O que é LMS? Para que serve e os diferentes tipos de plataformas EAD

Marcos Paulo Barbosa
O que é LMS? Para que serve e os diferentes tipos de plataformas EAD

LMS é a abreviação para Learning Management System ou Sistema de Gestão de Aprendizagem, no Brasil também conhecido por alguns como AVA, Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Com o avanço do ensino a distância no país, cada vez mais gestores de instituições de ensino e de diferentes empresas estão colocando seus cursos e treinamentos na modalidade on-line.

Entenda de vez como a sua empresa pode se adaptar à transformação digital, oferecendo uma solução que ainda engaja e motiva os funcionários. Veja como escolher o LMS ideal e mantenha os colaboradores alinhados com a cultura da empresa.

O que é LMS? Para que serve?

O LMS é uma aplicação de software para administração, oferta e acompanhamento de cursos virtuais ou online, sendo que alguns desses sistemas suportam também a gestão de cursos presenciais.

Basicamente, ele permite:

  • Criação de conteúdos;
  • Organização em cursos;
  • Inscrição de alunos nestes cursos.

Estas plataformas também contam com recursos para avaliação do desempenho e acompanhamento do progresso dos usuários.

Então, o LMS serve para um gestão mais profissional e completa para projetos EAD variados. Basicamente, qualquer projeto dessa modalidade de ensino que você deseje ter um controle maior dos aspectos do curso. 

Sendo assim, um LMS é um software voltado especificamente para gestão de cursos online de diversas naturezas – por exemplo, cursos livres, cursos técnicos e até mesmo a educação corporativa

Quais as vantagens de usar um sistema LMS?

Como várias inovações de tecnologia da informação nas últimas décadas, o Learning Management System é capaz de adicionar um nível de eficiência para sistemas de aprendizagem de uma organização com uma série de outros benefícios como:

  • Inscrição automática e lembretes para cursos obrigatórios;
  • Opções para acesso de gerente, como aprovar materiais ou participação;
  • Integração com os sistemas de recursos humanos para a elegibilidade a cargos, acompanhamento, metas de desempenho e prioridades corporativas similares;
  • Controle sobre o acesso e agrupamentos de classes, de acordo com um critério estabelecido como a geografia, a participação em um projeto particular ou níveis de habilitação de segurança.

Não importa se você representa uma instituição de ensino, uma empresa ou se é um produtor individual de cursos livres: colocar seu curso na modalidade online é uma excelente forma de ampliar seu empreendimento.

E sabendo de algumas das vantagens de uma plataforma LMS, é hora de saber se você deve investir nesse sistema. Confira:

As principais funcionalidades de um LMS

No momento da escolha de um LMS, é importante especificar corretamente as funcionalidades que sua empresa precisa. Por isso, separamos as principais: 

Possibilidade de personalização

A opção de deixar a plataforma com a cara do seu negócio é muito importante para que seu negócio cresça cada vez mais. Além de mostrar sua personalidade, cultura e aumentar a fidelização de clientes, essa personalização pode até mesmo gerar novas oportunidades de negócio.

Isso é ainda mais importante se você já é gestor de uma instituição de ensino presencial ou de uma grande empresa e está levando seu negócio para o on-line.

Então, na hora de escolher um LMS para seus cursos ou sua instituição, garantir que ela permita personalização é uma característica extremamente importante.

Suporte para vídeos

Já está claro que os vídeos são excelentes conteúdos para gerar engajamento e que esse poder já ultrapassou as linhas do entretenimento.

Para educação a distância, apostar em um modelo baseado em videoaulas é o que será o diferencial no seu projeto, por causa das próprias peculiaridades dessa modalidade. Um vídeo aproxima o estudante do professor e, mais importante ainda, faz com que o aprendizado seja muito mais fácil, rápido e fluido.

Por isso, uma característica fundamental para investir em um LMS é a possibilidade de colocar seu curso com uma base em vídeos online, para garantir a qualidade das aulas e o aprendizado dos seus alunos.

Interatividade on-line

Não é pelo fato de um curso EAD ser focado no aluno que a figura do professor on-line não é importante naquele ambiente. 

Por isso, maneiras diversificadas de interação entre alunos e professores são essenciais para um curso EAD. Os alunos podem, assim, sanar dúvidas, levantar questionamentos, solucionar questões e muito mais com ajuda dos tutores.

Se o aluno quiser ter um diálogo particular com o professor, pode enviar uma mensagem direcionada a ele diretamente da plataforma, sem necessidade de trocar e-mails ou ter outras formas de contato.

E ainda, o professor também pode criar o fórum para gerar mais engajamento e participação da turma em diversos pontos do conteúdo.

Esse tipo de atividade auxilia na identificação dos alunos com o curso, estimula o engajamento e participação e, consequentemente, diminui as taxas de evasão no EAD.

Acompanhamento completo de alunos e turmas 

Olhando pelo ponto de vista do gestor da instituição de ensino, trabalhar processos organizados é essencial para o sucesso do negócio. Por isso, é importante procurar por plataformas EAD que ofereçam exatamente esse tipo de organização e acompanhamento completo dos cursos.

Um LMS pode ter ferramentas de acompanhamento diversas, perfeitas para que o gestor tenha total controle do andamento não só de suas turmas, mas também dos alunos.

Além de acompanhar as turmas de perto, o gestor e os professores podem também acompanhar o andamento de cada aluno individualmente.

E isso é extremamente importante na hora de entender como está indo seu planejamento de conteúdo e plano de aula

Avaliações diferenciadas

Uma boa funcionalidade para se procurar em um LMS é a criação de avaliações e acompanhamento de notas por parte dos professores. Para os alunos, é importante que o ambiente virtual proporcione uma boa experiência de usuário, que seja de fácil utilização e tenha uma comunicação clara.

Uma outra funcionalidade interessante que vale a pena investir é na possibilidade de gamificação, também nas avaliações. 

Afinal, provas normalmente não são muito agradáveis, mas criar um ambiente leve e descontraído para os estudantes pode ajudar – e muito! – nesse momento.

Como escolher a plataforma LMS certa? 

Hoje, já existem plataformas de cursos online que vem totalmente prontas para que você apenas insira seus materiais e comece a fazer a venda e distribuição desse conteúdo, sem se preocupar com a integração com um LMS. 

Nessas plataformas, de forma mais simples, normalmente você tem acesso a dados de consumo dos conteúdos, também pode inserir materiais extras, pode dividir seu curso em coleções ou módulos e ainda gerenciar os alunos. 

A Plantar Educação, uma das startups do Grupo Siagri, possui uma plataforma de educação corporativa 100% EaD, levando treinamentos, cursos de capacitação e conteúdo, por meio de plataformas e aplicativos.

São diversas trilhas de conteúdos atualizados para capacitar talentos. Além de conteúdos customizados, que são produzidos de acordo com a demanda do cliente. Clique aqui e fale com um especialista para conhecer mais sobre. 

Uma plataforma LMS profissional é muito importante para a escalabilidade do seu negócio EAD. Além de deixar seu ambiente virtual com a sua cara, te oferece todas as ferramentas para ter uma gestão completa e personalizada dos seus cursos.