Offboarding: como tornar o desligamento uma experiência positiva

Offboarding - Offboarding: como tornar o desligamento uma experiência positiva

Sabemos que o desligamento de um colaborador é um processo delicado e que necessita de ações humanizadas e bem coordenadas. Atualmente, muito se fala da importância de fazer um bom onboarding, mas você sabe o que é offboarding e como ele funciona? 

O offboarding está ligado ao momento em que alguém se desliga da sua empresa e é a última visão que seu colaborador pode ter dela.  Por isso, tão importante quanto criar boas experiências na contratação de uma pessoa, é manter esse nível no momento da sua saída. 

Então, no artigo a seguir, você vai descobrir o que é e como fazer um offboarding para que sua empresa transforme o desligamento em boas experiências! 

Vamos lá? 

O que é offboarding?

Muitos gestores ainda não sabem bem como demitir ou reagir diante de um pedido de demissão por parte de um colaborador. Embora todo o processo burocrático seja padrão, é possível transformar a experiência de desligamento em algo positivo para ambas as partes. 

Construir experiências positivas para seus colaboradores é um esforço que vai desde o momento da contratação até a hora do desligamento. Por isso surgiu o offboarding, que busca criar uma melhor experiência do colaborador no seu processo de saída da empresa. 

Em resumo, o offboarding consiste em todo um conjunto de ações voltadas para um desligamento menos turbulento e mais humanizado nas empresas. Isso inclui ações que vão desde a comunicação para o colaborador até questões de documentação e de reconhecimento dos seus esforços. 

Assim, o offboarding é capaz de estruturar a experiência de desligamento, sempre levando em conta o caminho mais humanizado para fazê-lo. Portanto, ter um bom processo de offboarding é essencial, uma vez que este é o último contato do colaborador com a sua empresa. 

Por que o offboarding é importante?

Conforme vimos, o desligamento está ligado com o momento final do relacionamento entre a sua empresa e um colaborador. Sendo assim, esta também pode ser a última impressão que ele vai ter da sua organização e a forma como ele falará dela lá fora. 

Portanto, a forma como é feito o offboarding é também uma maneira de influenciar o employee experience. Se um colaborador tem um desligamento que acontece de maneira conturbada, as chances de ele compartilhar essa experiência ruim com outras pessoas aumentam. 

Nos últimos anos, o número de demissões vem demonstrando uma tendência no mercado. De um lado, temos empresas com dificuldades para encontrar colaboradores que se encaixam em sua cultura e modelo de trabalho. Em contrapartida, temos pessoas insatisfeitas em suas funções ou que visam melhores oportunidades no mercado. 

Um dos principais exemplos desse movimento foi o número recorde de pedidos de demissão que aconteceram nos EUA em 2021. Em resumo, mais de 19 milhões de pessoas pediram demissão, além de ter crescido o número daqueles que afirmaram pensar em deixar seus atuais empregos. 

Em um mundo onde o turnover está crescendo tanto, ter um processo de offboarding bem estruturado é essencial. Dessa forma, as empresas podem garantir não só que a saída de colaboradores será humanizada, como também cultivar aprendizado para reter futuros talentos. 

Onboarding e offboarding: dois lados do mesmo processo 

Mesmo que estejam em pontas opostas, o onboarding e o offboarding são dois lados de um mesmo procedimento. 

Dessa forma, o onboarding vai definir como um novo colaborador será apresentado ao ambiente da empresa, bem como das suas funções na rotina de trabalho. Por outro lado, o offboarding vai garantir que a saída deste colaborador aconteça de maneira humanizada e bem estruturada, resultando numa experiência positiva. 

Então, se você tem estratégias de employer branding na sua empresa, não se esqueça que o momento do desligamento também contribui para este processo. Mesmo que você tenha feito um onboarding impecável, todo o seu esforço pode ir por água abaixo se o desligamento for feito de maneira pobre. 

Por isso, o onboarding e o offboarding são processos que devem ser planejados juntos e levando em conta todo o ciclo do colaborador na empresa. Dessa maneira, você garante um processo coerente e humanizado durante toda a jornada das pessoas que passam pela sua organização. 

Como fazer o offboarding 

Mas como fazer um offboarding na prática? Para estruturar um processo de offboarding, você precisa considerar aspectos internos e de atuação da sua empresa, como a cultura. 

