que acontece do dia pra noite.

Para implementar essa mudança, todos da empresa devem estar engajados. Desde o novo funcionário até o mais antigo, passando, é claro, pelos cargos de gestão. Isso porque: muito se educa por meio do exemplo. 

Os gestores também precisam levar a sério esse processo para inspirar as equipes, que, sentindo-se motivadas, levarão adiante esse sentimento.

E além de saber o que é pedagogia empresarial, é importante ter noção de como implementá-la no dia a dia da empresa.Confira as dicas que separamos para você:

  1. Comece buscando os pontos mais críticos que precisam ser melhorados na empresa;
  2. Faça pesquisas com os colaboradores para identificar outros pontos que eles possam ver como oportunidade de melhoria;
  3. Crie um calendário semestral ou anual para tratar esses pontos através de treinamentos, palestras, cursos;
  4. Defina indicadores para medir o resultados das ações de pedagogia empresarial.

Aplicando a pedagogia empresarial via EAD

Graças ao ambiente virtual de aprendizagem, desenvolver a pedagogia empresarial se torna uma ação mais barata e eficiente. Isso porque uma plataforma EAD proporciona o acompanhamento individual do desempenho dos colaboradores em treinamentos, cursos online e palestras.

Se a empresa busca implementar uma cultura de inovação, investir em plataformas tecnológicas pode ser um bom começo. Assim, pode mesclar esse novo formato de ação com os presenciais para que, aos poucos, os colaboradores fiquem familiarizados com esse método.

O importante é ressaltar que independente da plataforma escolhida, o que importa é o conteúdo a ser passado. 

Com isso, a educação continuada torna- se mais fácil e eficaz, auxiliando o desenvolvimento pessoal e profissional dos seus colaboradores.

Agora você já sabe o que é pedagogia empresarial, que tal começar a implantar na sua empresa? Unindo gestores que motivam, pedagogos competentes e uma equipe de trabalho engajada, sua empresa está pronta para ter melhores resultados!