Gerar desenvolvimento dentro das empresas é essencial para o crescimento tanto da empresa em questão quanto do seu time de colaboradores. Por isso, a presença de um mentor ou tutor no ambiente corporativo é essencial para empresas e profissionais que desejam obter melhores resultados.
Porém, ao procurar esse tipo de serviço, podem surgir muitas dúvidas sobre qual o direcionamento de cada um e quais as diferenças entre eles. Afinal de contas, minha empresa e time de colaboradores precisam de um mentor ou de um tutor? Em que situações vou precisar deles?
Para responder a algumas destas perguntas, preparamos o post a seguir para que você entenda as principais diferenças entre um mentor e um tutor. Vamos lá?
O que é mentor? E tutor?
Em muitas situações, empresas e profissionais podem chegar em um ponto onde se torna difícil encontrar direcionamento profissional e de crescimento. Dessa forma, os mentores e tutores entram em cena como uma alternativa para fazer esse direcionamento.
Tanto os tutores quanto os mentores podem trabalhar com o desenvolvimento de pessoas, mas no fim são profissionais diferentes. Porém, ainda há muita confusão entre os termos e principalmente sobre o papel de cada um no ambiente corporativo.
A atuação de cada um desses profissionais vai depender das necessidades da empresa e principalmente dos objetivos estabelecidos. Assim, existirão situações onde um mentor será a melhor solução em relação a um tutor e vice e versa.
Mentor
No mercado existem profissionais com vivências e níveis de experiência variados, e isso faz toda a diferença quando falamos do mentor. Em resumo, o mentor nada mais é do que a figura com uma maior bagagem de experiência e conhecimento no mercado que ajudará outros profissionais menos experientes a se desenvolverem.
Dessa forma, o mentor consegue fazer com que estes profissionais aprendam através da sua experiência no mercado e possam também se desenvolver. Por isso, é essencial ao mentor ter um alto conhecimento prévio e específico da área de atuação dos seus aprendizes.
Outro ponto importante é que os mentores geralmente já fazem parte do time da empresa, podendo ajudar o seu time atual de colaboradores.
Esse processo de passagem de experiência para gerar aprendizagem é conhecido como mentoring, e foca a evolução do profissional de modo geral. Como resultado, o mentoring gera profissionais mais preparados e que adotam melhores práticas no ambiente de trabalho.
No entanto, para que alguém se torne mentor não é necessário estar no topo do mercado ou ter décadas de experiência. Na verdade, basta que o mentor em questão possua o conhecimento específico da área e a didática necessária para repassar seus conhecimentos com clareza.
Atualmente é muito comum ver os mentores trabalhando na área de mentoria de carreira, por exemplo. Assim, o processo de mentoria tem ganhado um grande mercado dentro das empresas, no intuito de gerar mais desenvolvimento humano e organizacional.
Por fim, o mentoring também busca alinhar valores e objetivos afim de gerar crescimento para os aprendizes, seja para a carreira ou para a vida.
Tutor
Por sua vez, o tutor visa o conteúdo que será ministrado, o que faz dele um profissional muito presente em ambientes com foco na aprendizagem. Então, no caso das empresas, os tutores estarão envolvidos em iniciativas de educação corporativa, por exemplo.
É o tutor que vai garantir um melhor andamento do processo de aprendizagem dos profissionais alvos de uma determinada qualificação. Por isso, o foco dele estará em mediar a aprendizagem em questão, sendo muitas vezes o professor ou instrutor de um curso, por exemplo.
Nesse sentido, é comum ver tutores dentro de treinamentos corporativos e de qualificação para garantir uma maior qualidade de aprendizado. Em outras palavras, é o tutor quem fará a ponte entre o que deve ser aprendido e o aprendizado de fato.
O foco do tutor será fazer o direcionamento correto dos colaboradores para que eles atinjam um grau de maior excelência profissional. Ao contrário do mentor, o tutor pode ser tanto alguém do seu time como um profissional externo.
Além disso, outro fator que diferencia o tutor do mentor é a proximidade com que um tutor pode atuar em relação ao seu time de colaboradores. Dessa forma, a preocupação maior do tutor estará na qualidade e execução do que foi aprendido ao invés de direcionar o caminho profissional.
Em conclusão, ambos os profissionais necessitam de um conhecimento das áreas onde irão atuar. Porém a principal diferença entre eles será o foco e a metodologia que cada um deles irá utilizar.
Mentor x Tutor: quando eles são necessários?
Agora que entendemos o que são mentores e tutores e como cada um atua, fica mais fácil entender onde e quando cada profissional é necessário. Conforme sabemos, os dois profissionais podem atuar dentro das empresas, mas com atribuições diferentes.
Enquanto o mentor tem uma visão mais ampla de vida e carreira, o tutor terá uma visão mais focada em aprendizados específicos. Por isso, o mentor e o tutor podem sim atuar em conjunto para gerar mais desenvolvimento para a empresa ou profissional em questão.
O mentor pode ser usado tanto por empresas quanto por profissionais que desejam evoluir individualmente. Assim, mentores podem trabalhar tanto com profissionais individuais quanto com times inteiros, sendo este segundo mais vantajoso para as empresas.
Segundo um estudo publicado pela lista da Fortune 500 em 2017, mais de 70% das empresas que compunham a lista tinham algum programa ou iniciativa de mentoria. Em suma, isso significa que os programas de mentoria estão intimamente ligados ao crescimento dessas empresas.
Por outro lado, no caso dos tutores, a situação muda de figura. Nas empresas, a atuação de tutores é necessária em programas de treinamento e desenvolvimento. Isso porque estes profissionais tem como objetivo mediar ensino e aprendizagem.
Assim, os tutores irão atuar de maneira mais detalhada dentro desses treinamentos, fazendo a ponte entre professor e aprendizes e ampliando a aprendizagem.
Concluindo, ambos os profissionais são extremamente importantes para o desenvolvimento humano no ambiente corporativo. Sendo assim, é preciso que haja um diálogo próximo com o setor de RH para que a atuação dos tutores e mentores tragam bons resultados. Dessa forma, você garante que o seu time de colaboradores tenha o direcionamento correto e que o benefício seja mútuo.
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