No entanto, existem passos principais que você pode seguir para fazer do offboarding do seu colaborador um procedimento humanizado e organizado. 

Comunique de forma humanizada 

Uma das partes mais importantes para fazer o desligamento de um colaborador é a comunicação. Por isso, seja claro, mas também humano e conceda o feedback dos motivos pelos quais o desligamento está sendo feito. 

Outro ponto é que você deve fazer essa comunicação de maneira individual e reservada, nunca em público. Além disso, evite comunicar a demissão para outras pessoas que não o colaborador e o gestor de sua área. Assim, você evita rumores e constrangimentos durante esse momento. 

Por fim, comunique a equipe da qual o colaborador fazia parte de maneira separada, para que eles possam estar cientes. Não se esqueça que comunicar de maneira transparente e próxima também é humanizar seus colaboradores. 

Torne o processo leve e ágil 

Todo o processo burocrático de um desligamento exige tempo e planejamento do setor de RH da empresa. No entanto, parte disso pode ser planejado e já estar estruturado no momento da demissão, evitando dores de cabeça para ambas as partes. 

Tenha um protocolo para a entrega de documentação, devolução de equipamentos e remoção de acessos no sistema da empresa. Além disso, caso o colaborador tenha alguma demanda pendente, planeje de forma que ele possa entregar tudo que precisa com a tranquilidade e tempo necessários. 

Reconheça os esforços feitos  

Saber reconhecer os esforços dos seus colaboradores é indispensável para que eles saiam da empresa com uma boa experiência em mente. Sendo assim, o reconhecimento no momento da saída de um colaborador também faz parte do offboarding. 

Você pode fazer isso de diversas formas que vão desde dizer diretamente para o colaborador até um relatório geral sobre conquistas e objetivos. Por isso, mesmo que ele não tenha atingido a performance esperada, informe ao seu colaborador como ele contribuiu e ajudou a empresa com seu trabalho. 

Dessa forma, você promove o reconhecimento profissional ao mesmo tempo que faz um offboarding mais humanizado. 

Faça uma entrevista de desligamento 

Outra parte extremamente importante do processo de offboarding é a entrevista de desligamento do colaborador. Independentemente se a demissão foi uma iniciativa da empresa ou do colaborador, é preciso fazer um apanhado geral dos motivos do desligamento. 

A entrevista de desligamento visa saber o ponto de vista do colaborador e fazer uma avaliação da sua jornada e do desligamento em si. Portanto, a entrevista fará perguntas sobre sua entrada, rotina de trabalho, gestor, atividades, estrutura disponibilizada, clima, etc. 

Uma entrevista de desligamento pode conceder insights sobre as falhas que estão ocorrendo no cotidiano da sua empresa. Sendo assim, aproveite esta oportunidade para colher informações e direcionar ações para elementos que precisam de atenção na sua empresa. 

Por fim, você também pode usar esta oportunidade para fazer uma avaliação de eNPS e saber se quem está saindo da sua empresa recomenda ela ou não. 

Se houver abertura, confraternize 

Caso haja abertura, você também pode fazer uma pequena celebração dedicada ao colaborador em questão. Em resumo, essa celebração pode ser feita de maneira informal e somente entre o time do qual o colaborador fazia parte. 

Esta é uma boa forma de fechar o ciclo e definir os passos futuros, tanto do ponto de vista da empresa quanto do colaborador. 

Conclusão 

Saber como tratar um colaborador no momento de sua saída diz muito sobre uma empresa e sobre seus procedimentos. Por isso, viabilizar formas para dar voz, tempo e reconhecimento a estes colaboradores é a chave para construir culturas mais humanas nas empresas. 

Somente dessa forma é possível transformar o desligamento em uma experiência positiva e capaz de render bons frutos mesmo após o fechamento de ciclos. 

Agora que você já sabe o que é e como fazer o offboarding, que tal começar a transformar os processos dentro da sua empresa? Não se esqueça de contar com a Plantar para ter iniciativas de educação corporativa para qualificar e colher os melhores resultados na sua empresa.  

Até a próxima!

Por:
Graduado em Relações Públicas pela Universidade Federal de Goiás, busca alcançar novos horizontes e desafios no campo da gestão do agronegócio. Aproximar as áreas de gestão dos processos humanizados e eficazes é um de seus principais objetivos, sempre levando em conta a qualidade e a credibilidade na produção de conteúdos úteis e concisos.
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