Você usa os indicadores de treinamento certos no seu processo de T&D?

Josivan Mesquita da Conceição
Indicadores de Treinamento

Tão importante quanto escolher os melhores treinamentos para seus colaboradores é fazer o acompanhamento correto e verificar se os esforços estão trazendo resultados. Por isso, ter indicadores de treinamento e saber como usá-los é essencial para o sucesso e retorno positivo desses programas de treinamento. 

No entanto, a quantidade de indicadores possíveis e de informações que eles podem trazer ainda confunde muitos gestores de RH. Então, criamos o artigo a seguir para explicar o que são indicadores de treinamento e como usá-los para seguir no caminho certo no T&D. 

Vamos lá? 

O que são indicadores de treinamento? 

Os processos de T&D e os programas de treinamento já fazem parte da realidade das empresas há muito tempo. Contudo, com o passar dos anos as necessidades de empresas, pessoas e do mercado foram mudando e, com isso, esses treinamentos também mudaram. 

Atualmente, é possível escolher entre diferentes modelos para gerar aprendizagem a respeito de um mesmo conteúdo. Além disso, o ensino EAD criou novas possibilidades para as empresas que desejam qualificar de maneira mais ágil e econômica. 

Por isso, para as empresas, criar treinamentos eficazes e que tragam retorno a médio e longo prazo se tornou uma necessidade crescente. Porém, muitos gestores se esquecem que fazer um acompanhamento adequado pode ser a chave para o sucesso desses treinamentos. 

É aqui que surgem os indicadores de treinamento como forma de acompanhar e definir se um treinamento está trazendo o resultado desejado ou não. Mas o que são estes indicadores? Em resumo, os indicadores de treinamento são indicadores de desempenho criados para observar e qualificar o desenvolvimento dos treinamentos aplicados nas empresas. 

Para entender melhor, vejamos o exemplo de um gestor que precisa saber se suas ações de marketing estão trazendo os resultados que ele esperava. Para obter essas informações, esse gestor precisa definir alguns indicadores chave. Esses indicadores vão depender dos objetivos e podem ir desde aumento nas vendas até crescimento nas redes sociais, por exemplo. 

Com os treinamentos acontece o mesmo, o gestor responsável por eles deve definir indicadores principais para saber se os objetivos estão sendo ou não alcançados. 

Sendo assim, quando se trata do T&D em uma empresa, é de extrema importância definir também os indicadores de treinamento para acompanhar o processo. 

A importância de ter indicadores para seus treinamentos 

Um dos pontos mais importantes de ter indicadores de treinamento é saber antecipar tendências e lidar com problemas de forma antecipada. Por exemplo, se um treinamento não está tendo a adesão esperada, é possível ainda corrigir problemas na comunicação antes da aplicação.  

Além disso, possuir indicadores vai te dar números concretos sobre os treinamentos antes que você faça avaliações mais aprofundadas. É importante lembrar que os indicadores podem fazer parte tanto do processo de controle quanto de avaliação, como é o caso do modelo kirkpatrick

Um outro elemento importante por parte dos indicadores de treinamento é a sua utilidade para os retornos sobre os investimentos. Sabemos que investir em treinamento e desenvolvimento é essencial para o desenvolvimento de pessoas e organizações. Por outro lado, também preciso saber como investir, para que os recursos da empresa não sejam desperdiçados com métodos pouco funcionais. 

Indicadores de treinamento e o modelo EAD 

O surgimento de novas tecnologias que apoiam o ensino e aprendizagem também aumentaram ainda mais a importância dos indicadores de treinamento. O crescimento do EAD trouxe mais facilidade para as empresas e possibilitou que treinamentos fossem feitos de maneira mais flexível e autônoma. 

Esse crescimento também atende a uma necessidade crescente dos colaboradores nas empresas, que buscam mais flexibilidade e desenvolvimento nas empresas que trabalham. Segundo um levantamento do LinkedIn, 59% dos profissionais na atualidade procuram ambientes de trabalho que visem o desenvolvimento. Seguido pelo desenvolvimento, a flexibilidade é outro elemento visado pelos colaboradores (48%). 

Essa necessidade por ambientes que valorizam a qualificação e oferecem flexibilidade colocaram o EAD como um protagonista dos treinamentos no futuro. Por isso, ter os indicadores de treinamento adequados e adaptados à realidade do EAD é essencial acompanhar essas mudanças. 

Principais indicadores de treinamento 

Mas quais os indicadores de treinamento existentes atualmente? Na verdade, isso pode variar tanto quanto a quantidade e os tipos de treinamento existentes nos dias de hoje. 

Mas existem diversos indicadores que podem ser aplicados em diferentes tipos de treinamento e que podem ser usados como base para acompanhamentos mais próximos. Além disso, existem indicadores com focos quantitativos e qualitativos, oferecendo maiores possibilidades de observação. 

Veja agora alguns dos indicadores de treinamento mais comuns nos processos de T&D. 

