Educação corporativa nos novos cenários empresariais

Marcos Paulo Barbosa
cenários empresariais

Nos novos cenários empresariais, a educação corporativa parte como uma maneira da empresa estar por dentro de toda transformação digital que está acontecendo nos últimos anos. 

Os avanços tecnológicos das últimas décadas impactaram profundamente a sociedade. 

Como imaginar nossa vida cotidiana sem internet, aplicativos ou os sistemas eletrônicos que facilitaram tantos processos? É um caminho sem volta: cada vez mais a tecnologia estará presente em todas as áreas, e isso não é diferente com as empresas.

No ambiente corporativo, aliás, a tecnologia foi motivo de ascensão e queda de diversas companhias. 

Pense na Apple e Google, empresas que começaram pequenas, mas que investem na inovação e no digital e agora são gigantes referências mundiais

Investir em inovação pode ser a diferença entre a sobrevivência ou o fechamento de uma empresa. 

A tecnologia não é mais o futuro da sociedade, e sim seu presente. Por isso, é essencial que as organizações tenham essa postura de buscar sempre as novidades e boas práticas do mercado e dar um passo além dos concorrentes.

O processo de treinamento e desenvolvimento dos colaboradores é essencial para educação corporativa e para melhores resultados dentro das organizações. Vamos entender melhor como a educação corporativa está sem portando nos novos cenários empresariais

A transformação digital nos novos cenários empresariais

Antes de mais nada, é preciso entender como e porque a transformação digital é o futuro das empresas.

Na transformação digital, a tecnologia não é mais tratada como uma mera coadjuvante na organização, e sim como elemento fundamental para o progresso.

Ou seja, não basta que a empresa esteja presente nas redes sociais, a transformação digital deve ser implementada em todos os cenários empresariais

A verdadeira transformação digital causa uma mudança estrutural na instituição, em sua cultura e posicionamento. Não é algo que se faz superficialmente, por isso é preciso grande envolvimento da gestão, além de investimentos financeiros e esforços para que esse conceito seja implementado com sucesso na organização. 

Não se tornar obsoleto é apenas um dos motivos para investir na transformação digital da sua empresa. Vamos conferir mais vantagens dessa estratégia nos diversos  cenários empresariais: 

Otimização de processos

A transformação digital possibilita que os documentos sejam digitalizados e determinadas atividades sejam automatizadas. 

Isso significa que menos tempo será gasto com tarefas burocráticas, manuais e maçantes, e os colaboradores poderão investir seus esforços em áreas mais estratégicas e os processos se tornarão mais eficientes com esse recurso.

Aumento da produtividade

Esse benefício é consequência do item anterior. Com certos procedimentos sendo automatizados, alguns processos ficaram ágeis e o profissional terá mais tempo para realizar as atividades mais importantes. 

Isso dará um ganho na produtividade da equipe, que não gastará tempo e nem energia em tarefas maçantes, e sim empregará seus conhecimentos e expertise para tornar tudo mais eficiente.

Podem até ser pequenas mudanças, mas que irão gerar um grande impacto no cotidiano da organização. 

Melhora a experiência do seu cliente

Não é só o público interno que ganha com a implementação da transformação digital. A tecnologia facilita entender o comportamento do seu cliente para tornar sua experiência cada vez mais agradável e – desta forma – conquistá-lo, encantá-lo e fidelizá-lo.

Mensura processos e traz dados

Uma das maiores vantagens da tecnologia é que ela possibilita a coleta de informações sobre os processos e comportamentos, tanto no contexto interno quanto externo.

O uso dos dados é fundamental para as empresas atualmente, dando base às tomadas de decisões estratégicas para o sucesso da organização.

A educação corporativa nos mais diversos cenários empresariais de digitalização 

A gestão de pessoas é um dos setores mais valorizados pelas empresas atualmente. Não há como uma organização ter sucesso se seus colaboradores não são qualificados, estão desmotivados e a taxa de rotatividade na equipe é alta.

