Não adianta ter bons maquinários, insumos, tecnologia e uma boa área agrícola se os colaboradores não estão preparados para realizar as atividades e o gestor não consegue gerenciá-las. Por isso é tão importante para líderes do agronegócio focar em gestão de pessoas.
Você pode achar que é difícil empregar gestão de pessoas no agro, mas vamos mostrar que isso é essencial para o sucesso do seu negócio.
Por isso, preparamos um conteúdo completo para os líderes do agronegócio que querem e precisam melhorar sua gestão. Acompanhe!
O que é gestão de pessoas? Por que é tão importante para os líderes do agronegócio?
A gestão de pessoas trata de estratégias para desenvolver habilidades, potenciais, reter talentos, e sobre o capital humano de uma organização. Nesse caso, a sua empresa agro.
Algumas empresas gastam rios de dinheiro para buscar os melhores profissionais, oferecem bons salários e benefícios e acreditam que isso é suficiente.
Entretanto, isso só tende a mudar. Antigamente, a visão era meramente financeira: salário + benefícios + bônus. Hoje, a visão está cada vez mais ligada a fatores abstratos:
- Salário + benefícios + bônus;
- Evolução pessoal e profissional;
- Integração à equipe;
- Liberdade de escolhas;
- Senso de cumprimento de propósito.
Por esse motivo, a gestão de pessoas precisa:
- Identificar;
- Avaliar;
- Solucionar situações.
Quais são os desafios dos líderes do agronegócio?
Atuar em posições de liderança é um desafio em qualquer segmento, e não seria diferente no agronegócio. Aliás, o setor apresenta uma série de dificuldades e oportunidades extremamente complexas para todos os profissionais que se aventuram a gerir equipes no campo.
Por isso, reunimos aqui alguns dos desafios que líderes do agronegócio podem enfrentar na gestão das suas equipes. São eles:
Comunicação entre colabores e gestores
Se a boa comunicação não ocorrer ou for mal feita entre os envolvidos nas atividades agrícolas pode gerar muitos problemas na empresa e atrasar a execução dos trabalhos.
Você sabia que para 76% das empresas, o principal motivo para seus projetos fracassarem são falhas na comunicação?
Sendo assim, a comunicação de equipes deve acontecer sempre em três frentes:
- A comunicação entre empresa e pessoas;
- A comunicação entre lideranças, colaboradores e colaboradoras;
- A comunicação entre colaboradores e colaboradoras.
Os colaboradores precisam ter voz ativa, autonomia e acesso aos gestores para que as relações humanas não sejam uma barreira, mas uma ponte.
Manter os colaboradores sempre atualizados
Um aspecto que pode ser destacado é o ritmo das mudanças no campo, bem como o impacto causado por elas nas operações.
Sendo assim, ser líder no agronegócio exige acompanhamento constante de tendências, soluções tecnológicas e novas práticas, por exemplo.
Essa atualização crescente de processos e padrões é um desafio enquanto demanda do gestor ou gestora a capacidade de atuar no ritmo do mercado, filtrando o que pode ou não ser positivo para o negócio em questão.
Atrair e manter bons profissionais
Líderes no agronegócio ficam de frente com um grande desafio: atrair e manter bons profissionais trabalhando em todas as linhas da cadeia de produção, não é mesmo?
Para minimizar esse desafio é necessário realizar uma boa seleção, com recrutamento que explique todas as atividades a desenvolver na empresa, remuneração e se há plano de carreira.
Sendo assim, ao selecionar um profissional para as atividades da fazenda é recomendável a capacitação constante para mantê-lo motivado e conservá-lo na empresa.
Gerir bem os colaboradores
Por fim, há ainda o desafio de sistematizar e padronizar os aspectos aqui citados e tantos outros relacionados à gestão e liderança. No mercado atual, tão competitivo e tecnológico, não há margem para improvisos, informalidade ou ausência de padronização.
O gestor precisa ser um líder que orienta, incentiva, ajuda, motiva e elogia, ou seja, ele deve dar exemplo com as suas ações na empresa rural.
Agora que falamos sobre os principais desafios enfrentados pelos líderes do agronegócio, vamos conhecer algumas dicas para ser um bom líder?
4 dicas para líderes do agronegócio melhorarem sua gestão
O investimento na gestão de pessoas no agronegócio traz uma série de benefícios para os empreendimentos e, consequentemente, para o setor em geral.
A instauração de técnicas específicas permite, por exemplo, que o gestor reconheça e gerencie as competências dos trabalhadores.
Mas como fazer isso da maneira correta?
Tenha visão de mercado e busque inovar
Somente entender sobre o segmento específico que sua fazenda ou empresa agrícola atende, não é o bastante.
Os líderes no agronegócio devem ter visão 360º, isto é, a capacidade de enxergar tendências, conhecer as novidades e encontrar soluções que vão muito além das cercas do campo.
Entretanto, essa inovação só é possível a partir de amplos investimentos tecnológicos que irão ajudar sua empresa em diversos aspectos!
Mantenha sempre uma boa comunicação
A comunicação ao mesmo tempo que pode ser vista como um desafio, também é uma oportunidade de investimento!
Líderes eficientes devem interagir de modo efetivo com suas equipes, dando feedbacks, ouvindo e valorizando iniciativas de empreendedorismo
Tenha uma postura multidisciplinar
Uma das maneiras práticas de garantir essa característica é por meio da adoção de ferramentas capazes de melhorar a maneira como seus colaboradores se mantém informados sobre o setor, suas atividades e outras demandas.
Ao unir conhecimento técnico, criatividade estratégica e treinamento corporativo para o agro, gestores podem transformar a realidade da empresa de maneira inovadora!
Invista em treinamento especializado
Em um mundo cada vez mais conectado, a necessidade de adaptação abriu portas para tecnologias inovadoras que estão aumentando a conectividade e a produtividade no campo, potencializando a qualificação contínua do agronegócio por meio da capacitação digital.
Pensar e investir no desenvolvimento das pessoas que ocupam funções essenciais, seja na execução de processos, no treinamento e/ou capacitação de trabalhadores, na venda direta do seu produto, etc. trará muitos ganhos – tanto para a empresa e seus envolvidos quanto para o mercado de modo geral.
Hoje, já é possível contar com bons treinamentos para o agronegócio. E se você quer investir na gestão dos colaboradores que trabalham em seu negócio, pode contar com a Plantar Educação, somos uma empresa de Educação para o agronegócio.
Através de soluções personalizadas de aprendizagem digital e consultoria especializada, promovemos a gestão do conhecimento e a capacitação de colaboradores do agronegócio.
Agora que você já sabe como líderes do agronegócio podem melhorar sua gestão, que tal começar a investir na sua empresa agro? Conte a Plantar Educação!