ROI de Treinamento 

Este é talvez o indicador mais comum quando falamos em indicadores de treinamento. O ROI de treinamento vai definir a base de retorno sobre os investimentos que a sua empresa fez em um treinamento. Dessa forma, é possível definir se o treinamento adotado pela sua empresa é ou não um bom investimento.  

Para calcular o ROI de treinamento você deve subtrair o investimento feito do resultado obtido com o treinamento. Em seguida, você deve dividir esse resultado pelo valor do investimento e, caso o resultado seja positivo, o investimento gerou crescimento. 

Adesão ao treinamento 

O curso ou o treinamento que você disponibilizou está recebendo o interesse e o número de pessoas esperado? Para responder a essa pergunta é que existe o cálculo da taxa de adesão. 

A taxa de adesão é o indicador de treinamento para verificar a proporção em que o grupo alvo está aderindo às suas ações. Assim, você verifica se o grupo que você projetou está engajado com o treinamento que você adotou ou se isso não está acontecendo. 

Absenteísmo 

Se as pessoas que se inscreveram no seu treinamento não estão concluindo ou estão muito ausentes, é possível que haja algo de errado no processo. Por isso, o absenteísmo é outro indicador de treinamento que você pode utilizar ao adotar novas ações. 

Ao observar a taxa de faltas e desistências nos treinamentos você pode investigar mais a fundo as razões que levaram a essas faltas. Portanto, tenha sempre em mente que o absenteísmo pode apontar falhas em processos anteriores ou até mesmo no próprio treinamento. 

Aplicação dos conhecimentos 

Pouco adianta treinar ou qualificar colaboradores se os conhecimentos repassados não estão sendo colocados em prática no ambiente de trabalho. Uma das motivações de um treinamento pode ser o incentivo a uma mudança de comportamento, o que muitas vezes pode não acontecer. 

Esse é um indicador que vai exigir que você observe o ambiente corporativo de maneira constante para verificar se os conhecimentos estão sendo aplicados. Assim, você será capaz de ver a eficácia do seu treinamento para mudar comportamentos dentro da empresa. 

Tempo Investido por Aluno 

O equilíbrio entre tempo gasto com o trabalho e o tempo investido em qualificação é também um indicador de treinamento importante. Portanto, ao adotar um treinamento você deve definir também o tempo que será investido pelo aluno para aquele aprendizado. 

Por outro lado, você também pode calcular o tempo investido pelo seu time para elaboração, implantação e acompanhamento do treinamento. Dessa forma você consegue construir um parâmetro entre os recursos de tempo gastos e os resultados obtidos. 

Avaliação de Reação 

A opinião e a visão dos colaboradores acerca do treinamento empregado estão entre os indicadores mais importantes. Ao final ou até mesmo durante o treinamento, colha feedback dos colaboradores para entender como está a sua experiência no processo. 

Sendo assim, você consegue ver com melhor clareza os pontos que podem ser melhorados e o que pode ser mantido no seu processo de treinamento. Por isso, sempre pergunte ou crie canais para colher feedback do seu time de colaboradores. 

Média de Tema por Colaborador 

Por fim, você também pode usar o seu treinamento para entender melhor por quais temas os seus colaboradores estão se interessando. Dessa forma, você consegue não só definir quais temas atraem seus colaboradores como também quais skills estão em falta no seu time. 

Por isso, busque formas de entender melhor quais assuntos são de maior interesse dos seus colaboradores nos seus treinamentos. Com isso. Você será capaz de alinhar o conteúdo cada vez mais com as necessidades do seu time. 

Como escolher os melhores indicadores de treinamento

Conforme vimos anteriormente, os indicadores de treinamento podem ser diversos e estão relacionados com fatores estruturais e culturais de cada empresa. Por isso, a melhor de forma de definir os indicadores de treinamento certos é alinhando seus objetivos. 

Se você definir objetivos mais claros você será capaz de entender quais resultados procura com seus treinamentos e assim definir indicadores mais precisos. Além disso, você pode usar suas plataformas de educação corporativa como base de métricas de aprendizagem. 

Além dos indicadores citados, também existem uma infinidade de outros indicadores de treinamento que podem ser usados. Outro aspecto que você pode usar são os seus multiplicadores internos para potencializar e entender como o treinamento está impactando o ambiente de trabalho. 

Assim, você consegue construir treinamentos cada vez melhores e tem equipes mais satisfeitas e melhor qualificadas. 

Agora que você já sabe como definir os indicadores de treinamento certos na sua empresa, que tal começar com uma plataforma de educação corporativa que garante qualidade de aprendizagem?  

A Plantar tem uma plataforma de educação corporativa completa e que vai garantir que seus colaboradores tenham acesso a cursos e treinamentos de maneira rápida e com flexibilidade. Fale agora com um de nossos especialistas e comece a plantar educação corporativa de qualidade na sua empresa! 

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp