Jogos de aprendizagem: saiba como torná-los seus aliados

Marcos Paulo Barbosa
Jogos de aprendizagem: saiba como torná-los seus aliados

Os jogos de aprendizagem corporativos são atividades lúdicas que estimulam o aprendizado, a mudança de comportamentos e a melhora dos relacionamentos dentro da empresa.

Quando aliado a outras estratégias de desenvolvimento e gestão de pessoas, pode trazer ótimos resultados.

Os jogos visam melhorar o ambiente profissional ao desenvolver os colaboradores e torná-los mais engajados na empresa e, assim, mais produtivos e eficientes. 

Provavelmente, em algum momento da sua vida, você já aprendeu algo novo em algum jogo, não é?

Aqui não é diferente!

Quais são os jogos de aprendizagem corporativos? 

Os jogos são usados principalmente de forma pontual para a avaliação dos funcionários e também com o objetivo de mudar determinados comportamentos, melhorando assim o desempenho de toda a equipe. 

Eles podem ser trabalhados com várias finalidades, porém é possível dividi-los em dois grandes grupos:

Jogos colaborativos

Como o nome indica, são atividades lúdicas em que somente com a colaboração de todos é possível atingir o objetivo ou missão proposta. 

Esse tipo de jogo estimula o trabalho em equipe, reforçando assim o relacionamento dos colaboradores de um mesmo setor e demonstrando como cada profissional é importante para alcançar a vitória da atividade ou o sucesso da empresa.

Jogos competitivos

Já este modelo incentiva a competição entre os participantes para demonstrar como as atitudes e decisões do colaborador ou time vencedor impactaram em seu sucesso. Isso ajuda a todos a avaliar sua própria performance e analisar quais comportamentos podem ter para atingirem os objetivos.

A competição é importante para que os funcionários busquem constante aprimoramento em seu trabalho, trazendo melhores resultados para a companhia. No entanto é fundamental também trabalhar a diferença dessa qualidade com a rivalidade, que causa inimizades e prejudica o desempenho de todos e até da própria empresa.

Qual a vantagem de se adotar os jogos corporativos?

Apesar de um dos objetivos principais dos jogos corporativos ser a avaliação e a mudança de comportamentos dos colaboradores, a aplicação desta metodologia também traz outros benefícios para a gestão de pessoas da empresa, como:

  1. Despertar interesse: o primeiro grande benefício de usar jogos corporativos é o engajamento;
  2. Diversão garantida: o segundo benefício é a diversão, que é um ingrediente que engaja o participante na atividade. Vale a pena ir ao treinamento e se desligar dos e-mails e do celular para participar de algo divertido;
  3. Tornar a experiência de aprendizado memorável: a diversão faz com que essa experiência de aprendizagem seja memorável, o que também contribui para a retenção e aplicação dos conhecimentos após o treinamento;
  4. Interação social: um jogo corporativo fortalece o vínculo do grupo e promove trabalho em equipe, de forma ainda mais intensa que outras metodologias de ensino;
  5. Mais aprendizado em menos tempo: um jogo é uma forma mais eficiente de usar cada hora dos participantes dedicada ao treinamento. Aporta conceitos, provoca reflexões e proporciona mais insights por minuto do que as metodologias tradicionais.

Como trabalhar os jogos de aprendizagem corporativos na minha empresa?

Antes de adotar essa estratégia é importante avaliar qual competência é necessária para ser trabalhada na equipe. 

Alguns jogos são focados em desenvolver habilidades de planejamento, liderança, colaboração, negociação e comunicação dos participantes, por isso o RH deve buscar uma atividade focada em sua demanda.

Além de definir objetivo central do jogo, também é fundamental estudar tudo que irá compor a atividade, como o espaço físico, as analogias usadas, regras, missões, objetos utilizados, design, entre outras possibilidades.

Então é necessário escolher o facilitador mais adequado, ou seja, a pessoa responsável por aplicar a atividade e analisar os participantes. Depois avalie os resultados da ação, como o engajamento dos participantes e sua percepção sobre a atividade.

Conclusão

Os jogos corporativos permitem aos colaboradores mergulharem em uma jornada de aprendizado sem nem perceber. Este é um mecanismo disruptivo e que proporciona inúmeros benefícios para a organização e seus colaboradores.

Uma abordagem inovadora, flexível, dinâmica e segura que permite aos seus colaboradores desenvolverem o conhecimento em um ritmo próprio de aprendizado. Tornando a experiência ainda mais pessoal e eficiente.

Quer saber como os jogos de aprendizagem e a gamificação podem contribuir com a gestão de pessoas da sua empresa? Então, aproveite para entrar em contato conosco e descobrir de que maneira a Plantar Educação pode contribuir para isso!

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp