Transforme seus objetivos através dos indicadores de desempenho

Josivan Mesquita da Conceição
Indicadores de desempenho

Ao definir objetivos ou criar estratégias, muitos gestores acabam por esbarrar numa etapa crucial do processo: como monitorar a eficácia das ações? Indispensável para o sucesso de qualquer ação dentro das empresas, o controle das etapas de implementação e transformação do ambiente corporativo se sustenta e se justifica ao mostrar números e resultados reais de performance de equipes e estratégias diversas. É neste ponto que se faz importante contar com os chamados indicadores de desempenho. 

São os indicadores de desempenho que dão visibilidade para tudo que está sendo adotado na empresa, de estratégias a cumprimento de metas e objetivos. Mas como criar indicadores de performance de acordo com a sua necessidade e como calcular e analisar estes indicadores da maneira correta? Acompanhe-nos abaixo para conhecer este elemento estratégico essencial para qualquer departamento. 

O que são indicadores de desempenho? 

Os indicadores de desempenho são nada mais que elementos básicos que evidenciam a performance através de números concretos e outros elementos que apresentem resultados. Por exemplo, para verificar o retorno de uma estratégia de marketing, um dos indicadores de desempenho pode ser o número de vendas de um produto. Dessa forma, você pode verificar a efetividade dela e descobrir se está trazendo o retorno esperado e que foi definido nos objetivos da empresa. 

Também conhecidos como KPI’s (Key Performance Indicators ou, em tradução, indicadores-chave de performance), os indicadores de performance não servem apenas para fins de marketing ou necessariamente mercadológicos, já que podem mensurar e controlar processos variados. É possível ter indicadores de desempenho logístico, financeiro e até mesmo de aprendizagem. Por isso, em praticamente todas as ações e esforços de uma determinada organização para atingir um objetivo é possível definir indicadores.

Indicadores de desempenho e educação corporativa

Por este motivo, os indicadores de desempenho são grandes aliados de líderes e gestores no momento de definir a eficácia e a eficiência de determinadas ações no ambiente corporativo como, por exemplo, os investimentos em educação corporativatreinamentos e especializações.

Devido a sua grande aplicabilidade em diversas áreas de uma empresa, definir, calcular e analisar os indicadores de desempenho é uma tarefa dos gestores. Indicadores de desempenho exigem atenção redobrada no momento de serem calculados. Os gestores precisam ter capacidade de interpretação dos indicadores. Dessa forma, eles saberão se as metas definidas foram atingidas.

Devido a grande quantidade de dados gerados na atualidade, outro papel do gestor é definir critérios para determinar quais indicadores de desempenho são relevantes. Portanto, no momento de definir os seus indicadores de desempenho mais importantes verifique se os seus critérios e objetivos para definição são concisos. Assim, você filtra o excesso de dados e centraliza os seus esforços da maneira certa. 

Exemplos de indicadores de desempenho 

Definir indicadores de desempenho em uma empresa depende de uma série de fatores que variam de acordo com o setor e os objetivos da empresa. Para fazer a gestão através dos indicadores, primeiro é necessário conhecer algumas das principais categorias e alguns exemplos de indicadores aplicáveis à maioria das organizações. 

Dentre algumas dessas categorias principais estão os indicadores qualidade, capacidade, produtividade e os estratégicos. 

Dentro de cada uma dessas categorias principais é possível visualizar alguns indicadores de desempenho simples que vão permitir um acompanhamento adequado do crescimento (ou da falta dele) frente aos objetivos. Então como calcular estes indicadores de desempenho? Vejamos alguns exemplos: 

Taxa de turnover dos colaboradores 

A taxa de turnover representa a rotatividade de colaboradores na sua organização, calculado através de uma média entre a quantidade de colaboradores contratados e desligados da organização. Por fim, divida o resultado pelo número total de colaboradores e multiplique por 100 e é possível obter a porcentagem de turnover entre seus colaboradores em um período específico. 

Se um dos seus objetivos é diminuir a rotatividade nas suas equipes de trabalho, por exemplo, a taxa de turnover pode ser um indicador que vai balizar as suas próximas decisões que objetivem diminuir esta taxa de rotatividade. 

Faturamento da organização 

Um exemplo clássico, o cálculo de faturamento serve para informar quanto a sua organização faturou em um determinado período de tempo e apontar se houve crescimento ou queda no faturamento. 

Por isso, se um dos objetivos principais da organização seja aumentar o seu faturamento anual, a porcentagem de faturamento anual (faturamento do ano anterior dividido pelo faturamento do ano atual multiplicado por 100) serve como o principal indicador de desempenho para esse fim. 

Taxa de adesão às plataformas de educação corporativa 

Sabemos que a adoção de inciativas de educação corporativa exige esforços de design instrucional que verificam o perfil dos colaboradores que irão utilizar aquelas plataformas de ensino para o próprio aprendizado. Saber a estratégia de abordagem para a adesão destes colaboradores à plataforma de ensino disponibilizada é essencial para medir se a medida foi eficaz ou não.

Se uma das metas da organização é aumentar o número de colaboradores usando ativamente a plataforma da universidade corporativa, a taxa que indica o número de usuários na plataforma pode ser considerado um indicador de desempenho da estratégia dos gestores por trás da inciativa.

Taxa de produtividade 

Manter uma boa taxa de produtividade é essencial para as organizações que desejam crescer juntamente às suas equipes. Quando se trata da produtividade dos colaboradores, existem uma gama de formas para calcular quanto um determinado colaborador ou equipe de colaboradores é capaz de produzir. Por isso, a produtividade pode variar entre organizações, e também é influenciada pela própria cultura, porte e área de atuação da empresa.

Uma das maneiras mais simples de calcular a produtividade está no estabelecimento de uma média geral de produção (semanal, diária, por hora) e a partir do monitoramento no período determinado verificar se houve crescimento ou queda de produção. Como resultado, você poderá diagnosticar problemas (estruturais, no clima organizacional ou na cultura da empresa) e tomar medidas que incentivem uma melhora na taxa de produtividade dos colaboradores. 

Levando em consideração estes tipos específicos de indicadores, é preciso fazer uma diferenciação entre os indicadores de desempenho e as chamadas métricas. As métricas irão conceder dados brutos e que vão dar base para insights e informações a respeito da organização.

Por outro lado, os indicadores de desempenho vão garantir a informação necessária para as tomadas de decisão e conquista dos objetivos estabelecidos pela empresa. 

Como analisar os indicadores de desempenho

Podemos perceber que a definição e os cálculos que envolvem os indicadores de desempenho dependem da visão do gestor em questão e da qualidade dos dados coletados a partir das métricas que dão base a cada indicador de desempenho. Mas como fazer do processo de análise dos indicadores de desempenho um processo eficaz e eficiente

Tenha objetivos claros 

Ter objetivos claros permite que você veja com maior clareza os dados definidos através dos indicadores. O objetivo é aumentar a motivação dos colaboradores? Gerar maior integração dos setores e equipes? Diminuir a rotatividade? Portanto, é necessário ao gestor faça as perguntas certas para encontrar os indicadores de desempenho que darão os insights corretos.

Cuidado com o excesso de informação 

Nesse mar de informações é necessário ficar atento para que o foco não se perca e você tome as decisões certas através dos indicadores. Da mesma maneira que definir objetivos claros permite cortar distrações diante da gestão, saber hierarquizar e reservar informações também é essencial aos indicadores de desempenho.

Não se apegue demais aos números 

Concluindo, não se apegue demais aos números: KPI’s forneçam números concretos de uma determinada situação, mas a solução pode ir além do aumento de produtividade. O nível de aprendizagem, a satisfação dos colaboradores e motivação das equipes são difíceis de mensurar, e lidam com o aspecto humano. Por isso, ao trabalhar com KPI’s, observe também se os recursos humanos possuem uma base adequada. Ao fazer isso, você poderá obter mais produtividade da sua equipe com abordagens mais humanizadas.

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