Nesse sentido, a educação corporativa é uma ferramenta essencial para melhorar essa área na instituição. Investir na aprendizagem dos colaboradores torna-os mais capacitados a realizar suas atividades cotidianas e atualiza seus conhecimentos nas novidades e boas práticas do setor. 

Mas como a transformação digital ajuda nesse processo e nos mais diversos cenários empresariais? 

Assim como em outras áreas, adotar a tecnologia de forma ampla também na educação corporativa também traz diversos benefícios:

Mais familiaridade

Primeiro, a tecnologia faz parte da vida das pessoas. Isso é fato. Todos nós teremos mais contato com soluções tecnológicas com o passar do tempo, ganhando ainda mais familiaridade e apreço por elas. Isso vai acontecer com seus colaboradores e com os futuros profissionais da sua empresa.

Desta forma, aos poucos, uma porcentagem maior da sua equipe já estará acostumada ao estilo tecnológico de aprendizagem – mais interativo, flexível e personalizado -, especialmente com a entrada e consolidação no mercado de trabalho da geração Y e Z (que cresceram ou nasceram em meio à revolução tecnológica).

Te entrega dados

Como dito, um dos benefícios do uso da tecnologia é a geração de dados que irão auxiliar a identificar o que está dando certo ou não nas estratégias. 

Na educação corporativa, isso significa que será bem mais fácil para o RH saber se os métodos adotados estão trazendo os resultados esperados e verificar o porquê, além de visualizar os conteúdos e habilidades que estão sendo bem desenvolvidas e aqueles que precisam de reforço.

Todas essas informações darão mais segurança ao RH para implementar mudanças, realizar correções e fortalecer os treinamentos para torná-los mais efetivos.

Permite a personalização

Diversos recursos tecnológicos permitem que a educação seja mais personalizável e flexível. O que isso significa? Que o colaborador poderá se capacitar ou desenvolver a habilidade que realmente precisa, sem perder tempo realizando treinamentos sobre temas que já domina ou aptidões que já possui. 

Inovar sempre

Implementar a tecnologia aliada a educação corporativa também significa que sua empresa estará aberta a descobrir e implementar o melhor do que está disponível no mercado.

Isso torna essa área ainda mais efetiva, aproveitando as práticas bem sucedidas e aplicando-as na sua realidade.

Além de aprimorar a educação empresarial, a tecnologia educacional se tornará uma vantagem competitiva para sua organização. Entre essas inovações, uma que vem se destacando mundialmente é a gamificação. Que tal conhecer mais um pouquinho sobre essa estratégia e o que ela pode fazer por sua empresa?

Como trabalhar a educação corporativa de maneira inovadora?

Hoje, educação corporativa pode ser feita em video aulas, web conferências, ou até mesmo em forma de jogo digital (gamificação). Por exemplo:

  • Microlearning: excelente para o treinamento de times, pois sua premissa se baseia na oferta de cursos que possam ser visualizados de forma rápida – mas contínua;
  • Mobile learning: trata-se, portanto, de um dispositivo de aprendizagem móvel. Dentro dele, existem plataformas com conteúdo diversos que podem ser acessados de qualquer lugar – por seu celular, tablet ou notebook;
  • Gamification: é uma ferramenta que viabiliza o fortalecimento da aprendizagem por meio da utilização de jogos. Desta forma, o entretenimento criado nessa temática auxilia na ampliação do conhecimento.
  • Realidade virtual: consiste na utilização de um artifício para criar a sensação de estar em um ambiente diferente do real, um ambiente virtual! Essa interface foi criada a partir da tecnologia, que simula um ambiente e o torna virtual – e é a sensação do momento;
  • Realidade aumentada: consiste no uso da tecnologia para que possamos integrar elementos do mundo real com o virtual. Permite visualizar a realidade a partir de uma nova ótica: uma óptica maior, uma ótica aumentada. 

As diversas possibilidades de ensino da EAD não só dão mais liberdade de escolha à organização como aumentam as chances de o aluno se engajar mais com o mundo virtual.

Agora que você já sabe como aplicar a educação corporativa nos mais diversos cenários empresariais. Saiba mais sobre educação corporativa, inovação e tecnologia no blog da Plantar Educação

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp