O líder do futuro no Agronegócio

Líder no agronegócio

Acabou a era do líder mandão! Por várias razões, mas principalmente porque ninguém mais obedece. As pessoas agora querem se engajar, querem acreditar. E esse é o futuro do líder. E o líder no agronegócio, como deve se portar, então?

Se antes os líderes empresariais eram chefes, agora eles são drivers de inspiração. 

Um líder inspirador, transforma pessoas em defensoras de um propósito, as conduz com equilíbrio entre as metas e ambições da empresa e tem como objetivo a satisfação de seus liderados. 

Na prática, ele sabe aonde quer chegar, e mostra esse destino à equipe.

E você, quer saber como é o líder no futuro do agronegócio? Então está no lugar certo! Vamos explicar tudo que precisa saber sobre. Vamos lá?

O que é ser líder, afinal?

Líder é qualquer pessoa que desempenha a liderança. 

A liderança, então, é a influência interpessoal realizada em uma ocasião e por meio do processo de comunicação humana para alcançar um ou mais objetivos específicos.

E para uma liderança ser mais assertiva, é possível seguir algumas dicas fundamentais:

  • Liderança é influência interpessoal: isso significa que liderar não é mandar, mas influenciar as pessoas a realizarem suas tarefas dentro dos padrões definidos pela empresa.
  • A liderança é realizada por meio de um processo de comunicação: por isso, a forma de comunicação da liderança tem impactos definitivos sobre a equipe e os resultados alcançados.
  • A liderança é exercida para alcançar objetivos: então, os objetivos devem ser claros e específicos para que as pessoas possam realmente se comprometer e se empenhar para alcançá-los.

Quais são os estilos de liderança?

Existem diversos tipos de líder e de estilos de liderança. Cada um deles gera impactos distintos no dia a dia do trabalho da equipe.

Os estilos de liderança mais conhecidos são:

  • Liderança autocrática;
  • Liderança democrática;
  • Liderança liberal.

Vamos entender melhor quais são cada uma delas, suas vantagens e desvantagens?

Liderança autocrática

Esse estilo é vantajoso em treinamentos de colaboradores inexperientes, porque as

orientações do líder autocrático sobre o que será feito e como será feito são sempre bem detalhadas. Isso também é bom em trabalhos que exigem procedimentos detalhados, críticos ou inflexíveis e que não permitem improvisação.

Outra vantagem da liderança autocrática é que ela possibilita tomadas de decisão mais ágeis em momentos de crise ou em caso de prazos curtos.

Mas o fato de as decisões de ação serem tomadas sem consulta à equipe pode ser uma desvantagem, enquanto não há contribuição do colaborador para decidir quem, o que ou como cada membro do grupo realizará as tarefas.

Liderança democrática

Nesse estilo, as decisões sobre linhas principais de trabalho, prazos e resultados esperados são estabelecidas por líder e equipe em conjunto. E isso é uma vantagem, pois possibilita à equipe estabelecer a tarefa mais adequada para cada integrante e situação.

A desvantagem é o tempo: como as decisões são discutidas e tomadas em grupo, há necessidade de mais tempo para avaliar possíveis problemas e analisar oportunidades e, em alguns momentos, não há muito tempo para decidir. 

Liderança liberal

Esse tipo de liderança apresenta alto grau de confiança na capacidade e no desempenho dos colaboradores, por isso, ela dá à equipe liberdade para tomar decisões em grupo e individuais, com participação mínima do líder.

A desvantagem é que, se a equipe e o líder não estiverem motivados, treinados e bem preparados, a liderança liberal pode gerar problemas como a perda de objetivo e a desorganização.

Os novos pilares da liderança

Agora que você já sabe o que é um líder e quais são os tipos de liderança, vamos entender melhor sobre os novos pilares de liderança.

Isso porque não adianta ter bons maquinários, insumos, tecnologia e uma boa área agrícola se os colaboradores não estão preparados para realizar as atividades e o gestor não consegue gerenciá-las.

Colaboração

Vamos fazer juntos? O que eu e você podemos fazer para atingir este objetivo? Em que posso te ajudar? Vem comigo! Estas são frases típicas que saem da boca

dos líderes inspiradores.

Os novos líderes não dão de ombro, não mandam fazer, eles delegam e dão os braços aos seus liderados, estão sempre dispostos a conduzir, pois reconhecem o poder da colaboração.

Construção

Mais do que desenhar uma tarefa e delegar para alguém, os líderes inspiradores procuram sentar com seus subordinados para juntos construírem um plano. A nova liderança é feita de diálogo, não de monólogo.

O que você acha que podemos agregar nesta tarefa para que o resultado tenha mais valor para os nossos resultados? É basicamente isso que um líder que acredita na construção da pergunta. Ele está sempre pronto para o feedback, para mudar a rota e para acrescentar ideias.

Motivação

Um profissional desmotivado se deleita com o conforto de suas atividades e tende a não se arriscar, não inovar e não fazer diferente. 

Os líderes inovadores sabem disso, por isso calcam sua liderança também na motivação.

E como se motiva um profissional? De inúmeras formas. Vai desde uma remuneração adequada e compatível com os resultados até a sensação de pertencimento, passando por reconhecimento individual e condições satisfatórias de trabalho.

Todo mundo gosta de recompensas tangíveis e intangíveis. Receber um feedback positivo, ser reconhecido perante os colegas e perante a empresa, muitas vezes é mais compensador do que receber um aumento no salário. O ideal, os líderes inovadores sabem, é equilibrar esses fatores para motivar os colaboradores.

Empatia

Sabe a empatia? Aquela capacidade de se colocar no lugar do outro? Pois é, os líderes inovadores têm esta qualidade e buscam acioná-la a todo momento.

Eles usam da empatia na hora de delegar funções, na hora de avaliar e na hora de cobrar. Com isso, conseguem visualizar as habilidades e os pontos de melhoria, colocando-se como mentores de seus liderados.

Assim, se você quer ser um líder inovador, comece a buscar conhecimento e a desenvolver uma liderança inspiradora para construir em sua equipe o desejo e o hábito de inovar.

Passo a passo para ser um bom líder no agronegócio

O investimento na gestão de pessoas no agronegócio traz uma série de benefícios para os empreendimentos e, consequentemente, para o setor em geral.

Reunimos, então, algumas dicas para ser um bom líder no agronegócio. Confira:

Mantenha um bom diálogo

Você sabia que para 76% das empresas, o principal motivo para seus projetos fracassarem são falhas na comunicação

Somente estando disposto a ouvir, você será capaz de captar ideias das pessoas que você lidera. Reconheça que cada um tem suas aptidões e, por isso, consegue desenvolver habilidades e visões distintas.

Promova a autonomia

Dê autonomia para que seus liderados se arrisquem mais, errem mais. Assim, eles irão acertar mais, irão trazer mais ideias e inovar mais. Coloque-se como um facilitador e não como um fiscal.

Desperte o espírito de equipe

Comece dando o exemplo. Mostre que você não é único, nem onipotente e onipresente. 

Reconheça que a colaboração de seus subordinados é muito importante para o seu sucesso pessoal e crie meios para que todos reconheçam a importância de seus colegas na sua própria carreira.

Invista em treinamento especializado

Em um mundo cada vez mais conectado, a necessidade de adaptação abriu portas para tecnologias inovadoras que estão aumentando a conectividade e a produtividade no campo, potencializando a qualificação contínua do agronegócio por meio da capacitação digital.

Pensar e investir no desenvolvimento das pessoas que ocupam funções essenciais, seja na execução de processos, no treinamento e/ou capacitação de trabalhadores, na venda direta do seu produto, etc. trará muitos ganhos – tanto para a empresa e seus envolvidos quanto para o mercado de modo geral.

Hoje, já é possível contar com bons treinamentos para o agronegócio. E se você quer investir na gestão dos colaboradores que trabalham em seu negócio, pode contar com a Plantar Educação, somos uma empresa de Educação para o agronegócio.

Através de soluções personalizadas de aprendizagem digital e consultoria especializada, promovemos a gestão do conhecimento e a capacitação de colaboradores do agronegócio. 

Agora que você já sabe como ser um líder no agronegócio que faz a diferença, que tal começar a investir na sua empresa agro? Conte a Plantar Educação

Por:
Pai, filho, educador e apaixonado por inovação! Graduado em Gestão de Tecnologia da Informação com MBA em Liderança e Gestão Empresarial. Já são mais de 20 anos com atuação em empresas ligadas ao Agronegócio nas áreas de gestão, consultoria e educação corporativa.
Receba nossas sementes de conhecimento toda semana!
compartilhar

Compartilhe este conteúdo em: