Os profissionais de RH brasileiros estão cada vez mais cientes da importância de incluir um treinamento empresarial para desenvolver os colaboradores, e por isso, contam com uma ferramenta poderosa: o uso da educação corporativa como porta para a inovação.
O que isso quer dizer, afinal?
É simples! A educação corporativa consegue atingir um grande número de colaboradores, rompendo fronteiras geográficas, respeitando os ritmos de aprendizagem de cada um e, ao mesmo tempo, reduzindo custos.
Com o avanço das novas tecnologias, isso fica ainda mais fácil e atrativo para as empresas. E por conta disso, no âmbito da educação corporativa, as empresas estão investindo cada vez mais nessa temática, visando otimizar suas performances e melhorar a performance de seu pessoal e a qualidade de seus produtos e serviços.
Existem diferentes estratégias que podem fazer com que a educação corporativa ocorra e que seja relevante para as organizações.
Acompanhe o conteúdo e entenda como essa inovação pode chegar a sua empresa!
O que não mudará na educação corporativa?
Sabemos que o próprio nome “educação corporativa” já vem sendo substituído aos poucos por “T&D” ou “Treinamento e Desenvolvimento”.
Ainda assim, existem algumas coisas que não irão mudar, nem mesmo com toda essa inovação. São elas:
- Foco na estratégia, mas agora trazendo duplo foco, que inclui também o aprendiz e suas necessidades;
- Atuação consultiva e próxima das áreas e dos negócios;
- Mapeamento e desenvolvimento de competências de hoje e do amanhã. Com isso, os famosos Upskilling (qualificação) e Reskilling (requalificação) voltam com tudo como estratégias de desenvolvimento e apoio no
- redirecionamento de carreiras e no desenvolvimento de novas competências de negócio;
- Valorização dos multiplicadores internos como forma de compartilhar o conhecimento.
A educação corporativa está inovando? De que maneira?
Por meio de uma educação corporativa inovadora, é possível ter uma maior satisfação não só de colaboradores, como de clientes, pois funcionará como um “reflexo” de um bom funcionamento.
Ou seja, a empresa deve produzir e servir com a máxima qualidade, pois assim irá saciar os desejos e as necessidades do consumidor. Para ter qualidade em tudo o que se faz, deve-se ter processos bem definidos e pessoas qualificadas produzindo, e para ter estas pessoas, a empresa deve investir na preparação das mesmas através de treinamentos, presenciais ou on-line.
Porém, como estamos falando de inovação na educação corporativa, o modelo EAD (educação à distância) é o que vem crescendo entre as empresas.
A pandemia acelerou o que já estava acontecendo anos anteriores, o crescimento do uso da tecnologia como meio de aprendizagem: a busca por cursos de ensino a distância, o EAD, cresceu 59% entre 2020 e 2021 em comparação com os anos anteriores e deve superar o presencial no próximo ano, de acordo com o Ministério da Educação (MEC).
Vale destacar a importância de conhecer os benefícios do ensino a distância para encaixá-los da melhor forma em seu planejamento corporativo. Tais como:
- Melhor relação custo x benefício;
- É possível atingir um público maior, independente da localização geográfica;
- Horários flexíveis;
- Não há necessidade de deslocamento, economizando tempo e dinheiro;
- Estimula o desenvolvimento da auto-aprendizagem;
- Avaliação com base nas publicações dos alunos e métricas de acesso;
- Agilidade na atualização dos conteúdos;
- Diminuição dos índices de turnover;
- Possibilita fazer avaliação dos treinandos.
A educação a distância empresarial pode ser considerada uma prática que garante economia, interatividade no desenvolvimento profissional e serve tanto para gerar como para crescer o número de negócios.
Como trabalhar a educação corporativa de maneira inovadora?
Treinar nosso “consumidor interno” implica em estar afeito e lançar mão do que houver de melhor, dentro do possível e da realidade de cada organização, e procurar atender as necessidades do aprendiz, tudo isso sem esquecer o foco principal: atingir os objetivos da organização!
Ninguém disse que é uma tarefa fácil, e normalmente não é. Um profissional à frente das ações de educação corporativa precisa ter formação e experiência, possuir competências, que o qualifiquem, para desenvolver eficaz e eficientemente tais ações.
Neste sentido, com a educação corporativa, isso se torna ainda mais possível. Veja agora as vantagens encontradas no treinamento feito com educação a distância:
Abordagens inovadoras
Com o avanço da tecnologia, abordagens pedagógicas não são as mais inovadores possíveis.
O modelo tradicional, onde um aluno escuta o professor falar por horas já não é mais suficiente para que a atenção fixe e o aprendizado seja 100%.
Por isso, hoje, educação corporativa pode ser feita em videoaulas, web conferências, ou até mesmo em forma de jogo digital (gamificação). Por exemplo:
- Microlearning: excelente para o treinamento de times, pois sua premissa se baseia na oferta de cursos que possam ser visualizados de forma rápida – mas contínua;
- Mobile learning: trata-se, portanto, de um dispositivo de aprendizagem móvel. Dentro dele, existem plataformas com conteúdo diversos que podem ser acessados de qualquer lugar – por seu celular, tablet ou notebook;
- Gamification: é uma ferramenta que viabiliza o fortalecimento da aprendizagem por meio da utilização de jogos. Desta forma, o entretenimento criado nessa temática auxilia na ampliação do conhecimento.
- Realidade virtual: consiste na utilização de um artifício para criar a sensação de estar em um ambiente diferente do real, um ambiente virtual! Essa interface foi criada a partir da tecnologia, que simula um ambiente e o torna virtual – e é a sensação do momento;
- Realidade aumentada: consiste no uso da tecnologia para que possamos integrar elementos do mundo real com o virtual. Permite visualizar a realidade a partir de uma nova ótica: uma ótica maior, uma ótica aumentada.
As diversas possibilidades de ensino da EAD não só dão mais liberdade de escolha à organização como aumentam as chances de o aluno se engajar mais com o mundo virtual.
Acessibilidade
O colaborador pode acessar o curso até mesmo de casa, que estará disponível o tempo todo e praticamente em qualquer lugar, pois basta estar conectado à Internet.
Isso facilita treinar também empregados cuja jornada de trabalho foge do horário comercial, como profissionais da área da saúde, por exemplo.
Interatividade
As tecnologias EAD facilitam a interação entre alunos e tutores de diversas maneiras, como por mensagens eletrônicas, chamadas de vídeo ou áudio. Nesse sentido, ganha-se tempo, economia e praticidade, agregando flexibilidade e dinamismo ao treinamento.
Outros pontos a serem destacados no uso favorável da educação corporativa via EAD:
- Aumento de produtividade;
- Aumento da qualidade;
- Conhecimento, que gera liberdade para tomada de decisões;
- Entrosamento de colaboradores;
- Eficácia nas tarefas;
- Descobertas de novos talentos;
- Maior lucratividade geral.
A inovação, com foco em engajamento e eficácia de aprendizagem, torna-se um fator primordial considerando o ritmo de trabalho das pessoas e a importância crescente dada à experiência em qualquer tipo de atividade.
Como desenvolver ações de educação corporativa inovadoras?
Agora que você já sabe como trabalhar a educação corporativa como ponte para inovação na sua empresa, é preciso se atentar a pontos que ajudarão a desenvolver melhor essas ações.
Selecionamos alguns para você ficar de olho. Confira:
- Use de maneira inteligente as tecnologias digitais disponíveis (e-Learning, plataformas LMS, pílulas de conhecimento via smartphone, etc.);
- Preste atenção ao elemento humano envolvido e suas necessidades (ou suas dores). O colaborador é seu cliente interno e o receptor de suas atividades e recursos de treinamento e educacionais;
- Pense em adotar estratégias que combinem diferentes meios (tecnologias) de modo que se complementam dentro de uma mesma visão integrada, que valorize os diferentes momentos de aprendizagem;
- Nunca menospreze o tempo das pessoas. Esse é e continuará sendo o ativo mais importante para um indivíduo. A inovação deve ser aplicada para elevar o engajamento e os resultados de aprendizagem, mas não pode comprometer a eficiência e a objetividade;
- Esteja sempre atualizado e preparado para planejar, acompanhar e avaliar as ações educacionais em sua organização.
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