Mapa mental: o que é e como usar a favor da sua empresa

Marcos Paulo Barbosa
mapa-mental

Você já teve o sentimento de que não existe uma forma eficiente de organizar todas as ideias que surgem para o seu negócio e de interligar projetos e estratégias de forma clara e visual? Se a resposta for positiva, saiba que você pode contar com um mapa mental para te ajudar!

O modelo já é imensamente adotado na vida pessoal, mas cada vez mais o meio corporativo utiliza o método para evitar ruídos na gestão de projetos.

Isso porque, a boa comunicação é um dos pilares mais críticos do gerenciamento. Quando bem disseminada, você consegue deixar todos na mesma página sobre o escopo do projeto, prazos, orçamento, qualidade, recursos humanos, riscos e aquisição.

Por isso, neste artigo vamos falar sobre mapas mentais e sobre como eles podem ser úteis para a sua gestão. Além de indicar boas ferramentas para fazer um. Confira!

O que é um mapa mental?

Um mapa mental nada mais é do que uma ferramenta de gestão capaz de relacionar e organizar conteúdo relevante para auxiliar em planejamentos, gestão de projetos e tomadas de decisão. É como se realmente fosse feito um mapa do que está na sua mente – assim como na mente de seus sócios e colaboradores.

mapa-mental
Imagem 1: mapa mental estruturado

Essa ferramenta pode ser uma poderosa aliada em sua gestão, uma vez que permite compreender de forma visual como diferentes ações, ideias e estratégias podem estar relacionadas ao ordenar pensamentos correlatos de forma lógica.

Você pode criar um mapa mental para auxiliar diferentes etapas e demandas de sua empresa, como planejamento estratégico, desenvolvimento de projetos e criação de uma nova área, por exemplo. 

Esta também pode ser uma ferramenta utilizada de forma colaborativa ou mesmo individual, como forma de colocar no papel o que está em sua cabeça e facilitar a execução.

Quais são as vantagens do mapa mental para empresas?

Os mapas mentais são um excelente recurso de brainstorming para momentos de bloqueio criativo ou quando for necessária uma ajuda para encontrar soluções novas e criativas. Inclusive, o uso de outras ferramentas de inovação atrelado ao mapeamento mental pode ser um diferencial na sua rotina. 

Os mapas mentais:

Funcionam bem com equipes pequenas

Os grupos de brainstorming devem ser pequenos. Como PMEs já costumam trabalhar com equipes menores, os mapas mentais podem ser a ferramenta perfeita para usar na sua próxima sessão de brainstorming. Softwares de gestão de ideias também podem ajudá-lo nesse tipo de atividade.

Funcionam como uma ótima ferramenta de pesquisa da concorrência

Muitas vezes, as pequenas empresas possuem uma forte concorrência, e os mapas mentais podem ajudá-las a visualizar quem são seus concorrentes e quais características exclusivas de vendas eles oferecem e que você também pode adicionar à sua oferta de produtos ou serviços.

Podem dar mais clareza às funções internas

É comum em PMEs que o mesmo funcionário desempenhe funções variadas. Usando um mapa mental, você pode fazer um trabalho conjunto com o time para definir e delinear com mais clareza as tarefas que devem ser priorizadas e focar naquilo que realmente agrega valor ao seu negócio.

Ajudam na memória e aprendizagem, o que melhora os processos de planejamento e preparação para o futuro. Funcionários inteligentes, inovadores e que encontram soluções para problemas são essenciais em pequenas empresas, onde as pessoas executam várias tarefas ou trabalham em equipes enxutas, mas com muitas responsabilidades. 

Por ser visual, o mapa mental fixa melhor a memória quando as pessoas o usam como uma ferramenta de exploração de ideias. Isso pode ser benéfico se você criar um mapa mental quando estiver fazendo a análise final de um projeto, ajudando a garantir que seus funcionários possam aprender com os erros do passado e aplicar os novos conhecimentos a problemas no futuro. 

Assim, sua empresa aumenta a capacidade para atender melhor os clientes.

Possibilitam soluções novas e exclusivas

As pequenas empresas podem ser especialmente suscetíveis a grandes flutuações econômicas, como visto no caso da pandemia atual do coronavírus. Portanto, ser capaz de se adaptar rapidamente é importante. 

Com um mapa mental, você pode usar imagens, ícones ou outros recursos visuais para estimular novos pensamentos e ideias que são mais difíceis de alcançar com o brainstorming baseado apenas em texto.

Como criar um mapa mental?

Também é possível criar um mapa mental para ajudar a criar associação entre ideias na sua empresa.

Em 1970, foram estabelecidas algumas regras para o mapeamento mental. São elas:

  1. Defina uma ideia central, como uma imagem, tópico ou palavra;
  2. Coloque uma ideia principal em cada ramo;
  3. Coloque subtópicos nos respectivos ramos secundários de cada ramo principal;
  4. Dê ênfase, quando necessário, e mostre claramente as associações;
  5. Use três ou mais cores;
  6. Use uma palavra-chave ou imagem por linha;
  7. Escreva todas as palavras com clareza (usando letras maiúsculas, por exemplo);
  8. Deixe espaço para tópicos inesperados ou novas ideias;
  9. Deixe sua mente viajar;
  10. Desenvolva seu estilo pessoal de mapas mentais.

Ao seguir as regras listadas acima, você pode criar um mapa mental usando papel e caneta, um quadro branco ou um software. 

Embora o papel e a caneta possam ser muitos úteis, fica evidente a vantagem de softwares de mapeamento mental no momento de recriar uma versão online da estrutura.

Os programas para criar mapas mentais permitem que você modifique as anotações e corrija erros com mais facilidade. 

Softwares para criar um mapa mental e melhorar sua produtividade 

Mapas mentais podem ser desenhados à mão ou montados com post-its, mas, na hora de registrá-los e armazená-los, nada melhor do que contar com uma ferramenta. A boa notícia é que existem diferentes softwares que o ajudam na elaboração de seu mapa mental, confira os principais abaixo:

FreeMind

O FreeMind é um software gratuito que você pode instalar em seu computador para criar diagramas para diversos objetivos, inclusive mapas mentais. Ele tem uma interface bastante simples e fácil de utilizar, oferecendo cores, ícones e formas personalizáveis.

MindMeister

O MindMeister é um software online para criação de mapas mentais, com preços que começam em US$ 6 por mês. Os principais benefícios dessa ferramenta são a possibilidade de colaboração de vários usuários em um mesmo projeto, além da integração com um gestor de tarefas relacionado ao seu mapa mental. A ferramenta também é muito visual e capaz de criar diagramas para apresentações elaboradas.

MindNode

O MindNode é uma ferramenta para criação de mapas mentais pensada para dispositivos da Apple e com versões para desktop e aplicativos. É um software bastante simples de usar e que permite elaborar diagramas com visual diferenciado.

Xmind

O Xmind é um dos softwares online mais utilizados para criação de mapas mentais em todo mundo, bastante reconhecido por suas funcionalidades, como sincronização dos arquivos na nuvem e elaboração de apresentações em slides. Existe uma versão gratuita mais simples e os planos pagos começam em US$ 79 por ano.

Agora que já conhece a utilidade dos mapas mentais nas empresas, que tal começar a elaborar alguns para auxiliar a sua gestão e aumentar a produtividade do seu negócio? Comece de forma simples, criando diagramas para reuniões de brainstorm ou planejamento de pequenos projetos.

Com o tempo, a criação de um mapa mental poderá se tornar uma etapa fundamental para a definição das mais diversas estratégias, permitindo a conexão entre ideias da equipe e uma melhor visão sistêmica sobre como atingir os objetivos esperados.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp