A definição de metas em uma empresa é um processo que exige atenção, planejamento e projeções muito bem construídas. Desse modo, uma das formas de fazer isso é por meio dos objetivos SMART, que definem critérios que ajudam na análise e atingimento dessas metas.
Mas no que consiste essa metodologia e como ela pode ajudar diversos setores em uma empresa? Para responder a essa pergunta, preparamos o artigo a seguir para que você saiba tudo sobre objetivos SMART.
Vamos lá?
O que são objetivos SMART?
Atualmente, existem diversas metodologias com variados focos para a definição e controle de objetivos nas empresas. Um desses métodos é o dos objetivos SMART, que ajuda na construção e controle de objetivos de forma adaptada à realidade de cada empresa.
SMART é uma sigla em inglês para o método que tem como base critérios básicos para definição, controle e atingimento de objetivos. Assim como a palavra de origem inglesa, o propósito dos objetivos SMART é criar objetivos de forma inteligente e eficaz.
Para tanto, o método SMART leva em conta 5 pilares que definem os objetivos e que dão origem à sigla. Segundo a metodologia, objetivos SMART devem se encaixar em 5 características chave: Specific (Específico),Measurable (Mensurável),Attainable (Atingível),Relevant (Relevante) e Time-bound (Temporal).

A seguir, vamos ver no que consiste cada um deles.
Específico
Primeiramente, é necessário que o seu objetivo seja o mais específico possível, para que você evite erros de percurso ou interpretações equivocadas. Portanto, seja claro no momento em que for definir seus objetivos, para que a meta traga os resultados esperados caso seja alcançada.
Sendo assim, faça as perguntas certas e tente detalhar ao máximo o objetivo que você almeja alcançar. Por exemplo, digamos que o seu objetivo é gerar mais vendas: quantos % você quer vender a mais? Em qual intervalo de tempo? Por quais meios você pretende atingir esse crescimento?
Quanto mais específico você for, maiores serão as suas chances de identificar quais estratégias contém erros ou podem ser melhoradas no processo. Então, não se esqueça de fazer as perguntas certas e ser o mais claro possível no momento para obter objetivos SMART.
Mensurável
Outra base dos objetivos SMART é a mensuração dos resultados que você deseja obter com os objetivos que estabeleceu anteriormente. Desse modo, aqui as ferramentas de acompanhamento e a definição de indicadores fazem toda a diferença.
Se pergunte de que forma você descobrirá se atingiu ou não o objetivo que você projetou. Portanto, a chave aqui é saber quais ações e ferramentas permitirão medir o progresso e o atingimento dos objetivos.
Vejamos o seguinte exemplo: o seu objetivo é aumentar o engajamento do seu time de colaboradores no uso de uma nova plataforma. De que forma você vai medir isso? Pelo número de acessos por dia? De interações dentro da plataforma? Qual o número ideal e qual número você colocou nas suas projeções?
Saber como medir seus objetivos vai te conceder dados tangíveis que permitam acompanhar a eficácia da sua ação para atingir aquele objetivo. Assim, você sabe exatamente para onde está indo com os seus objetivos.
Atingível
É humanamente impossível escalar o Monte Everest em 10 minutos. Mas o que isso tem a ver com os objetivos SMART? Tudo. Antes de mais nada, definir objetivos realistas e que você é capaz de atingir são essenciais para o sucesso da sua empreitada.
Portanto, verifique se a estrutura e os recursos que você têm disponíveis permitem que você atinja o objetivo projetado. Em outras palavras, a chave aqui é colocar os pés no chão e definir se o que você almeja está realmente de acordo com o que você pode conseguir.
Por exemplo, levemos em conta que seu objetivo é triplicar a produtividade do seu time de colaboradores. Sendo assim, você realmente consegue atingir esse aumento com o time que você tem à sua disposição no momento? Não se esqueça que o custo de sobrecarregar seus colaboradores pode ser alto, então esse objetivo é realmente atingível?
Então, seja realista quando o assunto for o atingimento dos seus objetivos. Dessa forma, você evita frustrações e permanece alinhado com as projeções feitas nos seus objetivos SMART.
Relevante
Quando estamos definindo objetivos estratégicos, é comum que surjam uma grande quantidade de pequenos objetivos durante o planejamento. Mas esses objetivos são relevantes para o sucesso da sua organização ou da meta que você estabeleceu? Essa é outra pergunta que deve ser levada em conta nos objetivos SMART.
Da mesma forma que é necessário ser realista com os seus objetivos, eles também precisam ser relevantes para a empresa como um todo. Por isso, ao definir objetivos, sempre se faça a seguinte pergunta: o quão relevante é esse objetivo para o meu negócio?
No entanto, não se trata de ignorar os pequenos objetivos, uma vez que muitas vezes grandes objetivos começam por pequenas metas. A chave aqui é entender como o objetivo pode impactar positivamente a sua organização.
Temporal
Por fim, mas não menos importante, os objetivos SMART consideram também o intervalo de tempo necessário para o seu atingimento. Dessa forma, sempre que você definir um objetivo, também é preciso que você defina em quanto tempo você deseja alcançá-lo.
Além disso, também é necessário verificar se você já pode começar a trabalhar rumo ao objetivo imediatamente. Outro ponto é definir os pontos de controle do atingimento do objetivo.
Para concluir, não se esqueça que quando o assunto são prazos, existem diversos tipos de objetivos a curto, médio e longo prazo.
Objetivos SMART e Educação Corporativa
Quando o assunto é treinamento e desenvolvimento de colaboradores, a metodologia dos objetivos SMART pode ajudar a construir uma cultura de aprendizagem nas empresas. Isso porque com objetivos bem construídos, os resultados das iniciativas de educação corporativa podem ser potencializados.
Levando em conta o cenário de crescimento e as tendências para a educação corporativa nos próximos anos, é essencial que o planejamento por trás das ações seja eficiente. Segundo uma pesquisa da HR Innovation, mais de 76% das empresas pretendem priorizar investimentos em educação corporativa nos próximos anos.
Como resultado, isso cria um cenário onde a estratégia e o planejamento ficam no foco das empresas nos próximos anos, e saber como definir essas metas será essencial para o profissional de RH. Por isso, os objetivos SMART podem ser a metodologia chave para que gestores definam os melhores caminhos rumo à alta performance de aprendizagem nas empresas.
Conclusão
Conforme vimos, os objetivos SMART tem como principal foco a delimitação de objetivos de forma clara e objetiva, evitando erros estratégicos comuns. Além disso, esse é método que pode ser utilizado em diversos setores de uma empresa, incluindo o RH, por conta da sua simplicidade e flexibilidade.
Sendo assim, o entendimento desse método pode ser a diferença entre o atingimento ou não dos seus objetivos. Por isso, antes de definir metas, lembre-se que primeiramente elas devem ser planejadas com inteligência e atenção. E isso é, acima de tudo, ser SMART.
Agora, se você quer transformar a sua empresa por meio da educação corporativa, a Plantar é a parceira certa pra você! Aqui você conta com uma plataforma de educação corporativa que te traz dashboards de aprendizagem altamente relevantes. Tudo em uma plataforma de fácil usabilidade, 100% on-line e personalizável.
Quer conhecer as nossas soluções? Fale com um de nossos especialistas e comece hoje a plantar educação pelo futuro da sua empresa!
Até a próxima!