Motivação no trabalho: dicas de especialistas para manter sempre em alta

Marcos Paulo Barbosa
Motivação no trabalho: dicas de especialistas para manter sempre em alta

A motivação no trabalho é a chave para o sucesso no ambiente profissional, tanto a nível individual quanto para a empresa. Isso porque ela está diretamente relacionada à satisfação e à produtividade, o que afeta o negócio de uma forma holística.

Um estudo da Harvard Business Review, apresentado pela 99Jobs, mostrou que a melhoria da motivação na equipe pode elevar os lucros em até 47%. Além disso, a mesma pesquisa indica que pessoas satisfeitas, felizes e motivadas são até 50% mais produtivas.

No entanto, encontrar o combustível para se manter motivado no dia a dia pode ser um desafio que, muitas vezes, os colaboradores não conseguem superar sozinhos.

Portanto, cabe à empresa, representada pelo time de RH, criar ações que promovam a manutenção da motivação no trabalho.

Sabendo que não é um desafio simples, selecionamos dicas de profissionais que melhoraram a motivação dos seus colaboradores e conseguiram mantê-las. Confira!

Qual é o papel do RH em relação à motivação dos funcionários?

O gestor de RH deve compreender que a motivação está diretamente relacionada ao aperfeiçoamento da performance individual. É assim que conseguirá trabalhar esse aspecto de forma estratégica para alavancar os resultados alcançados pela organização.

Como fazer isso? A resposta está em uma atuação que fomente as potencialidades dos indivíduos.

O propósito é incentivar a criatividade, a autoconfiança, a autonomia e a iniciativa, características essenciais para atender às demandas internas e dinamizar o fluxo produtivo a partir do desempenho aprimorado.

O RH também deve habilitar os profissionais a interagir dinamicamente com os processos produtivos e pessoais, sempre considerando suas habilidades, qualidades e personalidades. Assim, o trabalho em equipe é estimulado para que o time construa estratégias de princípios, meios e fins para atingir os objetivos organizacionais.

A importância da motivação no trabalho

A falta de motivação para executar as tarefas afeta diretamente a autoestima profissional, que se sentem menos valiosos para a empresa e, por consequência, têm sua postura no dia a dia alterada.

Colaboradores desmotivados tendem a procrastinar suas obrigações e executar suas tarefas com menos atenção, ficando mais propícios a cometer erros. A desmotivação também afeta o seu comprometimento e sua satisfação geral com a empresa.

Ou seja: a motivação tem relação direta com a produtividade.

Mas esse não é o único benefício que a motivação pode trazer ao ambiente de trabalho. São eles:

Melhora a autoestima dos colaboradores

Um dos maiores benefícios da motivação no trabalho é o aumento da autoestima e da confiança dos colaboradores, que se aplica tanto no âmbito profissional quanto no pessoal.

Essa melhora na autoestima tem reflexo, não só no clima do ambiente de trabalho, como na produtividade dos colaboradores, que são capazes de produzir mais por conta própria e até mesmo passam a ter práticas mais inovadoras.

Otimiza o uso do tempo

Esse benefício é o que mais fará diferença na rotina da empresa de um modo geral. Isso porque, quando um colaborador está motivado, ele trabalha mais rápido e melhor.

Desse modo, a empresa é capaz de economizar bastante recursos e até mesmo acelerar seu crescimento interno, já que não desperdiçará tempo.

Aumenta a procura por crescimento pessoal

Como já mencionamos, a motivação pode gerar uma melhora na autoestima, como parte desse processo, também há um crescimento pessoal do colaborador. Isso porque, com uma maior confiança em si, é possível se desenvolver melhor profissionalmente e pessoalmente.

Com essa relação positiva entre colaborador e empresa, o ciclo de crescimento se retroalimenta, fazendo com que ambos cresçam juntos e que a motivação permaneça por bastante tempo.

Relacionamentos interpessoais positivos

Quando um colaborador está motivado, ele consegue desempenhar bem sua função e passa a se sentir bem no seu ambiente de trabalho, com isso, o funcionário também passa a se relacionar bem com seus colegas de empresa.

Ou seja, motivar os funcionários pode ser algo que irá contribuir para o clima organizacional como um todo e pode até mesmo ajudar a estabelecer uma cultura organizacional positiva.

Melhora o trabalho em equipe

Com relacionamentos interpessoais positivos sendo cultivados, fica muito mais fácil trabalhar em equipe.

Isso porque a motivação gera um maior engajamento entre os funcionários, o que aumenta a colaboração até mesmo nas tarefas mais simples.

Quais estratégias podem ser usadas para melhorar a motivação e desempenho dos funcionários?

O papel do RH precisa ser bem executado para garantir a motivação e o desempenho dos colaboradores. Mais que apenas entender a parte teórica do trabalho, também é necessário compreender as estratégias que podem ser adotadas, já que elas serão colocadas em prática.

Para entender melhor esse cenário, listamos a seguir algumas técnicas importantes nesse contexto.

  • Implemente metas de desempenho: a recompensa pode ser oferecida de diversas formas, como bônus, prêmios, progressão na carreira, folgas etc.;
  • Reconheça atitudes positivas: os colaboradores que tiverem atitudes bem-sucedidas e proativas devem ser valorizados. Essa é uma postura profissional bastante procurada atualmente, porque a autonomia traz mais flexibilidade e dinamicidade ao trabalho;
  • Desenvolva um plano de carreira: a ideia é estabelecer quais são as regras a serem seguidas, por exemplo, qual é o tempo mínimo necessário em determinado cargo para que seja possível pensar na possibilidade de ser promovido;
  • Invista em capacitação: ao se especializar, o colaborador melhora seus resultados e tem um estímulo claro para sua permanência no negócio;
  • Estimule a criatividade: a inovação só pode ser aplicada por meio da criatividade. Por isso, o gestor de RH deve adotar técnicas que contribuam para esse processo. Uma delas são os processos flexíveis, já que a estruturação exagerada tende a limitar a confiança dos profissionais;
  • Ofereça canais de comunicação abertos e transparentes: com ele, é possível acompanhar os incidentes e resolver os conflitos antes que prejudiquem os resultados
  • Dê feedbacks constantes: essa atividade é imprescindível para que o profissional saiba o que a empresa espera dele e possa trabalhar nos pontos negativos.

Como colocar tudo isso em prática?

Em primeiro lugar, preparar bem os líderes e gestores para que tenham o hábito de incentivar ou orientar seus liderados por meio do diálogo aberto e feedbacks periódicos é essencial.

Além de motivar, ainda contribui para que os colaboradores possam ter ciência de seus pontos fracos e fortes.

Oferecer treinamento adequado, horas de descanso, uma equipe integrada e um clima organizacional harmonioso também é indispensável para a manutenção da motivação da equipe.

Finalmente, um dos pontos mais relevantes para o aumento da motivação no trabalho é a criação de uma política de benefícios, como a elaboração de um plano de carreira e bonificação com base no bom desempenho e dedicação dos colaboradores.

Agora que você entende mais sobre a importância desse assunto, que tal contar com um sistema que atenda às necessidades do seu negócio? Entre em contato conosco e veja como podemos ajudá-lo!

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp